22 maio 2009

ROSAS DO DESERTO DE CAFÉ MENTOLADO


Sem corantes, nem conservantes, os rebuçados de mentol Dr. Bayard são um tesourinho refrescante! Desta vez a luzinha acendeu cá com uma força! Assim que tive a ideia fui logo ao supermercado, comprar.

Quem vem a este blog, pensa assim: Raios, esta mulher deve ter um carregamento de rebuçados em casa. Pois...não é verdade. Raramente tenho rebuçados em casa porque ninguém os come, nem sequer os caramelos. Mas esta febre dos gelados tem-me feito entrar no corredor das guloseimas constantemente :-((

INGREDIENTES:

100 gr leite de soja (com aroma a baunilha);

10 rebuçados de mentol;

2 iogurtes dos 4 C´s (Link aqui);

1 colher (sopa) manteiga de cajú caseira;

1 kiwi (pequeno) muito maduro;

Cereais Light Silhueta (ih ih ih).

CONFECÇÃO:

No copo da bimby deite o leite e os 10 rebuçados. Programe 3 min, temp 70º, vel 1.

Terminado o tempo, retire os rebuçados. O objectivo é apenas que eles derretam um bocado e não a totalidade. Depois de retirados não utilize em mais nenhum gelado pois o mentol perde efeito (eu sei porque tentei).

De seguida, junte o iogurte 4 C´s (de café, chocolate, cajú e canela) mais a colher de sopa de cajú e o kiwi aos pedaços (vai dar corpo ao preparado). Triture tudo, sem temperatura, durante uns minutos, na vel 5.

Leve à MFG. Em principio estará pronto ao fim de 40 minutos. As quantidades referidas dão para 2 cones bem aviados. Se quiser 3... aumente a receita para 1,5. Cuidado que não convém encher muito a máquina dos gelados porque ao congelar o gelado vão-se formando bolhas de ar na "massa" obrigando-a a aumentar de volume.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As rosas do deserto são mesmo, mesmo refrescantes. Nada, nada exageradas. A mistura de sabores café/menta é um casamento perfeito. Sem defeitos a colocar.

Quanto à MFGelados convém informar sobre o seguinte. A minha máquina é automática não necessita de colocar a cuba 12 horas no congelador. Dai que também não necessita que o preparado esteja frio conforme as outras máquinas (não automáticas) precisam. No entanto, quanto mais fria estiver a mistura, mais depressa fica o gelado pronto.

Resumindo:

Se tem uma máquina NÃO automática, no dia anterior tem de colocar a cuba no congelador. E depois de misturar os ingredientes, tem de levar a mistura ao frigorifco por umas horas, até ela refrescar devidamente. Só assim terá um gelado perfeito.

Se tem uma máquina AUTOMÁTICA, não precisa de fazer nada antes. Mas se quiser deixe a mistura a refrigerar uns 30 minutos no frigorifico. A única coisa que faço é utilizar ingredientes frios: leite frio, iogurtes frios, manteiga de cajú fria, tofú frio, etc...

Obrigada Gasparzinha pelo alerta! És uma querida, sempre preocupada em que as pessoas não tirem o maior partido das receitas apresentadas.

16 comentários:

  1. pahhhh isso é mt bommmmmmm...
    vou começar tb a dar nos gelados qd tiver mais tempo.... ainda nao experimentei nenhum na bimby.. acho que é hora!!!
    continua a dar no gelados....
    beijinhossssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Rute, eu raramente tenho rebuçados em casa, porque se comem tão depressa que corremos o risco de ficar sem dentes!
    Uma bela mistura e um nome muito original para um gelado!
    E também gosto dos Dr. Bayard, lembra-me a infância (good old times)...:)

    ResponderEliminar
  3. Rute, mas assim usas muito açúcar refinado!... rebuçados, caramelos...
    não há dúvida que devem ficar bons os gelados, mas como me ficam logo a doer os dentes quando como alguma coisa com açúcar branco, já ia pensar duas vezes...
    Beijinhos!!!
    E a continuação de bons geladinhos.
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Rute
    Tu Conheces os chocolates After Eight? Pois bem são a minha desgraça...Para mim funciona assim o verdadeiro aroma do chocolate com o exótico sabor da menta é uma Perfeita combinação e acompanhado com café! Agora imagina la isso em gelado!!! Gostos,e eu gosto!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Bem tu andas numa produção de gelados.
    Assim não consigo acompanhar-te...hehe.
    Adoro ver as tuas inovações com rebuçados.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Essa maquina já não pára mais! Viva à produão de gelados caseiros, e cada um melhor que o outro. Aliás, nem sei de qual dos dois "made with" rebuçados gostei mias.. ; )
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ritinha, também já fiz gelados na bimby e o de morango é muito bom. Na altura chateou-me um bocado ter que ter o leite evaporado congelado em couvetes e todas as outras coisas. Mas se tens um congelador grande, até é fácil. Experimenta.

    Mary, é isso mesmo que eu tenho sentido. Recordar a infância através dos drops.

    Ó minha amiga Isabel, e tu pensas que não sei :-(( Mas são experiências e... apeteceu-me dar uma "facadinha" na dieta vegetariana.

    Estou neste momento a fazer um gelado super saudável, para compensar. Não me batas mais LOLOLOLOL. Mas tens razão, em absoluto. O que vale é que tenho dentes muito saudáveis e lavo logo os dentes após comer os gelados.

    Abelhinha, é hoje que sai o de Ananás!!!!! Inventa aí mais um.

    Margarida, ela há-de parar nem que seja no Inverno mas agora apetece quase sempre, é um vicio. Mais de estimulo intelectual do que estomacal (ih ih ih).

    Marina, também já me lembrei de after eight... é um gelado que gosto muito. Agora pásso a vida a espreitar as montras de gelados mas depois não compro nenhum. As senhoras devem pensar que eu sou maluquinha.

    Beijinhos a todas :-)) Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Era só um comentário, não bati nada!... :)

    Bem, já me ri com essa de olhares atentamente para os gelados e não comprares nenhuns!!!

    Beijocas, boas experiências!
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Que nome poético :) Isto anda bonito anda... não sei como vai ser quando o calor chegar com a força toda he he

    ResponderEliminar
  10. Quando vier a força do calor tenho que passar para os granizados. São finos e refrescam mais, não?

    ResponderEliminar
  11. Rute, mais um gelado bem fantasioso e aposto que delicioso!
    Adorei.

    Queria só deixar aqui uma nota, que talvez não te tenhas apercebido por teres uma máquina diferente (e imagino que bem mais potente) que a maioria de nós.
    Para as máquinas que precisam de ter a cuba no congelador, convém só colocar a mistura no copo da máquina depois desta refrigerar um tempo no frigorífico, pois se estiver apenas morna ou à temperatura ambiente, não se consegue que solidifique o suficiente.
    Por isso, dpeois de se preparar na bimby, leva-se ao frigorífico umas horas.

    Adorei este: combinam-se os iogurtes com os gelados e voa imaginação!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Sim, tens razão, vou deixar o alerta para as máquinas que não são automáticas.

    Bom mas de qq forma, a minha se tiver a mistura já mais fria provavelmente também demora menos tempo a solidificar.

    Obrigada pelos teus comentários acrescentam sempre informação útil aos artigos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Amiga, achei que era importante, pois como a tua máquina é toda pró :) não estás tão por dentro de como se faz com as nossas pobres meninas que enregelam no congelador... :) :)
    Assim, todos os que fizerem estes teus gelados fantásticos ficam satisfeitos com o resultado!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Rute
    Ao dar um saltinho ao teu blog fiquei fascinada com a tua imaginação. Que optimo aspecto que têm os teus gelados devem ser uma delicia.
    Parabéns, e continua a ensinar-nos essas coisas boas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eh pá só tu para estas invenções do arco da velha...se o santini descobre que tu és uma concorrente de peso ainda vai aí a casa estragar-te a maquineta...
    Achei piada aos rebuçados do Dr. Bayard que existiam aos montes nas gavetas da cozinha de casa da minha bisavó...era o remédio dela para tudo "oh filha estás com tosse?...toma lá um rebuçadinho bayard..."

    ResponderEliminar
  16. Chocolate... não escapas, míuda... Adoro tudo o que leva chocolate e café e menta... Não tarda nada estou a comprar a maquina de gelados! Beijinhos

    ResponderEliminar