18 maio 2009

Ice Tofú Choco Cream - Delirious!!!

Eu gosto muito de comer gelado à colher mas à lambidela é outra "loiça"!! Pelo que tive de ir comprar uns cones de bolacha para este magnifico gelado de chocolate.
INGREDIENTES:
  • 50 gr de água;
  • 100 gr de Chocolate de Culinária em tablete (usei marca continente);
  • 100 gr de Tofú fresco;
  • 80 gr de açúcar integral de cana (mascavado claro);
  • 120 gr de leite de soja (com aroma a baunilha);
  • 1 colher (sopa) manteiga de cajú caseira.
CONFECÇÃO (BB e MFGelados):
Colocar a água no copo da bimby junto com o chocolate aos quadrados. Programar 3 min, temperatura 70º, velocidade 1.
Juntar o tofú lavado e cortado aos pedaços, o açúcar, o leite e a manteiga de cajú. Programar 2 min, velocidade 5, sem temperatura. No fim verificar se ainda existem grumos. Caso afirmativo, triturar em sequência até ao 9 e desligar.
Levar à máquina de gelados durante 30 a 40 minutos. Não sei o tempo exacto porque a minha máquina não tem temporizador, apenas faz um ruido quando o gelado está pronto.
É de comer e chorar por não ter barriga para mais! Satisfeita com esta invenção ficou a Carolina que ao perguntar: - Mãe, o que é hoje o jantar? - Eu respondi: Gelado de chocolate :-)) - Ao que ela respondeu: -Ó mãe, és a melhor mãe do mundo!
Já valeu a pena ter comprado a MFG, só para ouvir isto. A mim lembrou-me umas jantaradas na gelataria do Centro Comercial Fonte Nova em Benfica, onde eu e a minha prima muitas vezes comprávamos uma caixa de meio quilo de gelado para o nosso jantar :-)) Belos tempos!
Se eu gostava porque não há-de gostar a miúda? Esqueci-me de dizer que a minha mãe também era e é a melhor mãe do mundo!

25 comentários:

  1. Realmente, jantar gelado de chocolate não é para todos he he E à lambidela é mesmo outra coisa! Upa, upa :)

    ResponderEliminar
  2. Schschlep...!
    Está oficialmente aberta a época dos gelados na cozinha da Rute...

    ResponderEliminar
  3. Isso também eu queria! Jantar gelado de chocolate!
    E os crepes, alguma vez experimentaste os crepes do CC Fonte Nova? Aqueles com gelado, chocolate e chantilly? Nessa altura não nos preocupávamos com o colesterol! ehehe Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. E eu que pensava que a melhor mãe do mundo era a minha! MAs se nunca tive um jantar de gelado de chocolate, acho que andei este tempo todo enganada: não me queres adoptar? :) :) :)

    Vou guardar esta receita e fica aqui a promessa que um dia quando tiver filhotes, eles terão o prazer de jantar E-S-T-E gelado de chocolate!

    Adorei e não me surpreende nada que tenha fica fantástico - eu sou 100% fã de sobremesas com tofu... :)

    Só uma dúvida: porque é que usaste a água?

    ResponderEliminar
  5. Usei água para derreter o chocolate :-))

    Inventei esta receita baseada na Tofúbremesa: ZEBRA - White & Black Tofú Stripes (lembraste?). Link aqui:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/zebra-white-black-tofu-stripes.html

    Bom...mas agora depois da tua pergunta é que percebi que não mencionei nos ingredientes que o chocolate era tablete :-)) Vou alterar.

    E, como diz a borboleta, está aberta a temporada dos gelados no PPP.

    Suzi por acaso nunca lá comi os cremes de gelado mas é uma ideia para o PPP apresentar aqui umas bolas ;-)

    Ameixinha, à lambidela é mesmo outra coisa :-))

    Suzi R, se experimentas este gelado não vais querer mais nenhum outro de leite de vaca ou natas.

    ResponderEliminar
  6. Rute, eu parti do princípio que fosse tablete, mas podes derretê-lo no leite, assim o gelado fica mais cremoso, porque a água acaba por endurecer muito.
    Vou experimentar assim quando o fizer. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, não me tinha lembrado disso.

    Para a próxima derreto no leite. Mas olha que o gelado ficou super cremoso. No ponto mesmo! Não conseguimos pôr defeito algum!

    Beijoka e obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha , jasus...eu tb gosto mais de comer à lambidela :-)
    Ficou perfeito...

    ResponderEliminar
  9. A chorar fiquei eu só de olhar... ficou espectacular. Vou levar um a receita comigo. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que ele tem um defeito: não ter chegado cá a casa! :) :) :)

    E já me esquecia de dizer: que fotos fantásticas!

    ResponderEliminar
  11. É pá, com um jantarinho desses até eu te dava abracinhos! :)
    Com tofu não esperava e estou ansiosa por ter mais disponibilidade, para fazer e provar algumas delícias que tenho caçado...hehehe:)

    ResponderEliminar
  12. Vou ter mesmo que experimentar. Falta-me a MFG mas acho que mesmo sem ela dá para fazer essa delícia!

    ResponderEliminar
  13. Aiaiaiai...adoro isso...hum mas aqui tá tão frio...nossa você não tem noção...

    Agora vamos a cor Rosa hehehehe...também acho interessante que o azul fique pro final...não tenho nem ideia do que fazer...rsrs

    Grande beijo t+

    ResponderEliminar
  14. Realmente tem um aspecto delicioso, vou experimentar, penso que não vai sair tão bem quanto o teu porque a minha máquina e daquelas que se tem que pôr a cuba no congelador. Mas nada como tentar.
    Parabêns e beijocas

    ResponderEliminar
  15. também fiquei tentada, nunca experimentei o tofu nos gelados mas tem óptimo aspecto

    ResponderEliminar
  16. Minha amiga, obrigada pela ajuda! Ainda sou bébé nisto dos biloguis...beijinhos doces****

    ResponderEliminar
  17. Samma, por falar em lambidela lembrei-me dos gelados de pauzinho :-)) Vou arranjar maneira de fazer.

    Raparigas, tofú nos gelados não é nada de mais, lembre-se que o tofú é um substituto do ovo na alimentação vegetariana. Há até omolote de tofú (sem ovos).

    Dai que já que os gelados cremosos levam ovos, nada melhor do que substituir e ganhar saúde. O Tofú não contém mau colesterol, é 0%.

    Mary, sempre às ordens para ajudar-te no HTML.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Esse gelado já se comia :) Tem um óptimo aspescto bjs

    ResponderEliminar
  19. espectacular!!

    Eu acho que vou começar a experimentar o Tofu, ando com vontade mas ainda não sei o "click", mas depois deste gelado...

    ResponderEliminar
  20. Olha minha querida nem tenho palavras...isto que tu publicas-te é um atentado á minha vista, ao meu estomago..não se faz!
    Alias um atentado á minha camisola que esta cheia de baba!!!

    ResponderEliminar
  21. Já tinha visto...mas queria ler com calma como se fazia esta delicia...todos os ingredientes eu gosto..excepto o tofu que não sei...e o leite de soja até costumo ter de morango tb...por isso tb "dava uma bela lambidela".
    Sabes tb fui muitas vezes buscar Gelados ás caixas a essa Geladaria porque o meu marido morava relativamente perto do Centro Comercial (os meus sogros ainda lá moram) e iamos lá "namorar".
    Tb fui muitas vezes lanchar ao Califa do outro lado...como dizes belos tempos.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  22. Olha que engraçado Abelhinha. Então quer dizer que palmilhámos as mesmas ruas. Também frequentei o Califa durante uns tempos.

    Vai na volta conheço-te de vista, ou ao Sr.Abelhão :-))

    Marina, sonha com o dia em que apareço lá na tua loja com um geladinho para provares. Gostava de levar em cone mas a guiar não sei se consigo, ah ah ah.

    Olá Vera, bem vinda. Nunca te vi por aqui antes. Tenho de ir conhecer o teu cantinho ;-) Quanto ao Tofú...é um mundo. Alias é uma landia como lhe chama a Mary. Se nunca foste à Tofúlandia devias experimentar. Muitas já lá foram e ficaram fãs! Especialmente da Tofúbremesas que podes encontrar aqui neste blog no mês de Abril.

    Então Conceição, ficamos combinadas para o dia Rosa?

    Beijinhos a todas vou postar o próximo artigo.

    ResponderEliminar
  23. épa rute ..tu nao apareças de gelado na mão na loja!!! Pelo menos sem me avisares, na vas tu ir num daqueles dias que estão la os meu tres "gulusinhos" todos!!
    AHAHHA
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Eu aviso! Promisse!

    Deixa-me só arranjar mais tempo e cumpro o prometido.

    ResponderEliminar