10 maio 2009

COGUMELOS COM TOFÚ À BULHÃO PATO

A próposito dos tremoços, da cerveja e da mariscada, veio-me à ideia as ameijoas à bulhão pato. Não é tarde, nem é cedo, fui para a cozinha, colhi uns cogumelos caseiros dos kits de produção e confeccionei esta maravilhosa refeição.

As ameijoas não fizeram falta nenhuma. E quem apenas quiser um petisco de fim de tarde pode cingir-se aos cogumelos e esquecer o tofú e as batatas.

Em Novembro do ano passado testei um kit de cogumelos Pleurotus ostreatus da
MyCosNature Lda (podem ver o relato da minha experiência aqui). Gostei imenso, foi super engraçado mas não tinha ficado totalmente satisfeita com a aquisição, pelo simples facto, de, na altura, ter dado pouca produção.
Entretanto, fui contactada por João Inácio que me informou que tinham realizado melhoramentos nos kits e que gostava de saber a minha opinião a respeito do novo produto. Resolvi então dar uma 2ªhipotese e fiquei fã! A 1ªfrutificação deu imensos cogumelos grandões. Vou a caminho da 2ªfrutificação.
Suspeito que o sucesso também se deva à temperatura, uma vez que em Novembro estáva frio e agora está uma temperatura ambiente mais amena. Portanto é a altura ideal para encomendarem o vosso kit, caso estejam interessadas/os.
Mais ainda, aconselho a pedirem 2 kits. Isto porque o custo de transporte é o mesmo de 1 ou 2 e quem cuida de 1 kit também cuida de 2 (é necessário pulverizar diariamente).
INGREDIENTES:
  • 500 grs de Tofú;
  • Cogumelos Pleurotus Ostreatus;
  • Batatinhas para assar;
  • Azeite;
  • Molho de Soja;
  • Alhos;
  • Sumo Limão;
  • Gengibre;
  • Coentros frescos;
  • Sal e Pimenta.
CONFECÇÃO:

Antes de mais peço desculpa por não colocar as quantidades. Foi a olhómetro ;-)

Primeiro que tudo parti o tofú em tiras e temperei com molho de soja, alho fresco picado, azeite e gengibre ralado. Deixei a marinar.
Na Actifry coloquei 2 alhos esmagados em azeite a alourar. Lavei as batatas com uma esponja, bem esfregadas para comer a casca com segurança, dei-lhes un corte e levei à Actifry durante 30 minutos. Estas são as batatinhas da aldeia (os berlindes). Puríssimas, não tem quimicos nenhuns. Nem sequer têm cloro pois só foram regadas com água da chuva.
Numa frigideira anti-aderente coloquei 1 fio de azeite e salteei 2 alhos picados. Juntei os cogumelos lavados e cortados ao meio. Entretanto, juntei o tofú sem a marinada. Deixei cozinhar bem. Quase no fim reguei com sumo de limão, coentros frescos picadinhos, pimenta e sal fino.
Após terminar o tempo das batatas, misturei tudo. Olarila estáva bem bom!

13 comentários:

  1. Para mim pode só ser os pleurotus pois são os meus cogumelos favoritos. Vou pesquisar, adorava ter um kit desses :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é bom com certeza e adorei a ideia! Mas com cogumelos de compra, porque me faz impressão essas coisinhas a brotar na minha kitchen...ó pá não sei explicar!
    Mas acho o conceito brilhante e quem gosta de cogumelos devia adquirir, não um, nem dois, mas uns quantos kits para toda a família!
    Já viram cogumelinhos biológicos?
    Ó larila! :)

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu fico com os cogumelos (ADORO!) e as batatinhas. O tofú não conseguiu ainda conquistar-me...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que nunca comi esses cogumelos, mas têm uma aparência bem bacana. Aliás, o cogumelos são todos lindos. Estou "namorando" alguns tipos faz tempo, mas ainda não tomei coragem... sei lá!
    Você fala de um modo bem convincente com relação à comida vegetariana.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Pois, eu adoro estas batatinhas... com tudo!
    O pratinho tem óptimo ar! Mas cultivar cogumelos em casa... hummm, ainda não estou praí virada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Rute,
    Que receitinha original,..e devem ser uma delicia.
    Gostos muito de pleurotus. realmente o tofu é ainda não experimentei,já tive tentada..mas tenho que fazer só para mim :)


    bjs

    ResponderEliminar
  7. A última vez que tive cogumelos biológicos cá em casa foi um gigante encravado na perna de uma mesa que estava numa varanda. Era bonito...mas achei perigoso comer...até levei a perna da dita a uma consulta de um psiquiatra marceneiro.
    Vou aproveitar a tua dica e talvez encomende de uma fonte mais fidedigna do que a minha mesa amalucada.
    Adorei o teu prato...mas eu sou suspeita porque os cogumelos são a minha carne...
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Fiquei encantada com a produção dos pleurotus.. Fantástico. As coisas que tu descobres. Acho que ficavam muito bem perto aqui da minha hortinha de quintal. Vou espreitar o site..
    E essa inovação do bulhão pato ficou com um aspecto excelente!
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que belo petisco!
    Ontem tb sairam pleurotus cá em casa, na versão à gomes sá...

    Lembro de quando mostraste a 1ª experiência com estes cogumelos...
    Agora como estou mais tempo em casa acho que já me aventura numa remessa.
    Vamos ver!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. bem amiga, ja vi que desta vez funciona mesmo!! ;)

    E tu que nao inventasses logo uma refeiçao destas... hehehe :D

    A comeres assim saudavel podes bem fazer os biscoitinhos com manteiga de amendoim hehehe

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Fico a aguardar os vossos kits e ideias com cogumelos, amexinha e margarida.

    Borboleta, ainda bem que não comeste o cogumelo emadeirado :-))

    Mary, a 1ªvez também me causou alguma estranheza, até porque os da 1ªvez eram cinzento escuro. Mas depois habituei-me. Estes são biológicos!

    Gasparzinha, pleurotus à gomes sá... grande ideia! Tenho a impressão nos próximos dias vou experimentar isso.

    Verdinha, não posso não. É melhor esquecer o amendoim por uns meses (até acabar a época balnear pelo menos).

    Quem ainda não foi à tofulândia, devia ir!! Quem vai fica cliente, só estou a avisar! (Anna e Mary Sabores).

    Suzi, não estás para aí virada? Fico à espera que estejas um dia :-))

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  12. Tens que me dizer onde é que compras os sacos de plantação de cogumelos, começo a ficar interessado em converter-me a algumas das tuas ideias.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Ups, desculpa a demora na resposta! O dia amarelo absorveu a minha atenção por completo.

    Para saberes mais à cerca dos cogumelos basta clickares em cima dos links (palavras sublinhadas) no texto.

    Vai dar directamente ao site da mycosnature ;-). Tens lá preços e tudo o resto. Até receitas.

    Beijinhos à metralhinha mais pequenina. A Carolina tem perguntado por ela.

    ResponderEliminar