27 maio 2009

QUEIJO DE IOGURTE (VEGANO)

Lembram-se do iogurte salgado com pimenta e oregãos? Link aqui.

Pois este queijo não é mais do que o iogurte drenado no cesto da Bimby e guardado no figorifico um a dois dias enquanto drena e azeda ligeiramente.

É um queijo creme divinal. Apetece comer a toda a hora. Substitui perfeitamente a manteiga nas torradas da manhã, é óptimo numa tosta a meio da tarde, sabe super bem no fim duma refeição, e, tal e qual como a SandraF diz...já o estou a imaginar numa pizza!!! Até já o comi numa salada.

Para terminar só quero resumir o processo de fabrico:

Confeccionei o iogurte com sal, pimenta, oregãos e sementes de linhaça no forno solar.

Deixei de um a dois dias no frigorifico antes de utilizar para deixar o iogurte fermentar mais um pouco a um ritmo lento, graças ao frio.

Coloquei o pano do
Kit para tofú, depois de escaldado com água a ferver, no cesto da bimby. Entornei o iogurte lá para dentro para drenar. Fui colocando pratinhos de loiça por cima para prensar à medida que a mistura ia baixando.

Utilizei parte para fazer o molho de iogurte. Levei-o no cesto dentro dum recipiente ao frigorifico durante mais 1 dia. Entretanto retirei o pano, virei-o ao contrário e guardei no frigorifico, dentro do cesto, a drenar o máximo possivel.

Ao fim de mais 24 horas tirei o queijo do cesto e comecei a usar. No entanto, durante este processo, o queijo já está comestivel mas vai melhorando sabor (ganha um azedo caracteristico e aguça a pimenta). As sementes de linhaça também têm o seu papel. São óptima de encontrar no pão barrado com este queijo.

Dica: Quem costuma comer requeijões de vaca passe a guardar os cestinhos verdes, sabem quais são? Dão um óptimo cesto para drenar o queijo de iogurte nas nossas casas ;-)

15 comentários:

  1. Fantástico!!!
    Vou copias. Vou copiar!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ideia fantástica... bom como todas :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Rute,
    Mas que lindo ficou esse queijo.
    eu quero!! :)vou tirar-te a receita porqûe adoro queijo, e este deve ser muito bom.



    bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá,Rute,
    Sou outra vez,:D ainda hoje deitei fora dois cestinhos.
    agora vou passar aguarda-los
    obrigado,Rute pela dica.


    bjs

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante... sou fã de queijos, não sei se ia gostar desse. Só experimentando mas ainda não ganhei coragem para essas aventuras :)

    ResponderEliminar
  6. Que receita interessante!

    Amiga tenho que te dizer... es uma verdadeira "idiota"!! :)

    ResponderEliminar
  7. Rute só tenho a dizer que como sempre. Só boas ideias :)))
    Bjs Conceição

    ResponderEliminar
  8. Só mesmo tu, Rute! Mas como os iogurtes salgados se comem menos é uma excelente opção e em minha casa adoram queijo, até já comprei queijo de Tofú que fez sucesso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Experimentem, experimentem e vão ver o excelente resultado. Já estou a magicar outros queijos de iogurte. Beijinhos a todas. Voltem sempre ;-)

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Passei por acaso e amei!
    Lindo o título de seu blog,gosto dessa idéia de compartilhar...
    Parabéns pelo título,pelas rec. e pelo belo blog!
    Bom dia



    Ana.

    ResponderEliminar
  11. "passe a guardar os cestinhos verdes, sabem quais são? "

    Afinal o cesto preto(já nem me lembro o que lá vinha dentro) tem utilidade...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Agora baralhaste-me Patricia! Preto? Qual cesto preto?

    Eu estáva a referir-me aos cestos verdes dos requeijões :-)

    ResponderEliminar
  13. Mas que delicia de queijinho minha querida portuguesinha, pois aceito seu desafio. Deixa-me ver se entendi direito, fui la ver a confecção do iogurte salgado são em 2 etapas pelo que entendi, depois de pronto deixo de 1 a 2 dias na geladeira, após esse tempo,eu não tenho bimby, mas posso usar um paninho bem fininho para ele, e colocá-lo em um recipiente parecido que tenho cá em casa,deixo-o lá conforme vai baixando vai-se colocando peso, ao final de mais um dia, viro-o, guardo-o na geladeira pra terminar a drenagem, deixo-o por mais 24 horas para finalmente consumi-lo. Esta tudo certo? Mas com certeza vou fazê-lo Rutinha, esperarei o término das festas e farei, aguarde-me . Deve ser delicioso. Obrigada pela partilha querida amiga...bjocas.Espere e verás...hehehe

    ResponderEliminar
  14. Josy querida,
    você percebeu tudinho.
    É isso mesmo!
    Vai surpreender todo o mundo, o queijo-creme de iogurte.
    Ficarei aguardando com curiosidade.
    Bejokas *****
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Receita anotadíssima. Aquele dia fiquei de pegar, e acabei não pegando, agora ta devidamente na minha pastinha.Obrigada...bjocas

    ResponderEliminar