10 junho 2009

HAMBURGUER VEGETARIANO BIO-EXPRESS

Os feriados, os dias de sol e de descanso total não são para ninguém ficar fechado na cozinha. Chega-se a casa depois de uma manhã de praia com uma pele bronzeada e apetece algo rápido, saboroso e pouco calorico.
Essa é a parte dificil: pedir que Fast Food seja light! Partindo do principio que os molhos são a parte mais calorica do hamburguer, é só trocar por uns molhos crudivoros que sobraram da falsa lasanha :-)) Atenção que as batatas fritas também são light (embora nada saudáveis rsrsrs).
INGREDIENTES:
  • Pão de hamburguer normal;
  • 2 Hamburgueres de Cereais e Cogumelos (adorei estes!);
  • 1 Cebola grande;
  • Azeite q.b.;
  • Alface e tomate fresco;
  • Molho crudivoro de tomate (receita na etiqueta Crudivorismo);
  • Molho branco crudivoro (idem, aspas aspas);
  • Mostarda;
  • E batatas fritas light (menos 40% gordura e sal).
CONFECÇÃO:
Refogue uma cebola às rodelas grossas numa frigideira anti-aderente com pouco azeite, até a cebola ficar vidrada mas não torrada. Junte os hamburgueres de cereais, 6 minutos antes de terminar a cebola. Frite dos dois lados em fogo médio.
Abra o pão, coloque a cebola em primeiro plano, por cima o hamburguer, depois o tomate e regue com o molho branco de cajú.
Na outra metade do pão coloque a alface, o molho de tomate crú e "risque" com mostarda em ambos os lados. Junte as duas metades e atire-se ao pão com unhas e dentes!!!
Se gostar de bebidas alcoólicas, acompanhe com uma "loira" fresquinha, embora eu prefira morena (ou seja...cerveja preta! O que é que já estávam a pensar!). Bem geladinha hein!
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Foi a 1ªvez que consumi estes hamburgueres de cereais e cogumelos. São excelentes. A textura lembra imenso "carne". Estes não levam, nem tofú, nem seitan, nem soja texturizada. São à base de grãos de cereais e suco de cogumelo, cebola e alho em pó. Fiquei cliente!

18 comentários:

  1. Já tinha visto esses hamburgueres à venda...mas experimentados por ti e com esse aspecto a conversa é outra :-)

    ResponderEliminar
  2. Fantásticos esses hamburgueres saudáveis! E essa cebola toda fica espectacular! Adoro! E estou como tu - praia, praia, praia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sim senhora, belas ideias, que andam aqui para o biquini...ontem estive no Celeiro e estavam lá uns parecidos, cada vez há mais artigos felizmente.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Manhã de praia, tarde de descanso e férias na cozinha! Belo feriado. :)

    O meu empadão estava em espera e ainda não tinhas publicado o teu bombástico bechamel de caju.
    O problema vai ser conseguir aguentar a gula: ver caju's sem os levar à boca...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uau, com estes hamburgers até que me convences. Está com um aspecto fantástico. Numa próxima ida ao Celeiro vou procurar.

    ResponderEliminar
  6. Eu nem praia nem hamburguers. Não sou fã de nenhum dos dois, se tiver que comer... como, mas deve acontecer duas vezes por ano. Nunca comi hamburguer fora de casa, é sempre caseiro e, com sorte, devo apreciar mais estes feitos de cereais :)

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez conseguiste dar da volta ao texto e tratar fast food em forma de gourmet, lol. Excelente apresentação. Também gosto das batatas fritas no forno.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Férias da cozinha, sabe sempre bem, ainda por cima com praia,maravilha e esse almoço está com um excelente aspecto.Agora que vi aqui os hamburgueres cozinhados já não tenho receio de cozinha-los

    ResponderEliminar
  9. Por aqui nunca vi desses hamburguers à venda.

    Mas tu és um caixinha de surpresas! Não te imaginava a comer cachorros e hamburguers, é bem verdade que são light, mas não muito :P

    ResponderEliminar
  10. Rute, o que eu aprendo aqui!

    Esses hamburguers têm mto bom aspecto!
    Sabes, andei à procura de salsichas vegetarianas, mas no hiper do elefante só há de soja e de tofu, que eu tb não sabia que existiam, diga-se de passagem!
    Mas onde é que eu tenho andado?!? :)

    Onde é que posso encontrar as ditas? Quero ver se engano a minha filha com elas... se bem que ela não é mto fã de salsichas, sejam lá do que for!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Hoje estou "um bocado" chata... :)

    estive a ver o vídeo que tens aí da família espanhola com a casa ecológica; é super interessante, estava a adorar tudo, até chegar à parte das minhocas... :(

    mas continuo na minha, tenho que arranjar um forno solar. Aqui na minha casa tenho umas 5 horas de sol todas as tardes, tenho que aproveitar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá plateia :-)

    Estes hambugueres comprei no Jumbo, secção vegetarianos.

    Claúdia, quanto às salsichas, as tais que referi no cachorrão vegetariano são de tofú. Vai a este link para veres a foto da embalagem:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/02/enroladas-na-couve-na-cama-com-o.html

    Embora as que eu encontre com mais frequência e que gosto bastante são da marca ignoramus. No entanto todas vêm num frasco alto igual ao da foto do artigo.

    Beijinhos e bom fim de semana.
    Grata pelos comentários. Sabe sempre bem ;-)

    ResponderEliminar
  13. Não és nada chata :-))

    Se tens pelo menos 5 horas de sol, há mesmo que aproveitar! A borboleta da cozinha das cores está a delirar com o dela. Pássa lá para veres. Talvez te entusiasmes ;-)

    Minhocas para fazer compostagem também não me seduz muito. Até porque a minha compostagem é feita numa varanda com muito sol e as minhocas acabariam cozidas!

    ResponderEliminar
  14. Rute, obrigada pelo comentário que me deixaste. O carro, infelizmente, ainda não apareceu... Adiante. Relativamente aos alperces desidratados, deixaste-me com a pulga atrás da orelha. Onde é que arranjaste um desidratador? Em tempos vi um há venda no teleshopping, mas em lojas nunca vi. Tenho sempre imensa fruta, que muitas vezes acaba por se estragar, e se calhar com uma geringonça destas sou capaz de aproveitar mais.

    ResponderEliminar
  15. Os desidratadores só vendem na internet.

    Tens o modelo que é vendido em portugal que é este:

    http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-350-Desidratador.html

    A Verdinha tem esse, o STOCKLI e está muito satisfeita com ele.

    Depois tens o meu, que é considerado o melhor desidratador mas que é enorme e mais cáro. O meu chama-se EXCALIBUR. Se quiseres saber onde comprei, procura na etiqueta DESIDRATADOR, num dos posts mais antigos. Comprei num site Inglês:
    http://www.detoxyourworld.com/acatalog/excalibur.html

    Embora haja mais baratos em sites americanos, mas o problema é fazê-lo chegar cá a Portugal! Dentro da europa é mais fácil.

    Lamento o facto do teu carro ainda não ter aparecido. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Parece que além de chata, tb estou um bocado burrinha... claro, salsichas vegetarianas!! credo, que falta de discernimento! :))

    ResponderEliminar
  17. Bom...agora fui eu q não percebi...

    Quer dizer q pensavas q salsichas vegetarianas e salsichas de tofú e de soja não tinham nada a ver?

    Ahhhh acho q já entendi, pensavas que eram salsichas de vegetais! Mas...até há salsichas de algas mas têm sempre que levar tofú ou outro para unir.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada
    Vou pesquisar. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar