28 maio 2009

CRUMBLE SOLAR DE PÊSSEGO E CENOURA

COM GELADO DE BAUNILHA

O forno solar está a bombar deste ontem. Hoje vai ser mais uma sessão de culinária solar nos intervalos da contabilidade :-)
Ontem o jantar romântico foi este, Crumble de pêssego e cenoura com Gelado de Baunilha. Desta vez a filha não provou porque não estáva cá. Foi mesmo só a dois. E lá pró meio da refeição dizia ele assim: - O que são estas bolinhas violeta no crumble? Eu respondi: -Sementes de papoila. E ele: - DROGA!!??
Com droga ou sem droga, nunca pensei que pêssego assado fosse tão bom!
INGREDIENTES DO CRUMBLE (para 6 pessoas no minimo):
  • 4 Pêssegos carecas grandes;
  • 1 Cenoura ralada;
  • Sumo e casca de 1 limão;
  • Açúcar integral mascavado para povilhar ao de leve (1 c. sopa +/-).
  • 250 gr farinha branca;
  • 100 gr manteiga de soja;
  • 75 gr açúcar integral mascavado claro;
  • 1 c. (sopa) sementes de papoila.
INGREDIENTES DO GELADO (para 6 bolas):
  • 2 gemas de ovos pequenos;
  • 3 c. açúcar integral mascavado;
  • 3 conchas de iogurte de baunilha caseiro;
  • 1 c. (sopa) aroma de baunilha;
  • 1/3 pacote de natas de soja.
CONFECÇÃO DO CRUMBLE:
Num tabuleiro grande e preto disponha as fatias finas de pêssego. Não as sobreponha muito para ser possivel assarem na prefeição no forno solar. É importante utilizar tabuleiro preto para absorver o sol.
Esprema 1 limão em cima das fatias de pêssego e povilhe com o açúcar integral (nada de exagero pois a cenoura vai adoçar o pêssego). Coloque a casca do limão (pode ser raspa), mais a cenoura ralada.
Para a cobertura de crumble, triture na Bimby, a farinha, a manteiga e o açúcar. Deite para uma tigela, amasse com as mãos, junte as sementes e coloque pedacinhos desta massa a cobrir o tabuleiro. Leve ao forno solar durante umas horas.
CONFECÇÃO DO GELADO:
Na Bimby, triture as gemas com o açúcar durante 1 minuto, velocidade 5. Entretanto junte o resto dos ingredientes e triture mais 2 minutos na velocidade 5. Leve à sorveteira durante 40 minutos.
NOTA: Estas indicações são para máquina de gelados automática que não precisa de levar a cuba ao congelador.

20 comentários:

  1. Já tinha saudades das tuas maravilhas... e como o sol está, jasus, esse forno vai ser sempre a dar...gostei da observação do teu hubby hehehe

    ResponderEliminar
  2. Para o meu marido isso nunca serviria de jantar, mas para mim e para os meus filhotes... chamavamos-lhe um figo! Na próxima semana vais ver... vou fazer jantarinhos desses!

    ResponderEliminar
  3. Que bela refeição! Diferente e de certeza deliciosa, adorei!! :P

    ResponderEliminar
  4. Pêssego e cenoura é uma mistura inusitada. Gosto bastante de frutas assadas.
    Aqui o friozinho vai e volta. Quando esquentar novamente, o acompanhamento de sorvete vai bem. Hoje, comeria só o pêssego assado, delícia!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Essa mistura deixou-me emsmo curiosa! Hei-de experimentar porque adoro crumbles. Olha por acaso já ouviste falar ou tens alguma opinião sobre máquina de fazer leite de soja?
    beijoca

    ResponderEliminar
  6. Bem crumble é tao bommm!!

    Estaladiço... e com gelado! Sim porque apesar de nao ser fã de gelados, no crumble cai sempre tao bem!

    Com pessego nunca me tinha lembrado!

    Que delicia devia estar!

    ResponderEliminar
  7. Olá todos.

    Margarida, sim, eu tenho uma SoyQuick e o que te posso dizer é: não uso muito :-(

    Talvez porque tenho tantas máquinas que às vezes esqueço-me de algumas (shame on me).

    Bom, mas o leite de soja feito na SoyQuick é identico ao leite de soja feito na Bimby. Já alguma vez experimentaste? Tens uma bimby não tens?

    Parece que a nova máquina de fazer leite de soja vendida em Portugal é melhor: a Midzu, mas nunca a vi, só li sobre ela em blogs.

    O problema que eu encontro no leite caseiro é saber muito a feijão de soja. Embora possa ser melhorado com um pouco de sal e mel. E muito aguado.

    Até à data só utilizei o leite caseiro para fazer bechamel ou pôr nos pães, de resto, nem iogurte consigo fazer com o meu leite de soja! Deve ser azelhice mesmo!

    Um dia com mais calma volto à carga. Talvez já esteja mais evoluida para obter um leite de soja saboroso.

    Beijokas. Se precisares de mais alguma coisa diz ;-)

    ResponderEliminar
  8. Rute,
    Mas que visão.E eu cheia de fome abro o teu blog e vejo :)uma foto destas fantástica.Fiquei ababar:)

    Gostei de tudo,do gelado do crumble de pêssego,nunca já fiz de morango.mas pelo aspecto deve ser uma delicia.

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Pois com o sol que está, esse forno têm mesmo que bombar, eu só se fizer na lareira.
    Esta refeição para a minha familia era para eles passarem uma fomeca, mas para mim era que nem...clumbles.
    Rute diz-me lá na confecção do gelado o que é medida das conchas?.
    Obrigado pela partilha de mais uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Conchas de sopa :-))

    Mas podes colocar 3 iogurtes caseiros, se os teus potes não são muito grandes. Se são, coloca 2 iogurtes caseiros. Beijoka.

    ResponderEliminar
  11. Esta versão de jantar sobremesa não podia ser mais romântica...tratam-se bem os meninos...
    Rute já estreei o meu bebé solar...os dados estão lançados...vamos cantar à desgarrada!
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Estou em pulgas para ver as tuas experiências solares!!!

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha, já jantei, mas jantava outra vez.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Uiii que deve ter sido uma noite daquelas!!! Os dois todos malucos depois de comer droga, isso é que deve ter sido he he
    Já sei que vais negar e tal... mas um dos efeitos secundários da droga é matar neurónios, os da memória também não escapam :)
    Bela sobremesa!

    ResponderEliminar
  15. Isabelocas janta com os olhos :-))

    Ameixinha, por acaso não me lembro de efeitos secundários. Se calhar tens razão, alguns neurónios que se foram! Bom, não há crise, eu tenho neurónios a mais :-)) Irem-se uns até alivia a actividade cerebral, fica mais light.

    ResponderEliminar
  16. Amiga, ontem não consegui passar por cá, mas que delícia perdi eu!
    Tenho pensado muito em ti, ou melhor, no teu forno solar, que com este calorão, estava certa que andava a bombar delícias a toda a hora. :)
    Ainda há pouco falei dele a uma cliente que faz campismo e que diz que os ingleses da roloute ao lado tinham um... :) :)

    Primeiro o crumble: tb adoro com pêssego, mas a cenoura nunca usei e adoprei a ideia. Deve ser óptimo!
    Eu gosto é de acrescentar aveia ao crocante, mas sementes nunca usei! Só ideias novas. :) :)
    Tb gosto de acompanhar com geladinho... O último foi com gelado de canela e ficou perfeito!

    Em relação ao gelado, lá cedeste às gemas... mas não entendi muito bem porque geralmente quando uso receita com gemas é para fazer a base custard de gelado, tipo creme inglês, mas como não usaste temperatura não sei se leas acrescentam à mesma cremosidade ao gelado.
    O que é que achaste?

    Adorei o jantar romântico: à luz de velas e sabor solar!
    :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. O Forno continua a bombar!! Já viste que a Borboleta já comprou um?

    Aveia no crocante também soa bem para mim. Mas eu preciso ter cuidado com a aveia porque é muito nutritiva (ou seja engorda!). Tu é que és magrissima e não tem problema comeres aveia.

    As gemas... ya, rendi-me mesmo. E vou-me render mais vezes, porém sem exageros. Penso que no gelado de baunilha e no gelado de nata tem mesmo que ser porque levam pouca coisa e precisam de cremosidade/consistência.

    E sim, as gemas cruas deram-lhe a cremosidade necessárias porque as bati com o açúcar, como se faz para o bolos. Só depois é que juntei os restantes ingredientes.

    Lembrei-me das gemadas e por isso fiz assim ;-) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Rute, vim conferir a receita do crumble. Adorei a combinação inusitada de pêssego com cenoura, que ajuda a adoçar e ainda dá sabor, maravilha! E ainda com sorvete caseiro...ai, ai, você me tentando só porque aqui está calor! Rs. Final de ano a gente encontra pêssegos bonitos mais facilmente, vou ver se me animo de experimentar :-) Beijinho!

    ResponderEliminar