28 junho 2009

IOGURTE DE ESPELTA E INVERSÃO

Nos primordios das minhas confecções de iogurte de soja, perguntei ao site http://pt.efeitoverde.com/ se era possivel obter iogurte doutros leites, já que eu tinha adquirido a soyquick e a iogurteira vertical vendida por esta entidade.

Na altura foi-me dito que infelizmente não se conseguia fazer iogurte doutros leites para além do leite de vaca e soja. Fiquei triste, como é óbvio!

Até que ao ler o extraordinário livro
Wild Fermentation voltou a esperança de obter um iogurte doutra espécie :-)
No livro refere que para fazer iogurte de outros leites é aconselhável juntar lecitina de soja em pó. A lecitina funciona como agente emulsionante. Ou seja, ao ser adicionada às emulsões aumenta a estabilidade cinética tornando-a mais homogénia.
Achei a informação muito interessante e tal, mas como a lecitina de soja é super cara, resolvi intentar experiências mais baratas apesar de ter uma maior margem de erro :-(
O que é facto é que consegui! Consegui um iogurte cremoso embora não tão consistente como o de soja. O iogurte de espelta lembra iogurte líquido, uma bebida "lactea" muito agradável à qual juntei xarope de groselha. Adorei. Parecia batido de fruta.
INGREDIENTES:
  • 500 ml leite de soja (sem aroma e sem açúcar);
  • 500 ml leite de espelta;
  • 1 colher (sopa) frutose;
  • 1 iogurte soja (alpro).
CONFECÇÃO:
Colocar àgua a ferver dentro da terrina de vidro e guardá-lo no sitio destinado à incubação (desde modo aquece a "incubadora").
Juntar os dois leites num fervedor. Amornar até 40º, juntar a frutose e o iogurte batido.
Retirar a água da terrina, deitar o preparado e levar à incubadora. A incubadora pode ser um forno convencional desligado e acabado de assar qq refeição, um edredon ou uma manta polar, ou ainda, uma mala termica. No meu caso foram confeccionados no forno solar, como tem sido hábito deste blog.
Ao fim de 8 a 10 horas de fermentação, leve ao frigorifico durante 4 horas no minimo.
INVERSÃO:
Esta é a parte mais interessante, a meu ver.
Quando já não tinha iogurte nenhum no frigorifico à excepção dum restinho do de espelta, pensei assim: Será que posso utilizar este restinho como starter num novo iogurte mas desta vez só de leite de soja???
Dificuldade aparente: O dito "restinho" era mais soro do que iogurte, uma vez que no iogurte de espelta foi impossivel separar o soro. Supus que já não tivesse força suficiente para fazer um iogurte de soja sólido.
Na verdade, ENGANEI-ME! O starter de espelta fez um iogurte de soja, exactamente igual ao iogurte de soja confeccionado com 1 iogurte de compra, caseiro ou fermento. INCRIVEL ficou super sólido apesar de ter vindo dum iogurte liquido!
INGREDIENTES DA INVERSÃO:
  • 1 litro leite soja;
  • 1 colher (sopa) frutose;
  • 1 copinho de iogurte de espelta.

13 comentários:

  1. O que eu já aprendi, neste cantinho.Os teus iogurtes ficaram lindos, tenho que experimentar o leite de espelta, fiquei curiosa.

    Rute obrigado pela explicação, que me deste, acho que tens razão devia de ter uma alimentação mais vegetariana, apesar de eu não comer muita carne, como mais peixe pois sempre é um pouco mais leve.
    Quanto ao leite e derivados, ai está um problema, eu adoro queijo, o leite passava sem ele, mas o queijo.Por acaso uma amiga minha que é uma entendida em mediciona chinesa já me tinha dito para eu, deixar de beber leite e derivados.
    Mas quando ando melhor esqueço um pouco isso.Estupidez minha.
    E depois o que há para substituir o queijo?

    Muito obrigado pela preocupação.

    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  2. Rute que rica ideia, como sempre:))), vou experimentar com leite de aveia.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Sandra,

    Mas aí é que está, não precisas de deixar o queijo nem os iogurtes de vaca. Começa apenas por eliminar o leite de vaca, até porque a lactose presente nos derivados não é significativa.

    Faz um esforço amiga, retira o leite de vaca da tua alimentação nem que seja por 1 mês.

    Tudo vai de um hábito. Houve um tempo cá em casa que só eu bebia leite de soja. O meu marido dizia q jamais bebria leite de soja. Entretanto começou a substituir um pelo o outro aos poucos e agora não suporta o sabor do leite de vaca. Vê lá tu como são as coisas!!

    Beijinhos.
    ___________________________________

    Conceição,

    magnifica ideia. Fico à espera das tuas experiências com leite de aveia :-))

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  4. Eu tb uso iogurte caseiro para fazer mais, mas já sabes, com leite da boa da vaquinha! :) :) :)

    Este leite de espelta deixa-me mesmo curiosa...

    Beijinhos! :) :)

    ResponderEliminar
  5. E pronto, já despertaste mais um click nesta cabecinha! :)
    Adorei o efeito colorido deste iogurte, e acredita que a esta hora (em especial) deslizava tããããooooo bem! :)

    ResponderEliminar
  6. Gasparzinha,

    eu tb faço iogurte com um iogurte anterior, mas desta vez o que me surpreendeu foi utilizar praticamente só o soro do iogurte de espelta.

    E depois conseguir obter um iogurte de soja consistente tendo como base um iogurte fraquinho de espelta (iogurte + mto soro). Não sei se me estou a explicar muito bem.
    __________________________________

    Mary, é isso mesmo que é importante, estimulo colectivo :-))

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  7. Ai, ai, ai! Tanta invenção deixa o meu Tico e Teco baralhados... eu que agora estou numa de 'rien faire'. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Rute, tirando a explicaçao que é sempre magnifica, ficou lindo, umas cores divinais.
    Metendo a colher na conversa, eu bebo leite de soja há 14 anos, mas não consigo de deixar de beber o de vaca, até porque gosto, maspronto sempre vou alternando...hehe.
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. Há, entendi, o prórpio soro que restava do iogurte e apenas um bocadinho deste foram suficientes - é o milagre da multiplicação! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Exacto!

    Para a próxima vou tentar ser mais destemida e fazer iogurte só com o soro!

    ResponderEliminar
  11. Esse iogurte ficou magnifico!!
    Parabéns é assim que nascem grandes receitas ;)
    Bjocas

    ResponderEliminar
  12. hummm,mais uma delicia!!Leite de espelta e' optimo,iogurte deve ser ainda melhor!!Sabes que o pessoal do centro vegetariano j'a esta a ficar teu fa!!hihi
    beijinhos!!

    ResponderEliminar