02 maio 2009

IOGURTE (SOJA) SOLARES DE MANGA/GENGIBRE E ABACATE/GENGIBRE

Ai Gasparzinha as tuas ideias são fantásticas!!

Gengibre? De gengibre sou fã!? Ver os
iogurtes de Pêra/Gengibre no No Soup For U foi a pedra de toque para iniciar mais experiências iogurteiras no forno solar.

Das Maçãs Solares com Morango Triturado tinha-me ficado a ideia que facilmente podia fazer doces individuais no forno solar aproveitando os cantos quando estivesse a cozer outro alimento qualquer ao centro.

Dai que, olhei para a fruteira e vi o que tinha disponivel para fazer doce rápido com o objectivo de servir de base ao iogurte de soja.

E assim se processou:

INGREDIENTES:
  • 1 Manga madura;
  • 1 "polegar" gengibre fresco ralado;
  • Sumo de 1/2 lima;
  • 2 colheres (sopa) açúcar integral;
  • 2 Abacates médios;
  • 1 "polegar" gengibre fresco ralado;
  • Sumo de 1 lima inteira;
  • 3 colheres (sopa) açúcar integral;
  • 1 litro leite soja natural;
  • Cascas de 1 lima e 1 laranja;
  • 1 colher (sopa) frutose;
  • Sementes de 3 bagas cardamomo;
  • 1 pacote fermento iogurte.

CONFECÇÃO:

Descascar as frutas e proceder igual para ambas, em copos diferentes: fruta aos pedaços, raspar o gengibre fresco por cima. A parte mais fibrosa espremer o sumo e não colocar. Juntar as colheres de açúcar integral e triturar com a varinha mágica. Colocar nas forminhas e levar ao forno solar durante a tarde.

Coloquei o forno solar a cozer leguminosas. À volta, aproveitei os espaço com as forminhas, fazendo o doce de fruta ao mesmo tempo. Não me deu trabalho algum. Inclusivamente não estive em casa, deixei o forno ao sol e sai. Quando voltei estáva pronto (das 15:00 às 17:30).

No fim da tarde, depois de tudo confeccionado, fecha-se o forno ainda quente. Deste modo, à noite ele ainda estará quente para servir de estufa aos iogurtes.

À noite, por volta das 21 horas, fervi o leite com as cascas de citrinos dentro. No fim, juntei as sementes de cardamomo. Arrefeci o liquido, colocando o fervedor dentro de água fria até atingir a temperatura de 40º (técnica do dedo já referida nos post anteriores).

Ao atingir a temperatura, mistura-se a frutose e o fermento de iogurte. Podia ter substituido o fermento por 3 ou 4 colheres de iogurte caseiro, mas já não tinha iogurte natural em casa.

De seguida, escalda-se os potes com água a ferver, coloca-se doce no fundo dos potes, acaba-se de encher os recipientes com o leite, tapa-se e vai ao forno solar, embrulhado numa manta ou casaco polar. Fecha-se o forno solar que ainda está morno e na manhã seguinte, ao fim de 8 horas, estão prontos para ir ao frigorifico.

Provei os de manga, passado 1 hora de frigorifico e só consegui parar no fim do pote! Incrivelmente saboroso. O gengibre dá-lhe um toque especial. Está decidido, já não quero iogurtes de compra. Não há delicia comparável no mercado! Belive me!

21 comentários:

  1. De manga com gengibre deve ter ficado um espectaculo, adorei a ideia. Começo a achar que devia comprar uma casa de campo para ter um forno desses hehehe
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Isso é mais doce que iogurte no pote!!! Deve ser mesmo delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. Amiga, Yiupppi!

    Que bom que ficaram assim, qualquer coisa de fantástico!
    Entendo bem o teu entusiasmo, a delícia que ficam estes iogurtes só sabe quem os come, e faz, porque comprá-los no supermercado é impossível!

    De abacate não sou muito fã, mas os de manga, serão apra experimentar.
    Só não poderá ser num forno solar - isso sim, ainda é mais fantástico!!

    Parabéns! Nem imaginas como fico contente por te ter podido inspirar.
    Vai ao meu blog - tb me inspiraste!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Tuas receitas sao incriveis! E' muito bom ver tanta receita saudavel num so' blog, parabéns! Léia

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Estes iogurtes têm cá um aspecto! Não sou muito fã de iogurtes, porque passado um bocadinho fico com uma fome danada... Há amigas minhas que comem a meio da manhã um iogurte, eu já experimentei, mas logo a seguir, tenho de ir comer qualquer coisa, porque já tenho fome. Elas até gozam comigo, porque sou magra e elas que andam sempre a fazer dieta e não conseguem perder peso... Eu nunca fiz dieta, só fiz para ganhar peso, mas não deu resultado...
    Lá para os meus lados, come-se uma sopinha rapidamente para seguirmos para o museu... e deixa-se um miminho para os amigos levarem.
    Bj
    Mena

    ResponderEliminar
  6. Rute, vou fazer iogurtes hoje, não sei bem de quê ainda... Estes têm um ar fantástico. Ainda não provei o gengibre em iogurtes, mas hei-de lá chegar! Agora a ideia do abacate é espectacular... adoro abacate... com açúcar e canela, claro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ola.. encontrei teu blog e adorei... tens umas receitas maravilhosas, 1 verdadeira inspiração... por isso, se não te importas, vou adicionar ao meu blogroll...p estar atenta às tuas novidads...
    um gd beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Excelente combinação, bom fim de semana, bjs.

    ResponderEliminar
  9. RUTE...A ESTA HORA JA NAO DEVE HAVER IOGURTES AI POR CASA!!! mAS NA PROXIMA FORNADA, ENCONTRAMO-NOS NO SITIO DO CUSTUME E LEVAS UM PRA MIM!!
    BEIJINHO E ESPERO QUE AMANHA PASSES UM DIA DA MÃE CHEIO DE "PARTILHAS" BOAS COM A TUA BONECA!
    p.S vai aqui ver este dia verde http://carluxaaqui.blogspot.com/2009/05/dia-da-cor-verde.html#comments

    ResponderEliminar
  10. Seu entusiasmo é contagiante. Essa mistura de sabores no iogurte, da forma como você está fazendo, me parece muito boa.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. ola rute... a forma que crompro o lemongrass é em caule,e uso tb para cozinhados tipo ao wok, com leite de coco,etc... em portugal nunca vi à venda nesta forma, eu arranjo em supermercados asiaticos, tlv no Martim Muniz encontres... o mais parecido em Portugal é o capim de limão ou a erv cidreira, não é tao frte... a minha mãe tem plantdo no jardim, e aproveita imenso para fazer chás...
    um bjinho e obgda*

    ResponderEliminar
  12. Moira, de facto este forno numa casa de campo é que era espetacular. Aqui estou limitada com a imobilidade da varanda. Só tenho sol à tarde :-((

    É verdade, Ameixinha, parece mais doce do que iogurte, mas efectivamente é 1/3 de fruta e 2/3 de iogurte. E chamo-lhe fruta porque de açúcar tem pouco.

    Gasparzinha, a tua tarte de limão ai ai ai... deu-me umas saudades de ter aqui a minha tofubremesa...

    Marina, já lá fui ao link e trouxe a Carluxa e a sua receita para a Galeria Verde. Como é que a descobriste? Na próxima vez que fizer iogurtes destes, levo-te uns. Entretanto muitissimo obrigada pela alface e pelos ovos!!!! Minha nossa tudo tão caseirinho.

    Olá Rita, também gostei imenso do teu blog, já cá canta na minha coluna da direita o link. Entretanto, convido-te a participar no próximo dia da cor (dia 17 Maio). Vai ser dia amarelo. Só tens de publicar uma receita amarela nesse dia :-)) Junta-te a nós! (obrigada pela informação do lemon grass).

    Suzi, estou curiosa de ver as tuas experiências iogurteiras...

    Léia, Mena, Nani e Gina, obrigada pelos vossos comentários. Bom fim de semana e beijokas a todas. Amanhã há mais publicações :-))

    ResponderEliminar
  13. Rute, já respondi ao seu questionamento sobre o tamarindo lá no blog, mas estou voltando para lhe dar informações complementares.
    Para comprar o tamarindo na vagem, escolha os mais pesados, porque têm mais polpa. A casca cor marrom escura, quebradiça, não esverdeada, ok?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Gina, muito obrigada. Fui lá e adorei a explicação. Na próxima vez que encontrar tamarindo no supermercado vou comprar para conhecer.

    Agora com suas indicações vai ser bastante mais fácil e seguro de testar o novo alimento.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Gosto.
    Gosto muito.
    Gosto mesmo muito.
    Gosto demasiado.
    Gosto tanto, tanto, tanto...
    Sou lambareira e estou sem palavras...
    E pronto! :)

    ResponderEliminar
  16. :-) Atreve-te Mary. Faz uns iogurtes pela maneira artesanal aí em casa. Tu és capaz de certeza!

    Rita, q fixe. Conto mesmo ctg. Beijo!

    ResponderEliminar
  17. Rute se os fabricantes de iogurtes lêem estes posts vamos ter uma revolução no mercado iogurteiro em Portugal, ai vamos, vamos... estou fascinada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Adorei estes iogurtes...tenho que fazer a lista dos ingredientes para fazer tudo direitinho.
    bjssss

    ResponderEliminar
  19. RV, uma visitinha de médico: preciso de esclarecer uma dúvida "os frasquinhos depois de cheios ficam na iogurteira 8h, com ou sem a tampa? Ninguém refere esse pormenor...
    Bigada, beijóka****

    ResponderEliminar
  20. Beeemmm isso é q foi uma ausência, hein! Bom mas estás viva é o q é preciso.

    Eu não faço iogurtes na iogurteira, mas quando os coloco no forno solar, ponho a tampa sem atarrachar. A iogurteira que tenho é de litro e vertical e funciono da mesma forma com a tampa.

    O melhor é perguntares à Gasparzinha ou à Suzi. Ambas têm iogurteira.
    Beijinhos e bom regresso.

    ResponderEliminar