04 maio 2009

DOMINGO CRUDIVORO EM WORKSHOP


Ontem a emoção foi grande e prolongada :-)) Finalmente inscrevi-me num dos workshops da Márcia do blog Leite da Terra sobre Crudivorismo e vim de lá fascinada com a alimentação crudivora.

Começámos às 10:30 com o suco da luz do sol, ou por outras palavras, sumo de clorofila. Vários são os ingredientes que se podem utilizar para este suco. O suco do workshop levou espinafre, couve portuguesa, salsa, maçã, pepino, grão crú germinado e pitada de gengibre.

Por volta das 12:00 comemos uma sopinha crua de beterraba, alho francês e courgette temperada com alho e caril. Morna porque a sopa crua pode ser aquecida até 40º, sem perigo de matamos as enzimas.

Daqui continuamos para um puré crú, condimentado, de batata doce com couve flôr que serviu de recheio a umas folhas de alface (uns wraps crudivoros deliciosos).

De seguida, chegaram os maki crudivoros (sushi rolls) que podem observar na 1ªfoto. A Márcia deixou-me tirar fotos para mostrar para vocês! Estes maki não levam arroz cozido como é óbvio! Como alternativa, levam cevada demolhada, picada com nozes, e por dentro temos vegetais envinagrados. Tudo enrolado na alga nori. Só vos digo, são tal e qual os tradicionais, de arroz e peixe. E até tivemos direito a molho de soja e wasabi. Deliciei-me.

Por volta das 15:00 já estávamos completamente satisfeitas mas ainda degustámos uma tarte doce cravejada de bagos de romã. Um luxo! Esta tarte tem base de cevada demolhada, nozes e pasta de damasco. Recheio de pêra, banana, limão e mel. Topping de romãs.

Terminamos às 17:00 numa amena tertúlia, com uma quiche crudivora de queijo de avelãs com espinafres e tomate. A base da quiche tinha sido desidratada no forno a 40º.

Para falar verdade só me faltou mesmo foi o cafézinho. Que dia extraordinário, magnifico, de óptima companhia, onde aprendi IMENSO. Márcia, adorei o seu workshop. Noutro mês espero repetir, para aprender mais receitas.

Quem estiver interessado, tem a possibilidade de ainda este mês frequentar um destes cursos. Eu recomendo concerteza.

17 comentários:

  1. Rute
    Ler os seus post é sempre delicioso, mas este, gostei duplamente. Esta bem escrito e eu ainda fiquei toda inchada com os elogios.
    Você será sempre muito bem vinda. És uma pessoal muito especial.
    Obrigada por ternos dado a honra da sua companhia.
    beijos
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Uau, quanta informação fantástica eu encontro sempre neste blog.
    As receitas apresentada bem...não há quem resista.
    Obrigada por nos ensinar tanto.
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  3. A maneira como você descreve faz a gente sentir o sabor... hehe!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Com muita pena minha não vou poder estar presente no próximo workshop 9 e 10)...ainda por cima perto de mim (buaaaá!). Vou para o Algarve o próximo fim-de-semana. Paciência não se pode ter tudo...
    Ainda vais acabar por ficar integralmente crudívora amiga...já estou a imaginar as miontanhas de experiências que vão começar a despontar (neste caso "germinar") por aqui...
    bjocas

    ResponderEliminar
  5. Já 'vasculhei' o blog 'Leite da Terra' e encontrei ideias girissimas, mas já é dificil dar pratos de vegetais quanto mais crús! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Confesso que o crudivorismo não me entusiasma muito, mas o sushi , esse pareceu-me uma maravilha!!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Isto é mesmo muuuuuito à frente...só tu moça...o aspecto é bom :-)

    ResponderEliminar
  8. Eu comia de tudo e gostava, tenho boa boca! É um belo pretexto para nos juntarmos todas (lá mais para o Verão e com menos trabalho) e aprendermos, cuscarmos e divertirmo-nos saboreando!
    Mas preparem-se...eu sou gulosa e comilona! hehehe:)

    ResponderEliminar
  9. Márcia ainda bem que você gostou do artigo sobre o seu workshop :-)

    Mary, Borboleta e Suzi temos de agendar um workshop para irmos as 4, 5 6 7...quem quiser. Aposto que será um dia memorável :-))

    Gina, pena você estar no Brasil pois tenho a certeza que alinhava connosco! Você é toda dada a estas novidades, não é mesmo?

    Gasparzinha, apesar de não te sentires muito atraida por este tipo de alimentação, ias ficar surpeendida com o sushi! É tal e qual.

    Samma, e que tal vires a Lisboa???

    Suzi R, tu és de Lisboa! (fui verificar o teu perfil) Também te podes juntar a nós e trazes umas obras de arte tuas para vermos ao vivo e a cores :-D. Ainda fazes negócio ah ah ah.

    Beijokas!

    ResponderEliminar
  10. Achei muito interessante este novo conceito alimentação, para mim é novo pois não conhecia, se estivesse aí bem que te acompanhava.
    Todos esses pratos estão com excelente aspecto.

    ResponderEliminar
  11. Pois para mim tb é novidade e não sei se iria gostar, mas adoro aprender e saber que afinal podemos fazer e comer ingredientes que não me passariam pela cabeça.
    Muito obrigado pela tua partulha enriquecedora.
    bj

    ResponderEliminar
  12. Conheço a Márcio do blog Natural Naturalmente e da tv he he
    Adorava provar esses alimentos, são óptimas receitas para quando termina o gás :) Sempre se poupa mais!

    ResponderEliminar
  13. Por mim acho a ideia fantástica, desde que me confirmem que vai haver Wasabi outra vez!!! Não preciso muito do sushi... só do molho!

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia este tipo de cozinha. Fiquei curiosa. Da ementa que falas-te so não me agradou a sopa com beterraba, pois é um vegetal que eu não consigo comer. Não aprecio o sabor. Mas o retso pareceu-me muito bem. E o conceito é muito curioso...
    Um abraço.
    Susana.

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rute!
    Qualquer dia também tenho que me organizar para ir a um workshop da Márcia e se pudermos ir juntas, melhor! Eu sempre pensei que ia passar de vegetariana a frutariana (frugívora), mas se calhar, porque não experimentar pelo meio o crudivorismo?
    Beijoquinhas
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Realmente a Márcia é uma figura muito publica. Está a ter uma boa cobertura publicitária como uma das primeiras "raw-coaches" em Portugal.

    Estou neste momento a ler o artigo da Revista ZEN de Maio, escrito pela Márcia que inclui o meu RATATOUILLE NIÇOISE (com foto minha e tudo, aqui do blog. Eh eh eh que orgulho :-)).

    É uma pequena parceria minha e da Márcia na sequência dos vários artigos que ela vai escrever para a revista ZEN sobre vegetarianismo.

    A revista do mês passado contou com um artigo dela sobre crudivorismo com receitas incluidas crudivoras. Muito interessante!

    Vamos lá combinar um workshop de blogueiras com a Márcia como Raw-Coache. Qual o mês que vos dá mais jeito para eu pedir à Márcia a agenda desse mês???

    Beijos a todas ;-)
    Isabel o nosso almoço tem de sair!!!! Está dificil!

    ResponderEliminar
  17. Eu até acho a ideia muito gira, só é preciso saber onde é e quanto temos que desembolsar por esse workshop :)
    Para quem está próximo da capital será mais fácil... mas era muito fixe juntarmo-nos todas, assim conhecíamo-nos e ainda comíamos juntas he he

    ResponderEliminar