13 junho 2009

BIFANA VEGETARIANA EM PÃO DE VIANINHA

Estou de férias, ok!? Daí que entre praia, santos populares, bowling à noite e tennis na Wii a tarde inteira, não sobra tempo nem disposição para passar muitas horas na cozinha.

Não fosse o Santo Antoninho e nem esta extraordinária bifana satisfazia a nossa vontade de comer petisco. Mas um santo é um santo e milagres é o que ele faz melhor!
INGREDIENTES:
250 gr de seitan;
4 dentes de alho;
10 cm de raiz de gengibre fresco;
Ervas aromaticas frescas (usei poejo e alecrim);
Aromaticas secas (usei oregãos em folha e coentros em pó);
Molho de soja q.b.;
Mostarda liquida q.b.;
3 folhas de louro;
Fio de óleo de girassol;
Paprika em pó;
Sal fino q.b.;
Pão de vianinha, palitos e azeitonas;
Cerveja preta, limão e alecrim fresco.

CONFECÇÃO:
Cortar o seitan em fatias muito fininhas. Se tiver fatiadora de fiambre, utilize.
Temperá-lo com o alho cortado, o gengibre ralado e espremido para largar o suco nas bifanas (depois deite fora a raspa), as ervas frescas picadas e por fim as ervas secas. De seguida junte 1 chávena "café" de molho de soja com mostarda a gosto (eu coloco pelo menos 1 colher de "sopa" cheia). Regue as bifanas e envolva-as bem neste tempero todo. Reserve.
Entretanto, prepare o pão, abra-o ao meio para ser torrado ligeiramente antes de colocar as bifanas fritas em cima.
Prepare também os copos com o limão e o alecrim. Convém estar tudo preparado para servir sem demoras.
Deite um fio de óleo girassol numa frigideira anti-aderente. Povilhe com paprika e aqueça bem a frigideira. Misture convenientemente a paprika no óleo enquanto ferve. Frite as bifanas durante poucos minutos mas sempre com lume forte para fritar e não cozer. Não deixe ficar nenhum alho no prato da marinada, ele é muito importante para o sabor destas bifanas.
Por fim, coloque as metades de pão a torrar, deite a cerveja nos copos do limão e alecrim para tomar sabor, e prepare uns palitos e azeitonas para decorar. Junte as bifanas ao pão, "risque" com mostarda e AO ATAQUE!!!
HUMMM estáva tão bom! Nem me apetece ir lavar os dentes! (mas tenho de ir né!).

14 comentários:

  1. Hum...derrepente deu-se um clik nestas celulazinhas cinzentas...e não me refiro às férias, ok!?
    (Enfim, eu e os meus supenses)

    ResponderEliminar
  2. Eu vi o pãozinho e as batatas fritas :P

    Não laves os dentes para não dares cabo do esmalte lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou para ver Maryzita! Cá te aguardo no regresso do brainstorming. O meu dia Branco ainda não rendeu nada :-S

    Manuela, sabes que a 1ªpessoa em que pensei, após publicar a bifana, foi em ti?? Pensei assim: Lá vou eu baixar mais um ranking na consideração da Manuela :-)) Vem a rapariga aqui ao blog ver receitas para desintoxicar e eu apresento-lhe Fast Food Veggie!

    Eu breve eu volto ao normal, ok! Embora este fast food não seja mau de todo.

    ResponderEliminar
  4. É pena ser só a foto porque com esse aspecto dá cá uma vontade de comer.... ;)

    ResponderEliminar
  5. Tive a ajuda fabulástica da Manuela! hehehe:)

    ResponderEliminar
  6. Não laves os dentes e não uses fio dentário... guarda os restos para o lanche he he

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia Ameixinha! No poupar é que está o ganho. Fazer despensa entre dentes é uma boa solução contra a crise :-))

    Bjokas às 3 meninas. Conceição, Mary e Ameixinha ;-)

    ResponderEliminar
  8. Rute, andas mesmo numa de comida de 'roullote' ahahaha! 'Olhà bela bifana vegan!'. Boas férias para ti! Eu acabei de regressar com a chuva! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    Que bela bifana, gostei.As fotos lindas.


    bjs

    ResponderEliminar
  10. Tambem estive, voltei hoje!
    Beijinhos e quando puderes ir almocar diz, para te levar o livro.
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Milagre, milagre, era a bifaninha ser de carne!!
    Mas isso nem o Santo António consegue. :) :) :)

    ResponderEliminar
  12. Uma pessoa vai de ferias, deixa te uns dias sozinha e tu atacas logo o fast food!!! hahahahah :D

    Não ha direito!! Ainda por cima com este aspecto!!

    ResponderEliminar
  13. Cada comidinha um banquete, ora pois que os olhos também comem, ehehe

    ResponderEliminar
  14. Linda sandes e bem saborosa, parece quase iscas lol...adorei mesmo, boa apresentação. :) xx

    ResponderEliminar