06 maio 2009

ARGOLADAS DE PIZZA VEGETARIANA NA ACTIFRY

Às vezes nem sei como continuo a ter criatividade apesar do cansaço em que ando ultimamente. O mês de Maio é terrivel para os contabilistas. É mesmo de caixão à cova. Bom... mas como viver sem criatividade e sem novidade é igualmente morrer para mim, lá vou dando o ar da minha graça em cada refeição.

A falta de tempo levou-me a desistir, temporáriamente, de certas tarefas pois fiquei sem capacidade de gerir todas. Deste modo tive de desligar o germinador e esquecer o forno solar. Corta-me o coração ver este sol potente e não ter disponibilidade para me dedicar à culinária solar.

Bem, mas de que vale lamentar!? Senão fosse a contabilidade como teria eu dinheiro para comprar os meus "brinquedos"? Essa é que é essa. Adiante!

INGREDIENTES:

PARA A MASSA DE PIZZA (MFP):
  • 1 copo (medida MFP) de água morna;
  • 1 colher (chá) sal fino;
  • 1 pitada de açúcar (pouco);
  • 1 colher (sopa) azeite;
  • 2 copos e 3/4 de farinha branca (medida MFP);
  • 1 colher (chá) fermento seco (usei FERMIPAN).
PARA O RECHEIO:
  • Pasta ou polpa de tomate;
  • 1/2 beringela cortada às rodelas fininhas;
  • 1/2 courgette cortada às rodelas fininhas;
  • 1 cebola cortada às rodelas fininhas;
  • 1 tomate maduro cortado Às rodelas fininhas;
  • Queijo emmental ralado;
  • Folhas de oregãos secos;
  • Fio de azeite q.b.

CONFECÇÃO:

Colocar os ingredientes da massa na MFP. Primeiro os liquidos, depois os sólidos. Programa Massa (1:30 na minha MFP).

Preparar a forma da Actifry, com um canudinho de folha de aluminio conforme figura. Em baixo dobra as pontas para agarrar, em cima fica uma chaminé de aluminio para proteger o engenho central da Actifry.

Entretanto, corte a beringela e tempere de sal fino. Reserve numa travessa. Corte a courgette e sobreponha à beringela. Tempere de sal. Reserve. Corte o tomate, sobreponha à courgette. Corte a cebola, sobreponha ao tomate. Reserve.

Quando a massa da pizza estiver pronta, povilhe a forma da Actifry com farinha no fundo interior. Divida a massa em 2 partes e distribua a massa na forma da Actifry.

De seguida, pincele com pasta de tomate e vá dispondo os vegetais nesta ordem: cebola, tomate, beringela e courgette (conforme foto 5). Programe 30 minutos na Actifry e leve a forma a assar.

Ao fim de 10 minutos, coloque o queijo, os oregãos e regue de azeite. Deixe ficar mais 10 minutos.

Quando faltar 10 minutos para o final, rode a pizza dentro da forma com a ajuda de 2 espátulas anti-aderentes para evitar que a pizza queime no lado em q a Actifry é mais potente.

Ao terminar os 30 minutos totais, em principio, ela estará pronta a servir.

Nas fotos vocês têm 2 versões. Uma é esta, a outra é identica só que levou ainda cenoura ralada entre as camadas, queijo gouda misturado com emmental e azeitonas pretas. That´s all !! Enjoy!

14 comentários:

  1. Ai, ai... como eu suspiro por esses petiscos, Rute! O meu reino por uma fatia dessa tua pizza... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Realmente a Rute não pára é só receitas boas neste blog.
    Eu faço muitas pizzas mas nunca na actifry. Mais uma receita para experimentar.
    Conceição

    ResponderEliminar
  3. Olha a coincidência... Estou agora com massa de pizza na MFP para o meu almocinho!

    Só me falta a actifry, senão fazia já uma bela argolada!!

    Amiga, a seguir a maio vem Junho, mês de Verão, de sorrisos, de sol e, como tal, muitas experiências para testar o forninho.
    Já viste, só coisinhas boas para ti. :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. És uma sortuda! O sol está a fugir... quando voltar pode ser que tenhas mais tempo para as tuas experiências :)
    Esta pizza tem um belíssimo aspecto!

    ResponderEliminar
  5. Rute,
    Essa pizza deve estar, muito boa.
    E na actifry,ainda melhor tenho que experimentar.


    bjs

    ResponderEliminar
  6. Amiga...és uma valente. Também tenho dado muito uso à actifry sobretudo para fazer croquetes, almôndegas e pastéis vegetarianos.

    Tenho uma coisa muito importante para partilhar contigo: a Maria decidiu tornar-se vegetariana como eu por iniciativa própria! Fui ao médico com ela e já estaá a praticar esta alimentação a 100º. Não é o máximo? Teve a sorte de eu já estar dentro dos meandros deste tipo de alimentação...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Por aqui também há falta de tempo! E muita.. Bem que uma argola dessas me dava um jeitão para o jantar de hoje..
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Borboleta! Que boa noticia!

    Que menina inteligente. É óptimo deixares ser ela a decidir. A minha Carolina cá em casa come essencialmente vegetariano mas se vamos comer fora não lhe nego nada. Ela escolhe. Só peço que cá em casa não me obriguem, a mim, a cozinhar animais.

    Mas julgo que ela irá seguir os meus passos, mais dia, menos dia, pois ela adora animais e quando criar os seus na aldeia duvido que tenha coragem para os matar e ver no prato.

    Senão houvesse alternativa...agora, HÁ, e é uma alternativa tão saudável e saborosa.

    Cada ser humano que diminua o consumo de carne e peixe está a contribuir para diminuir a poluição, poupar recursos e ter uma vida mais longa. As pessoas não se apercebem da poluição gerada pela criação de animais para consumo.

    Na America, por exemplo, há peixes de rio a sofrerem mutações por influência das descargas de excrementos. Os animais são criados com hormonas, essas hormonas seguem nas fezes que são depositadas em terrenos que poluem os lençois freaticos. Enfim...havia muito para escrever sobre isto, mas não vou desenvolver.

    Beijinhos a todas. Obrigada pelos vossos comentários. A pizza estáva mesmo uma delicia. Fico à espera de reproduções Mary Sabores ;-)

    ResponderEliminar
  9. Realmente eu com uma actifry e nunca me passaria pela cabeça.
    Parabens por toda a tua imaginaçao.
    bj

    ResponderEliminar
  10. Espectáculo esta receita a minha Actifry que me aguarde. Esta ideia é genial 5 *****.
    Beijos e BFS

    ResponderEliminar
  11. Bela pizza e saúdavel é do melhor.
    Bjos

    ResponderEliminar
  12. Olá Rute, tudo bem??

    Coloquei no meu blog um post de um salteado de vegetais e nele um link para os teus posts sobre a Actifry. Espero que não te importes :) São espantosas as coisas que fazes nela.

    ResponderEliminar
  13. Rute, obrigado por lá ires ao OE, mas peço desculpa, pois ainda estava a terminar o tal post!!! Lol

    Agora é que está publicado. Ainda vou ver as tuas receitas todas da Actifry, mas de certeza que já fizeste alguma experiência do género. Eu gostei muito :)

    ResponderEliminar