24 maio 2009

IOGURTE SALGADO COM PIMENTA E OREGÃOS

E MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS

POST RELACIONADO:
INGREDIENTES DO IOGURTE SALGADO:
  • 1 litro leite de soja;
  • 1 iogurte de soja natural;
  • Sal fino q.b.;
  • Pimenta Preta em pó q.b.;
  • 2 colheres (sobremesa) de Oregãos secos em folha;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de Linhaça.
CONFECÇÃO DO IOGURTE SALGADO:
Aquecer o leite de soja, temperar de sal, pimenta e oregãos. Verificar se a temperatura já desceu até 40º (técnica do dedo), juntar iogurte batido e as sementes de linhaça.
Deitar num recipiente escaldado com água a ferver e ainda quente. Embrulhar numa manta polar e guardar em local quente. No meu caso, estes iogurtes são feitos no forno solar que esteve ao sol, a aquecer, durante a tarde. Pelo que à noite ainda se encontrava morno.
Ao fim de 8 a 10 horas, levar ao frigorifico de um dia para o outro antes de utilizar. Convém ainda drenar o iogurte num pano dentro do cesto da bimby, para largar todo o soro e ficar mais denso.
INGREDIENTES MOLHO DE IOGURTE COM ERVAS:
  • 2 iogurtes salgados (ou igual quantidade);
  • 1 alho pequeno;
  • 3 folhas de manjericão fresco;
  • 3 pézinhos de cebolinho fresco;
  • 1 folha comprida da planta do alho;
  • 1 colher (sopa) manteiga de cajú;
  • Azeite q.b.
  • Rectificar tempero de sal e pimenta se necessário.
CONFECÇÃO:
Colocar as folhas das aromáticas picadas num copo alto, junto com o alho picado. Regar com um fio de azeite. Adicionar o iogurte e a manteiga de cajú, triturar tudo com a varinha mágica. Depois de tudo bem triturado, mas ainda a triturar, junte mais um fio de azeite como se fosse para fazer maionese, sempre a triturar, mas não exagere na quantidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este iogurte salgado foi para mim uma grande descoberta. Fiquei francamente surpreendida com o resultado e desencadeei uma interminável corrente, de criação de molhos com iogurte, na minha cabeça. Já me estou a imaginar a imitar os molhos do fondue mas com base de iogurte.
O iogurte salgado é uma excelente base para molhos, queijos, patés, saladas e até pratos no forno!!

19 comentários:

  1. C'um caraças, eu ainda nem nos iogurtes doces me aventurei e tu já vagueias pelos salgados!
    Ai, Rute Veggie, funcionas a vapor! :)
    ***(tenho que ver isto com atenção)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rute
    Passei só por aqui, amanhã volto para ler todos os posts atrasados.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Na sexta fiz um molho de iogurte mas usei iogurte natural como base. Este é bem mais interessante :)

    ResponderEliminar
  4. Rute, você é uma artista. Esse "jardim" pedregoso está lindo.
    Falando sério, sua cozinha é um laboratório. Quando quiser uma receita light, vegetariana, interessante, sei onde procurar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Não fiz iogurtes salgados porque acho que ninguém vai comer... agora para servir de base ao fondue, aí já fico tentada em substituir aquela quantidade de maionese. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Rute, que maravilha! :)
    Adorei.

    e não é que este fds tb andei de volta dos iogurtes salgados...
    Só que os meus foram um desastre!
    Fiz uma compota de pimentas red chilli e depois usei-a para fazer iogurte de red chilli.
    Só que como não me lembrei que usei vinagre na compota, claro que os iogurtes talharam!
    Fiquei fula!!
    :)
    Mas tb já tenho outras variantes na manga... :)

    E se for iogurte drenado como fizeste, temos um excelente substituto para as maioneses da vida!
    Beijinhos e uau!! :)

    ResponderEliminar
  7. Vá apressa-te Mary! Tu também és toda inventora e eu sei que assim que entrares nesta linha de raciocinio vais trazer-nos inovações. Começa lá com os doces (ou salgados)! Precisamos de ti ;-)

    Isabelocas, fico à tua espera, sem pressas :-))

    Ameixinha, também já tinha feito com iogurte natural mas não se compara. Tens de experimentar este. Fica brutal. Faz molhos óptimos para acompanhar grelhados.

    É mesmo o que sinto Gina. Entro na cozinha e me sinto ciêntista dentro de um lab. É transcendental.

    Suzi, experimenta. E depois aplica-o nos molhos do fondue. Já estou a imaginar os molhos, a "carne", as frutas e as batatas fritas!!!!

    Gasparzinha, ontem à noite também me aconteceu um desastre :-( Foi 1 litro de leite de soja pró lixo! Estava numas invenções de iogurte com beterraba com o intuito que ficasse cor-de-rosa e aquilo talhou antes mesmo de ir ao forno solar. Bom, do mal o menos. Paciência!

    Mas esse iogurte picante ficou-me na memória... grande ideia!!

    Beijinhos a todas e até mais comentários ;-)

    ResponderEliminar
  8. Já estou a imaginar as saladas de verão com esse iogurte. Nem imaginas quantas vezes já me questionei porque não se faz iogurte salgado para usar na comida. Uso bastante os naturais para molhos, pão e afins.
    Gostei bastante da receita. Vou guardar para quando chegar a iogurteira.
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Miúda não estás na profissão certa!
    Imagino-te numa cozinha gigante rodeada de toda a panóplia de alimentos e tubos de ensaio para as tuas experiências.
    Neste momento estou a imaginar esse iogurte numa pizza a substituir o creme fraîche.

    ResponderEliminar
  11. Eu tb já estou a imaginar, vão sair criações deveras tentadoras.
    Nós cá em casa comemos fondue com uma certa regularidade, optimo para substituir a maionese.
    bjsssss

    ResponderEliminar
  12. Esses iogurtes para as minhas saladas devem ser óptimos!! :P

    ResponderEliminar
  13. Caprichaste na decoração amiga...ficou linda!
    Receita óptima com muitas aplicações.

    Novidade do dia...chegou hoje o meu forno solar...me aguarda...e help!

    ResponderEliminar
  14. Bem amiga andas mais viciada em gelados ou em iogurtes conta la?!?! hehehe

    Até ja os fazes salgados! Haja imaginaçao! :D

    ResponderEliminar
  15. Margarida eu até já imagino o molho de iogurte em massas!

    On-off, do you speak portuguese? Can you read the recipes?

    Anareis, lamento não poder ajudar. Cá em Portugal já faço o que posso.

    SandraF também me parece que cada vez estou mais distante da contabilidade. Algo se está a passar na minha vida só ainda não percebi o quê!?

    Abelhinha, quero saber novidades da introdução de pelo menos 1 molho de iogurte nos teus fondues, pode ser?

    Isabel Pisoeiro, este molho não só vai ficar divino nas tuas saladas como vai ajudar à tua dieta pois é um molho super light!

    Borboleta!! Que fixe, já tens um forno solar. Queres ver essas experiências!! Já tenho parceira para culinária solar.

    Verdinha, olha que não sei, de qual eu gosto mais! O iogurte e o gelado estão tão intimamente ligados que já não vivem um sem o outro cá em casa!! E eu já não vivo sem eles!!!

    Beijokas a todas.
    Bom dia de trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Rute, deves ter a caixa de correio cheia pq tanto ontem como hoje os mail vêm para trás...
    Dizia assim:
    "Que bom aspecto!!
    Tenho que fazer. :) Se calhar ainda hoje…

    Beijinhos e tem um bom dia."

    :)

    ResponderEliminar
  17. É muito estranho, pois a cx não está cheia! Nem nada que se pareça. Mas a net tem destas coisas. E o hotmail volta e meia trabalha super mal :-(

    Tem bom aspecto o queijinho não tem! E sabor??? ui ui

    ResponderEliminar
  18. Tens aqui muitas ideias inovadoras e originais vi que gostas de por muita coisa solar aqui e nota-se também pelas cores aqui ilustradas, virei aqui muito para inspiração. jinhos doces ...este iogurte com ervas que delicia e ate de acompanhamento yum :) xx jinhos doces xxx

    ResponderEliminar