15 junho 2009

FRANCESINHA VEGETARIANA

EM PÃO ALENTEJANO

E foi com o S. João que terminei o meu fim-de-semana de santos populares. Uma bela francesinha (algo calórica, é verdade!) que encerrou as festividades populares cá na tasca.

INGREDIENTES:

Pão alentejano fatiado;
Bifana de seitan (link
aqui);
Fatias de tofú fumado;
Salsicha vegetariana;
Queijo ovelha amanteigado;
Molho de francesinha (fiz a receita da
Gasparzinha);
Batatas fritas na Actifry.

CONFECÇÃO:

Fazer o molho da francesinha na Bimby conforme explicado no blog
No Soup For U. No entanto, retirei da receita os produtos de origem animal.
Como tinham sobrado bifanas do dia anterior, foi só aquecer e saltear o tofú fumado com as salsichas abertas ao meio.
Enquanto isto, fritaram as batatas na Actifry durante 25 minutos (sem óleo já que eram batatas congeladas pré-fritas). E torrou o pão ligeiramente na torradeira.
Por fim é montar o prato: Fatia de pão por baixo, bifana, tofú fumado, salsicha vegetariana, fatia de pão por cima, barrar de queijo amanteigado, entornar o molho quente e dispôr as batatas à volta. Decorei ainda com coentros frescos que libertaram um odor/sabor extraordinário ao prato.

11 comentários:

  1. Minha querida Rute, que bela Francesinha! Ficas a saber que é mais perto ir a tua casa do que ir ao Porto... por isso, já sabes! Adorei o teu comentário ao 'Slow Motion Challenge' - somos cotas mas radicais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. descobri agora esta delicia de blog
    muitos parabéns!
    vou voltar tenho muito para aprender aqui.
    obrigada!
    essa francesinha deve ser um espetaculo!
    beijinho
    fernanda

    ResponderEliminar
  3. Já tinha saudades de vir aqui espreitar as tuas inovações gastronómicas. E deixa-me que te diga, que belas férias!! Qualquer uma dessas era bem vinda! Aliás, acho que as comia todas!!
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Amiga, se leva o molho que eu postei, é quase como se eu tivesse participado dessa francesinha vegetariana!
    Eu, que não troco uma linguiça por nada!!! :) :) :)

    Mas está com um aspecto de revirar os olhos.
    O molho fica mesmo uma delícia e assim marchou mais uma refeição fast food gourmet, caseirinha e bem saborosa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Se é uma francesinha vegetariana ainda me confessem a comer, pois das outras nãooo.Rute acho que conseguiste despertar o meu sentido gostativo para a francesinha

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro francesinhas e já não como há muito tempo. Mas sem chicha não dá :) Só se for mesmo para provar he he

    ResponderEliminar
  7. Ja ia perguntar o que era aquela salsicha ali a espreitar na sandes lol, afinal era seitan, que não sei o que é mas fico intrigado por saber, e vou descobrir pois ficou lindo e aparenta ser bem saboroso. que bom 10/10 :) jinhos xx

    ResponderEliminar
  8. Já vi francesinhas vegetarianas nos restaurantes, mas levam só vegetais e pão...esta versão é bem original!
    O caraças do tofu fumados é que ainda não vi...:)

    ResponderEliminar
  9. mmmmmmmmmmmmm

    boa boa...
    por acaso vamos fazer umas oficinas da francezinha vegetariana no dia 4 de julho... e esta ideia parece-nos muito inspiradora, sobretudo as batatas fritas sem oleo...

    mmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    e mtos parabens plas receitas e coloridos dos pratos! gostamos mto!
    força

    ResponderEliminar
  10. Bem lá conseguiste fazer a francesinha, pelo aspecto devia estar uma delicia.
    Pelo que vi da receita tb não é mto complicado de fazer.

    Agora fiquei com curiosidade, tenho de fazer lá em casa.
    Bjcas

    ResponderEliminar