20 junho 2009

FALSOS CANELLONIS COM MANGO CHUTNEY

(CRUDIVORO)

ARTIGOS RELACIONADOS:

Falso Esparguete à bolonhesa Crudivoro
Falsa lasanha de 3 molhos Crudivora

As possibilidades de utilização da courgette (abobrinha em brasileiro) são inúmeras. Nunca imaginei que fosse tão versátil. Dependendo das ferramentas de cozinha que dispomos, podemos formatar este e outros legumes sem cessar.

Desta vez tive a preciosa ajuda dum novo gadget: Um mandolin ou mandolina (já vi escrito das 2 maneiras). Encomendei neste
link pois não encontrava em Portugal (mas já me disseram que há por cá, porém, será tão completo como este semi-profissional? - assistam ao video na pág do link).

Através das minhas pesquisas apercebi-me que a cozinha italiana é uma das mais reproduzidas na alimentação crúdivora. Pelo que entrei no crudivorismo pelas falsas massas. Estou a adorar, mas as visitas à Krudiland não são tão frequentes como gostaria por motivos familiares. Estes pratos só os faço para mim.

INGREDIENTES:

1 punhado de nozes demolhadas pelo menos 2 horas (ou mais);
4 tomates desidratados demolhados 2 horas;
1 Courgette grande;
250 gr de espinafres crús;
Sumo de 1 limão;
Meio dente de alho;
1 Manga madura;
1 polegar de gengibre fresco ralado;
sementes de cardamomo q.b.;
cominhos em pó q.b.;
coentros frescos q.b.;
oregãos secos em folha, q.b.;
Óleo prensado a frio (usei óleo de linhaça);
Azeitonas para decorar.

CONFECÇÃO:

Colocar as nozes e os tomates desidratados, em tijelas separadas. Demolhar pelo menos 2 horas.

Descascar a courgette e fatiá-la na mandolina com abertura fina. Temperar com sal e reservar.

Lavar as folhas de espinafres e deixar a marinar no sumo do limão com alho picado enquanto faz os molhos.

Num copo misturador coloque as nozes demolhadas e um pouco de água do demolho. Triture com a liquidificadora manual, tempere de sal e pimenta, junte fio de óleo, coentros picados e mais água se necessário. É importante obter um liquido cremoso e espesso para rechear os canellonis.

Noutro copo misturador coloque a manga descascada e cortada aos pedaços, o tomate demolhado e cortado aos pedaços, o sumo do gengibre ralado (só o sumo q se espreme da raspa), as sementes de cardamomo, os cominhos, sal e pimenta, fio de óleo. Triture tudo até obter um creme. Se necessário junte a água de ter demolhado o tomate desidratado.

Por fim, pegue em cada fatia de courgette, enrole em 2 dedos da sua mão por forma a obter um rolinho de canelloni. De seguida rechear com molho branco de nozes e folhas de espinafre escorridas da marinada.

Coloque todos os rolinhos recheados num prato, lado a lado e termine com cobertura de Mango Chutney decorada com oregãos secos em folha, azeitonas pretas e raminho de espinafre :-))

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os frutos secos são muito utilizados na cozinha crudivora e com eles fazem-se diversos molhos brancos deliciosos. No entanto, quando utilizam nozes, referem-se sempre a nozes pecans mas até à data ainda não encontrei à venda em lado nenhum. Nem no LIDL daqui !!

Para vos ser franca prefiro o "bechamel" de cajú do que o "bechamel" de nozes, mas... deve estar intimamento relacionado com o facto de as nozes não serem pecans :-((

Esta receita foi inventada por mim, tendo porém várias influências derivadas das intensas pesquisas que faço. O Mango Chutney é receita adaptada dum livro que me foi oferecido pelo site onde comprei o desidratador EXCALIBUR. O site é
http://www.detoxyourworld.com/ e pertece à escritora do livro: Detox your World by Shazzie.

Na altura não liguei nenhuma ao livro pois, nesse tempo, crudivorismo era chinês para mim. À medida que fui despertando e ganhando curiosidade sobre esta matéria, transformei o livro na minha biblia pessoal :-) Li-o alternadamente, pulando de capitulo em capitulo, sem regra de leitura mas absorvendo ao meu ritmo o que me parece mais pertinente. Realmente é preciso estar sensivel aos temas para eles significarem algo para nós.

10 comentários:

  1. Realmente o que se pode fazer com os ingredientes, parabens por estas experiancias que tem um aspecto maravilhoso.
    bjss

    ResponderEliminar
  2. Rute, com este tempinho quente (finally!), estas comidinhas crudíveras são as mais apetecíveis!
    E para que não estejamos sempre a insistir nas saladas, embora haja uma infinidade de combinações, é muito giro ter á mesa uma refeição diferente e inovadora...
    E estes pratos que fazes parecem desenhados à mão! :)

    ResponderEliminar
  3. Os teus canellonis tem excelente aspecto, são muito apelativos, quanto ao sabor só mesmo provando.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. É um campo com muitas potencialidades, eu gostava muito de provar mas faltam-me uns quantos apetrechos e aqui em casa seria a única a comer, de certezinha :)

    ResponderEliminar
  5. Amiga, gostei muito desta receita!
    Gosto demasiado de caju's para os usar no bechamel, e são tão caros... Como tenho nozes da quinta do namorado, acho que assim é mais fácil experimentar.

    Tb tenho um mandolin que comprei numa das promoções do Lidl. Eu acho-o muito bom, mas é dep lástico e não tão versátil como o do video. Contudo, para o que preciso, chega-me.
    As pecan só há no Lidl em promoções temporárias, só consegui comprar uma vez...

    Receitinha a fazer!!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. estas tuas receitas curdivoras sao uma delicia, e super divertidas!!!!
    já tirei o yelow submarin dps diz-me se está melhor!!!
    beijinhossss

    ResponderEliminar
  7. No LIDL há uma mistura de frutos secos que contém nozes pecan, nozes, amêndoas, avelãs, cajus e passas. Tem 200g de frutos. Acho q custa 1.50€. Encontra-se na área dos frutos secos. A marca é ALESTO - Mixed Nuts with sultanas.

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindo apetitoso e "most of all" saudavel é mesmo isso que todos nos precisamos para ganhar o corpo para a praia. yum yum jinhos doces :) xx

    ResponderEliminar
  9. É com imenso gosto que visito este blog. É muito inspirador para quem procura temas como desidratar, germinar, crudívorismo, etc. Gostaria de dixar aqui uma dica relativo a nozes de pecan que se encontram na Biocoop em Lisboa (morada na net)na altura certa do ano, claro. Já agora pode-me dar umas dicas sobre a aqusição do desidratador e o germinador que usa?

    Muito obrigada e dou-lhe os meus parabéns pelo seu blog!

    Maria João Lopes

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria João,

    é com imenso prazer que dou-lhe todas as informações que precisar. Por acaso hoje estou "folgada" e com tempo livre.

    Em relação ao desidratador, veja este link aqui:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/07/dehydrated-carrot-carrote-deshydrat.html

    Em relação ao germinador, o link é este:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/08/outro-namoro.html

    Quanto à Biocoop, sou cliente mas não assidua, pelo que nunca lá vi nozes pecans. No entanto, já encomendei, biologicas, directamente de Inglaterra, obrigada. Na próxima vez que for à Biocoop pergunto aos empregados de lá e comparo preços.
    Obrigada pela informação.
    Espero tê-la como leitora do blog daqui para a frente e quem sabe visitar um blog seu também!?
    Abraços :)

    ResponderEliminar