17 maio 2009

IOGURTE DE ESPECIARIAS EM NAPERON DE MILHO TUFADO

10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1......BUM!!!!!! Happy Yellow Day !!!!!
Após o count down dos últimos segundos do dia 16, aqui têm a minha receita amarelinha:
IOGURTE (soja) DE ESPECIARIAS EM NAPERON DE MILHO TUFADO
INGREDIENTES:
  • 1 litro leite soja (natural sem sabores);
  • 1 iogurte de soja (ALPRO natural);
  • Casca de 1 limão inteiro;
  • 1 colher (chá) açafrão;
  • 1 pau de canela;
  • Sementes de 3 bagas de cardamomo;
  • 1 colher (sopa) essência baunilha;
  • 2 colheres (sopa) de frutose.
  • Cereais para decorar.
CONFECÇÃO:
Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela. Dissolver o açafrão. Juntar as sementes de cardamomo. Apagar o lume. Juntar a essência de baunilha e deixar arrefecer até 40º (técnica do dedo).
Quanto atingir 40º juntar a frutose e o iogurte natural de soja. Misturar bem, depositar numa terrina com tampa de vidro. Embrulhar numa manta polar e levar ao forno solar durante 1 noite. Na manhã seguinte colocar no frigorifico durante 1 dia.
Montar o prato: colocar 2 bolas de iogurte com uma colher de gelados e decorar com cereais de pequeno almoço. O sabor lembra o pudim El Mandarin.
Pormenor importante: O forno solar foi aquecido ao sol durante 1 tarde. Ainda estáva morno à noite.

45 comentários:

  1. Espectaculo! Que efeito tão bum!! Um naperon? Giro, giro! É costume tu seres bombástica, mas desta vez foi demais! Feliz dia amamrelo para ti. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois minha amiga, com tanta originalidade eu já contava (mais ou menos)! Açafrão, canela, cardamomo baunilha e a minha amiga frutose...estou embasbacada e hei-de testar isto através do método da Suzi!
    Lindíssimo o teu naperon, temos bordadeira! 5 estrelas! :)

    ResponderEliminar
  3. Brigada! A coisa foi surgindo aos poucos, tive bastantes dias para pensar e algumas experiências que correram mal pelo meio.

    Era suposto este iogurte ter um topping de gelatina de limão e gengibre que não gelificou.

    De seguida, era para ter uns enfeites de pudim de caramelo que ao descolar desmancharam.

    Enfim, terminou em bem :-))

    ResponderEliminar
  4. Rute,
    Arrancaste-me um enorme sorriso com o teu count down.
    Depois das más experiências a coisa até te saíu bem, podes mandar uma porção para o meu pequeno almoço ;))
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  5. Já estou como a Mary, embasbacada com tanta originalidade, mas tb era de esperar...
    Adorei o count down..

    ResponderEliminar
  6. Pois eu sabia que ia sair muita imaginaçao e originalidade...estou banzada...eu tenho que ir ai aprender umas coisas contigo...hehe
    Muitas parabens pela brilhante particpaçao.
    bjssssss

    ResponderEliminar
  7. É tipo passagem de ano!

    Estive mesmo a contar os segundos!

    Só me faltou comer as pássas e o champanhe.

    ResponderEliminar
  8. Fantastico!!!
    Tu es mesmo doida...ate contas os segundos! AHAHAH!!!
    Mais uma vez a tua receita me encheu os olhos!!!
    Parabens...feliz Domingo AMARELO!

    ResponderEliminar
  9. Mais leite de soja! Vocês assim obrigam-me mesmo a experimentar!

    Rute, o visual está um espectáculo, e o sabor imagino que tb esteja: adoro o sabor do cardamomo, adoro açafrão... e
    adorava ter um forno solar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Está lindo... e bem original.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Aiiiiii lá ando eu no stress habitual dos dias da cor!

    Só a Mary é que me compreende porque deve andar na mesma azafama.

    Doida por contar os segundos e doida por fazer galeria de fotos!!!

    Obrigada pelos comentários. Aos poucos chego já já aos vossos blogs.

    ResponderEliminar
  12. Rute, como sempre, arrasou na apresentação!
    Estava falando com a Suzi sobre o frio que está aqui (3,6°). Estou dispensando os gelados por enquanto... Mas deixa a temperatura melhorar, que logo volto às mousses.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Ena, houve countdown e tudo! Eu publico sempre 1h depois de vocês porque aqui é mais cedo. Quanta originalidade mulher! Happy yellow day!

    ResponderEliminar
  14. Rute,lindíssimo e bem original,temos bordadeira! 5 estrelas. Feliz domingo Amarelo.

    ResponderEliminar
  15. Rute, iogurtes com cardamomo já fiz, mas o açafrão ainte tenho que experimentar.
    Adorei a proposta!! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Rute,
    Mas que imaginaçao e originalidade...Adorei esse iogurte.Tenho que experimentar. mas só para mim que restantes cá de casa não comem:)
    Bela participação no Dia Amarelo.

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Fantástica ideia! E ficou lindo, ainda por cima. Cada vez que venho aqui fico de comprar um forno solar :)))

    Obrigada pela minha fotografia ali ao lado!

    ResponderEliminar
  18. que gelado maravilhosooo... adoro essas especarias.... deve ficar super aromatizado.... nhammmmm!!!!!
    a galeria marela ficou o maximoooooooo...
    beijinhosssss

    ResponderEliminar
  19. um geladinho surpreendente e gostoso adorei :) xxx jinhos Rico

    ResponderEliminar
  20. A minha contribuição para o dia amarelo:

    http://letrassalteadas.blogspot.com/2009/05/arroz-doce-vegan-com-acafrao.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Que lindo amiga!!

    Já para não falar na originalidade de colocar açafrão num iogurte!!

    E mais um no maravilhoso forno solar!!

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  22. As tuas bolas de gelado de iogurte ficarm lindas. Fico sempre de boca aberta a olhar para os teus pratos :)
    Nunca provei nada com cardamomo, julgo eu. Vou ter que investigar essas sementes.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Olá olá a todos, estive o domingo todo fora de casa, só regressei agora. Vou actualizar a galeria amarela.

    Obrigada pelos comentários e pelos simpáticos elogios. Beijoka muito grande!!

    ResponderEliminar
  24. Rute, demorou mas brilhou a estrelinha amarela por lá. Problemas com a máquina me impediram de postar antes. Ufa!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  25. Gina, vou já lá recolher a foto :-) e ver a maravilha. Bjs.

    ResponderEliminar
  26. mellow yellow :-) ficou lindo, excelente escolha :-)

    ResponderEliminar
  27. Feliz dia amarelo para ti também amiga!
    Adorei o teu iogurte...e a tua filha deve ter-se passado com as estrelitas!

    ResponderEliminar
  28. Tal como no desafio verde , acabei por aderir também ao amarelo ...embora doente acabei por fazer uma bela e "gulosa" receita amarela...quando a que vi aqui ...apenas uma palavra...espectacular !
    Parabéns !

    bj

    ResponderEliminar
  29. As tuas ideias geniais até conseguem transformar comida em naperons.. Fantástico!!
    E quanto à combinação de sabores... hummmmmmm..
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  30. Obrigada Samma ;-)

    Borboleta, ela passou-se foi de eu ter utilizado aos cereais dela. Mas depois quando provou adorou. Pois este iogurte sabe a pudim mandarin ;-)

    Shakti, pois é, li no teu blog que tens estádo doente. As melhoras rapariga e adorei o teu pudim. Desenformou super direitinho.

    Ameixinha, cabecinha não serve só para usar chapéu. Há pois é, bébé!

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  31. Margarida... ainda bem que gostaste da ideia do naperon.

    Vou voltar lá ao teu blog para ler a resposta ao que te perguntei...

    ResponderEliminar
  32. Vim cá espreitar a tua galeria. Está linda :) Foi um sucesso este dia amarelo.

    ResponderEliminar
  33. Minha destemida companheira de batalha, um breve balanço: 57 participações (so far)! Jasus! Só vejo amarelo! hehehe
    Agora, vamos lá contabilizar as votações! :)

    ResponderEliminar
  34. Realmente, Manuela, o número de participações não pára de crescer.

    E eu não páro de teclar. Mas adoro estes dias da cor inventados pela Mary. É super engraçado receber tanta ideia genial ao mesmo tempo.

    Dia 31 Maio há mais! E felizmente que isto passou para o Domingo. Ao dia de semana é um stress.

    ResponderEliminar
  35. Pois é Mary, tu ainda tens mais essa função acrescida, contabilizar as votações da próxima côr.

    Força aí guerreira :-)) Amo esta iniciativa viciante.

    ResponderEliminar
  36. Sempre ideias originais.
    Não consegui participar no dia amarelo, mas prometo que a próxima cor não falho.
    bjs Conceição.

    ResponderEliminar
  37. Lá no Festival Solar (no Museu da Electricidade, Belém, Lisboa) disseram-me que, comprando um forno solar, 30% do custo é deduzido no IRS... mais uma atractivo! Sá ainda não comprei porque a minha varanda é virada a Nordeste, só apanha um bocadinho de sol das 8h às 10h da manhã, conforme os dias, ou melhor, no Verão, porque nas outras estações, o sol só dá por lá uma meia horinha...
    Beijinhos (que dia tão Amarelinho...)
    Isabel

    ResponderEliminar
  38. Mais uma grande surpresa...Amei o teu naperon!!!
    Original como sempre a tua participação :)
    Bjs grandes
    Tina

    ResponderEliminar
  39. Olá,

    Feliz dia amarelo, gostei muito do teu gelado, passa no meu blog a ver a minha contribuição para o dia amarelo.
    bjs

    ResponderEliminar
  40. Olá RUTE
    Alem de original,ficou com um visual brutal!

    ResponderEliminar
  41. Super original e que linda cor, ah...pois é o amarelo, bjs.

    ResponderEliminar
  42. obrigada por me informares da actualização, gosto muito da cozinha árabe mas noite no deserto deve ser ainda melhor!
    bjs

    ResponderEliminar
  43. Em grande estilo estão estes blogs todos amarelinhos ;-)
    esse tapete ficou o máximo :-)

    ResponderEliminar