25 maio 2009

CLAFOUTIS AUX CERISES, sans lactose

Eu aaaaaaaaaaaaaaaaamo Clafoutis!!! Então de Cerises!!! Ulálá!!

Há séculos que não fazia clafoutis. Fica bem com várias frutas. Antigamente fazia muito de pêras e maçãs. Esta é a 1ªvez que faço com cerejas (as tais oferecidas que cada vez sabem melhor).

Comecei por assar o clafoutis no forno solar mas depois o S. Pedro enviou várias nuvens seguidas e lá tive de ligar o forno eléctrico por 10 minutos.

INGREDIDENTES:

2 ovos;
1 colher (sobremesa) manteiga soja;
50 gr farinha de trigo branca;
40 gr açúcar integral mascavado claro;
30 gr leite de soja (com sabor a baunilha);
Cerejas inteiras com pézinho q.b.

Óleo para pulverizar a forma de aro.

CONFECÇÃO:

Na Bimby colocar todos os ingredientes à excepção das cerejas e do óleo. Triturar 2 minutos, velocidade 7 a 8.

Pulverizar uma forma de aro com óleo, deitar o preparado liquido e colocar as cerejas uma a uma após cortar a base a cada uma delas (basta cortar um pedacinho para se conseguirem equilibrar direitas, sem tombar).

Levar ao forno durante 30 minutos. Depois de pronto comer ainda quentinho. Assemelham-se a uma omolete doce com cerejas assadas por cima (hummm foi num instante, que rico lanche pra dois!).
Fonte: http://www.odelices.com/

9 comentários:

  1. Nao conhecia Clafoutis!!!

    Estou taoo curiosa... mas eu ca fico me mesmo pela maça!!

    Também é bom comido frio??

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que vou experimentar ocm umas maçãs ou, quem sabe, com uns moranguitos. Optima ideia para o fim de semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É óptimo com maçã. Com morango ainda não experimentei mas deve ficar 5 estrelas.

    Também já me lembrei de fazer com amoras ou mirtilhos, hummm. E é tão fácil e rápido de fazer!

    Frio não sei se é bom. Comi sempre morno. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Os pés de cereja são diuréticos, excelentes para combater a retenção de líquidos...(no chá, pois claro!lol)
    Simple and tasty!:)

    ResponderEliminar
  5. Rute..numca comi alias desconhecia tal coisa!
    Sabes o que eu descobri na horta?? Franboesas!!! Ontem fui ver as aboboras olhei assim pro lado...olha e uma bela colheita nem sei como aquilo cresceu naquele sitio!!!
    Na volta vão ser feitas aqui com a tua receita de Clafoutis!!!
    Vai ver as minhas fotos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu tb gosto muito de clafoutis. Com ameixas tb fica muito bom. E pêssego! :)

    Inclusivamente, faço tb uma versão salgada com tomate cereja que é uma delícia.

    O teu devia estar fantástico: essas cerejas são tão lindas. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Pois é Mary só em chá. E tenho-me esquecido de guardar os caroços para a almofada de massagens :-)

    Marina, as framboesa devem ficar lindas num clafoutis!!! Silvestres são especiais.

    Gasparzinha, também já vi na net isso: clafoutis salgado. Só estou nà espera que a minha sementeira de tomate-cereja dê fruto. E gostei dessa sugestão de clafoutis de pêssego ou de ameixas. Já está anotado!

    ResponderEliminar
  8. Eu também adorooooo :) Já não faço há algum tempo. Mas o caroço das cerejas é que atrapalha a coisa... não é nada romântico comer um clafoutis de cerejas a dois e ter que cuspir o caroço... ulálá he he

    ResponderEliminar
  9. Eh eh eh por acaso também sentimos essa dificuldade dos caroços. Mas foi romantico na mesma :-)) Comer clafoutis ao entardecer.

    ResponderEliminar