01 maio 2009

TOFÚ COM BATATINHAS E ACELGAS

Batatinhas miudinhas a saltar a saltar da frigideira :-)

Estas foram criadas por mim (ver artigos
aqui) . São bébés eu sei, mini mini, mas gostosas... ui ui, deliciosas como ó raio!

Inventei a presente receita baseada noutras e na experiência culinária que tenho. O Tofú temperei como está aqui.

As acelgas são da minha horta de varanda (sementes biologicas compradas loja online jardicentro). Semeei-as no fim do Outono 2008 e esqueci-me delas durante o Inverno. Assim que chegou a Primavera começaram a dar que é uma coisa parva.

Como tinha semeado em 3 floreiras e as acelgas dão-se muito bem aqui, tenho acelgas em quantidade industrial. No entanto assim que são cozinhadas, diminuem volume.

INGREDIENTES:
  • 500 gr Tofú fresco;
  • Molho de soja (100 ml);
  • Gengibre fresco (1 polegar);
  • 2 dentes alho;
  • Sumo de Limão (1 limão grande);
  • Água (50 ml);
  • Azeite (50 ml);
  • 750 gr Batatatinhas;
  • 1/2 chavéna (chá) azeite;
  • 1 colher (chá) paprika ou colorau;
  • pitada sal grosso;
  • 1 molho grande de acelgas;
  • 2 ou 3 dentes de alho;
  • azeite q.b. para refogar;
  • sal e pimenta q.b.;
  • pitada vinagre;
  • pão ralado.

CONFECÇÃO:

Temperar o tofú partido aos cubos, com 1 hora de antecedência pelo menos, conforme esta receita aqui.

Lavar e esfregar bem as batatinhas pois serão comidas com a casca. Dar um golpe, colocá-las na Actifry, regar com o tempero de azeite, paprika e sal (misturado). Programar 30 minutos.

Colocar água a ferver para as acelgas (pouca água). Apanhar e lavar as acelgas (ah ah ah apanhar para quem pode). Retirar o pé branco que é duro e fibroso. Escaldar as acelgas uns minutos até ficarem tenras.

Num grelhador, grelhar o tofú devidamente limpo da marinada. Não grelhe demais, deixe-o suculento.

Numa frigideira refogue os alhos cortados às rodelas grossas, salteei as acelgas escorridas e cortadas. Quase no fim junte o pão ralado às acelgas. Tempere de sal e pimenta. Remexa, junte uns salpicos de vinagre. Deixe ao lume mais um bocadinho e depois apague.

Para terminar, retire as batatas da Actifry e deite-as num tabuleiro. Sobreponha o tofú grelhado. Termine com o esparregado de acelgas. Sirva imediatamente.

10 comentários:

  1. OLA RUTE
    SEM NUNCA TER PROVADO TOFU...EU ALMOÇAVA AI!! PODES CRER TEM MUITO BOM ASPECTO!
    NESSA TUA HORTA MARAVILHA TUDO SE CRIA...!!!

    ResponderEliminar
  2. Imagino o prazer que não é uma refeição preparada com ingredientes nossos - das nossas mãos chegarem ao mundo e nelas se transformarem até ao prato!
    Uma maravilha. :)

    ResponderEliminar
  3. Hummm...tofú grelhado! Mais uma receita a provar!
    As acelgas são novidade, ainda não comi, mas com calma lá chegarei! :)
    Bom FDS, Rute Veggie!

    ResponderEliminar
  4. Tofu já comi...grelhado não.
    Acelgas tb não.
    Mas que esta receita é original para mim é...muito obrigado pela partilha.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Como muito bem as acelgas... mas como sabes, o meu caçula não. Odeia tudo o que é verde. Eu adoraria esse pratinho... Mesmo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E salta mais uma com tofu... ;)

    Bem escolha nao me falta! Tudo com optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Nem regavas as acelgas nem nada? Bem fixe, eu já pensei em semear assim uns legumes nas floreiras mas não sei se resulta. Para já só me atrevi a semear aromáticas :)
    Bem fixe esta receitinha!

    ResponderEliminar
  8. E foram arrancadas da terra com a ajuda do metralhinha ou não??

    ResponderEliminar
  9. As acelgas dão-se em qualquer lado. São uma cultura muito fácil. E realmente tem outro sabor o que é cultivado por nós. Já para não falar em vir directo da terra para o nosso prato.

    Mary, pede ao teu pai para cultivar.

    Ameixinha, quando digo que me esqueci delas, esqueci mesmo. Só comecei a regá-las quando começaram a vir os dias de calor em Fev/Mar. Inicia uma horta urbana em floreiras que é muito giro.

    As batatinhas não tiveram a ajuda de ninguém, cáro anónimo. Apenas eu e os meus sogros apanhámos as batatas todas. Bom, mas também como são poucas... só tem direito que trabalhou nelas :-)) O metralhinha vai ter de ficar pelas fotos!

    ResponderEliminar
  10. As tuas acelgas estão com uma cor fantástica e o teu pratinho está excelente.

    ResponderEliminar