26 maio 2009

GELADO DE ANANÁS RISCADO DE LEMON CURD

INGREDIENTES:
  • 3 rodelas de ananás de lata (conservado em sumo natural);
  • 1 banana biologica;
  • Sumo de 1 limão pequeno;
  • 1 kiwi pequeno muito maduro (um aproveitamento);
  • 100 gr de leite de soja (com aroma de baunilha);
  • 1 colher (sopa) bem cheia de geleia de milho (é um açúcar não refinado).
CONFECÇÃO:
Triturar tudo no copo da Bimby, poucos minutos na velocidade 8. O sumo de limão deve ser deitado em cima da banana para não a deixar enegrecer.
Se achar que o preparado ficou muito espesso junte um pouco do sumo de ananás da lata. A consistência deve de ser a de um batido, expesso q.b.
Se os frutos e o leite estiverem frios é tempo que se ganha. Vai demorar menos tempo na máquina de gelados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O Lemon Curd é a "cereja no topo do bolo". Neste caso a cereja no topo do gelado. Sabe super bem, sentir o limão misturado com os sabores da fruta doce, onde o mais notório é o de ananás.
Este ananás conservado em sumo natural não é doce como os outros conservados em calda. Eu sou super contra a ingestão de frutas conservadas em calda. E se possivel prefiro ananás ou abacaxi ao natural. Mas era este que cá tinha quando me apeteceu um geladinho.
A banana neste gelado faz as vezes do ovo, é o elemento de ligação.

22 comentários:

  1. Bem, que delícia deve estar este geladinho. Acho que vou experimentar. Mas diz-me uma coisa, a geleia de milho que usas, é daquela escurinha, tipo melaço, que há à venda nas lojas do Celeiro, ou é xarope de milho (corn syrup)?

    ResponderEliminar
  2. Adorei a forma como substituiste o ovo pela banana...não podia ser mais vegan!

    ResponderEliminar
  3. Nem te digo o que pensei quando li banana biológica he he
    Não sou nada fã de fruta em calda. Só mesmo se não encontrar ao natural ou se a receita pedir em calda. Mas nunca dei atenção para essa coisa de ser conservado em sumo natural. Vou estar mais atenta. Belo riscado no gelado :)

    ResponderEliminar
  4. Mais um geladinho com cara de Rute!
    :)

    Gostei, como sempre, e eu que sou doida por lemon curd tinha que me conter para não me atirar forte e feio à "cereja"!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Deixaste-me KO, mesmo! Não tenho tido hipótese nenhuma de fazer docinhos, mas vou experimentar fazer um geladinho, ai vou, vou...

    ResponderEliminar
  6. Soraya, vou transcrever o que está no pote de geleia de milho da próvida:

    Não contém sacarose. É um doce não refinado, obtido por processos enzimáticos a partir do grão de Milho de agricultura biologica. Garantindo assim a sua isenção de quimicos e manipulações genéticas.

    Ingredientes da geleia: 100% milho integral fermentado. Sem corantes nem conservantes.

    Restantes bloguistas, é um excelente gelado. Uma óptima maneira de convencer as crianças a comer fruta fresca. Nunca pensei que a minha filha aderisse tão bem a gelados de fruta, apesar de saber q ela é louca por gelados. Mas nas geladarias escolhe sempre os sabores mais caloricos.

    ResponderEliminar
  7. Devias ter posto o nome de gelado de tutti fruta ou gelado de vitamina C! Tenho que experimentar a substituir a banana pelos ovos. Mas, não fica a saber a banana?

    ResponderEliminar
  8. Não por acaso não sabe muito a banana. O sabor mais intenso é o do ananás, dai chamar-lhe de ananás.

    Mas... se fizeres de ananás em calda é capaz de saber menos pois em calda é quase só açúcar.

    O ideial seria ananás ou abacaxi ao natural. Parece-me que o sumo de limão cortou o sabor da banana. E ela não estáva muito madura. Estáva média.

    ResponderEliminar
  9. Olá querida, deixaste um comentário no meu cantinho e eu vim aqui para te dizer que te deves de ter enganado na pessoa com quem querias falar! Eu não me chamo Soraya, nem pedi indicações sobre geleia de milho! :S
    Seja como for obrigada pela tua visita! :)
    Já agora aproveito e vou cuscar um pouco do teu cantinho, se não te importares... :)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  10. Eh eh eh, já sei o que aconteceu Piteca! Fui pelo perfil da Soraya e ela deve ser tua seguidora. Ao clickar no link do blog dela, enganei-me e clickei no link do teu blog :-))

    Bom... há males que vêm por bem. Assim fiquei a conhecer o teu espaço e tu o meu.

    Beijinhos Piteca. Cusca à vontade :-)

    ResponderEliminar
  11. Ananás é só a minha fruta preferida, e mais não digo...
    Ando em missão secreta - 007 Mary Bond ao ataque...

    ResponderEliminar
  12. Ai ai Mary Bond, Mary Bond! Isto não se faz as amigas, não aguentamos suspense até amanhã!!!

    Qual das duas novidades será? Iogurte artesanal ou Gelado?

    ResponderEliminar
  13. Este posso fazer...e voufazer de certeza, já está anotado na lista das compras,os ingredientes e não tem ovos.
    Obrigado pela partilha.
    bjss

    ResponderEliminar
  14. Abelhinha, o Kiwi não é obrigatorio. Foi um aproveitamento para não se estragar.

    E cuidado se usares leite de vaca, o limão pode talhá-lo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Obrigada Rute
    Já está na lista de compras.

    ResponderEliminar
  16. Rute,
    Mais um gelado lindo,assim como deve ser bom.
    A foto linda,a decoração fantástica.
    Ainda nunca fiz gelado,mas depois de ver aqui tantos gelados lindos e deliciosos.
    Acho que me vou exterear a fazer mas na bimby, não tenho maquina de gelados:)


    bjs

    ResponderEliminar
  17. Ai ai este gelado dá mesmo vontade de o comer :)). Rute onde é que se compra ananás conservado em sumo natural?
    Bjs Conceição

    ResponderEliminar
  18. Mary Sabores,

    Penso que sabes o que necessitas para fazer gelado no Bimby, não?

    Precisas de congelar todos os ingredientes à excepção das natas, iogurte ou leite.

    Lembro-me vagamente que para fazer o gelado de morango na Bimby, eu congelava leite evaporado em cuvetes e morangos congelados. Depois era só pulverizar açúcar, colocar as cuvetes + morangos + natas frias no copo e triturar tudo, ajudando com a espátula da Bimby.
    ___________________________________
    Conceição,

    no pingo doce há um ananás em sumo natural da marca deles que é muito bom, mas por vezes está esgotado. Penso que este comprei ou no pingo doce ou no corte inglês.

    Cada vez que encontro do conservado em sumo, compro logo em quantidade porque é mais raro encontrar.

    Fica muito bem em saladas de vegetais, por ex.

    Beijinhos.
    E dia 31 Maio é o dia Rosa. Vamos pensar PINK!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Bem...Este tenho ca uma ligeira impressão que foi a melhor colheita que fiz com olhos, pois claro aqui no teu blog!!
    Muito bom mesmo! Devia ser!

    ResponderEliminar
  20. Os teus gelados estão todos com excelente aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Tens um miminho no meu blog. Bjs

    ResponderEliminar