05 maio 2009

IOGURTE (SOJA) DE MORANGO NO FORNO SOLAR

Fazer iogurtes de morango é uma saga para várias pessoas, inclusive para mim!

Pelo menos tive 2 tentativas que foram para o lixo no inicio de ter a iogurteira. Até que comecei a ver nos blogs de culinária que o morango tem de ser cozinhado antes, pois crú talha o leite.

Partindo da experiência com a manga que foi um sucesso, aventurei-me à experiência com o morango nos mesmos moldes de fabrico: Confeccionei primeiro o doce de morango no forno solar e só depois é que juntei o preparado para iogurte. Por acaso fiz em dias diferentes mas poderia ter sido tudo no mesmo dia.

INGREDIENTES:

PARA O DOCE DE MORANGO:
  • 1 kg morangos biológicos;
  • 10 colheres de açúcar integral;
  • Sumo de 1/2 limão;
  • Tomilho fresco.
PARA O IOGURTE SOJA:
  • 1 litro leite soja natural (sem aromas);
  • Casca de 1 laranja biológica;
  • 1 colher (sopa) frutose;
  • 3 colheres (sopa) iogurte caseiro natural.

CONFECÇÃO:

DOCE DE MORANGO:

Lavar os morangos, cortar aos pedacinhos, juntar o açúcar e o sumo de limão, triturar com a varinha mágica.

Levar ao forno solar, em tabuleiro, com o tomilho por cima, durante 3 horas de sol forte. Deixar arrefecer para utilizar nos iogurtes.

IOGURTE DE SOJA:

Ferver o leite de soja com a casca de laranja. Arrefecer até 40º e juntar a frutose mais o iogurte caseiro (ou o fermento de iogurte).

Escaldar os potes com água a ferver. No fundo do pote colocar o doce de morango à temperatura ambiente. Entornar o preparado de iogurte por cima com cuidado para não misturar.

Tapar os potes, aconchegá-los com uma manta polar, levar ao forno solar morno e fechado, durante uma noite.

Na manhã seguinte (ao fim de pelo menos 8 horas), colocar no frigorifico durante 4 horas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os iogurtes de morango que fiz não talharam mas também não ficaram sólidos como é costume. Estão bons mas não são tão deliciosos como os de manga/gengibre.

Desconfio que o doce de morango devia ter ficado mais espesso para evitar que se misturasse tanto com o leite de soja. O problema reside na fuga ao açúcar e depois dificilmente obtenho consistência no doce de morango. É um caso para pensar. Esta versão ainda não está perfeita apesar de estar comestivel e agradável. A parte melhor é a do doce, claro!

10 comentários:

  1. Vais ver que é uma questão de aperfeiçoar a experiência e eu que gosto tanto desses iogurtes com o doce de morango!
    De certeza que se comem muito bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uau! Simplesmente fantastico...imagino o sabor!
    Bjs
    P.s não é para fazer inveja..mas aqui a menina tem moraguitos na "horta"! Essa é que é essa! Mas os miudos dão conta deles...mal os veem vermelhinhos, apanham lavam e ja está, nem chegam a ir á cozinha!

    ResponderEliminar
  3. Eu e os iogurtes de morango temos uma história de ódio para a vida!
    Nunca mais e acabou. :)

    Como são os preferidos do meu espargurte, logo que começaram a haver morangos (caríssimos) gastei 800gr em várias tentativas frustadas, mesmo cozendo a fruta com açúcar, mas eu depois misturava tudo com o iogurte antes de solidificar.
    O problemas são as enzimas próprias dos morangos que fazem com que os iogurtes talhem.
    Os teus, como usaste muito doce, ele ficaram mais estranhos foi na zona de contacto, pelo menos daquilo que consigo ver nas fotos.
    Eu desisti: com tantos iogurtes deliciosos que posso fazer, azar para os morangos! Faço iogurte normal, misturo daquelas galetes com doce de morango partidas em bocados e já ficam óptimos!

    Mas o teu doce com o tomilho é dicinal.
    A sugestão da margarida no dia vermelho tb me piscou o olho. :) :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Suzi se calhar até uma questão de aperfeiçoar a técnica mas já estou como a Gasparzinha: "com tantos iogurtes deliciosos que posso fazer, azar para os morangos!".

    Marina, morangos caseiros é outra qualidade. Só pra gente fina! O pai do Miguel também tem, mas nunca chegam cá a casa. Eles comem-nos todos num instante :-)) E não são miudos hein...

    Gasparzinha, sabes que mais? Acho que tens razão. Vou dar completo desprezo aos morangos. Já que não consigo domá-los. Vou-me para outras experiências. Ou então, limito-me a repetir os de manga/gengibre que são... um bilhete para o céu!! Dão-me asas!!!!

    O doce ficou espetacular mas não sinto o sabor do tomilho. Assim notório, mas suponho que esteja bom por causa dele (tomilho).

    Bjokas ;-)

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz iogurte de morango sem açúcar, só mesmo com os pedacinhos de morangos e os iogurtes não talharam :) Deve ter sido sorte he he

    ResponderEliminar
  6. Também gosto! Olé, se gosto! :)

    ResponderEliminar
  7. Se não ficou tão bom, como você ressaltou, não sei, Rute, mas que isso está lindo, está!

    Nossa, que vontade! Adooro iogurte! Você deve estar se perguntando o que é que eu não adoro, já que eu sempre digo isso aqui, rs... mas é verdade, sou uma glutona mesmo. Como com prazer e com todos os sentidos, rs... Aliás, aquele hummus com agrião fresco me encheu os olhos! hmmm! adoro hummus e adoro agrião. nunca tinha visto os dois juntinhos assim.

    E parabéns pela primeira capuchinha da horta da varanda! Linda ela.

    Sempre tão bom voltar aqui :)

    beijinhos de além-mar!

    ResponderEliminar
  8. Pois é Ameixinha, os teus iogurtes de morango comportaram-se bem. Ou foi sorte ou tem a ver com a qualidade do morango, mais maduro ou menos maduro.

    Milena Paixão!!! Há qto tempo! Há qto tempo eu não vou no seu blog. Mil perdões. A falta de tempo é muita e os blogs de culinária tem tomado meu tempo, especialmente por causa do dia da cor. Você reparou no dia verde? Já foi o dia vermelho e no próx dia 17 Maio é o dia amarelo. Me dá um trabalhão, mas também muito prazer em povoar minha coluna da direita com tanta cor. Em breve, vou no seu blog, perdoa a ausência. Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Se você não quer que o doce de morango se misture ao iogurte, não é melhor fazer o iogurte separado e depois acrescentar ao doce?
    Me corrija se eu estiver errado, por favor.

    ResponderEliminar
  10. É isso aí. Você tem toda a razão.

    Na altura eu quis imitar os iogurtes de compra que têm doce na parte de baixo. Por isso tentei. Mas depressa achei que não tinha interesse algum.

    ResponderEliminar