03 junho 2009

QUEIJO CURRY DE IOGURTE COM COMINHOS E LINHAÇA

INGREDIENTES:
  • 1 litro de leite de soja (natural);
  • 1 iogurte de soja (natural);
  • 3 colheres (chá) de curry em pó (ou caril);
  • 2 colheres (sopa) de linhaça castanha;
  • 1 colher (chá) de sementes de cominhos;
  • 1 colher (café) de cominhos em pó;
  • Sal fino q.b.
CONFECÇÃO:
Aquecer o leite e dissolver o curry. Deixar cozinhar durante 1 minuto. Juntar o sal, os cominhos em semente e em pó, e a linhaça.
Esperar que arrefeça até 40º (técnica do dedo). Bater o iogurte com uma colher e juntar ao leite temperado. Fazer o iogurte pelo método tradicional ou em iogurteira. O meu iogurte foi feito no forno solar, dentro de uma terrina escaldada com água a ferver, e embrulhada numa manta polar durante 10 horas.
Quando pronto guardar no frigirifico e proceder como explicado no artigo relacionado. Todos os passos da drenagem do iogurte estão lá nesse artigo de queijo de iogurte salgado.
Obtém-se um queijo creme óptimo para barrar no pão. Encontrar as sementinhas de linhaça e de cominhos ao trincar é delicioso. Confere um paladar muito exótico.

15 comentários:

  1. Rute, fiquei mesmo com vontade de provar esses teus queijinhos... Devem ser sensacionais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Isto parece-me muito bem , até já o estou a ver numa mini-tosta yummy :-)

    ResponderEliminar
  4. Rute, se eu pudesse bem que comia uma fatiazinha com pãozinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh Rute olha que este deve estar tchanãã!!! O sabor do caril em queijo deve ser fantastico
    muito fixe

    ResponderEliminar
  6. Rute eu adoro queijos e este deixou-me em alerta...tenho ver como faço porque forno solar não há mas não deve haver problema
    Obrigado pela partilha.
    bjss

    ResponderEliminar
  7. Já tinha ficado fã do primeiro (que confesso me agrada mais no que se refere aa ingredientes), mas este de curry deve ficar bem exótico!

    Um brilharete para jantares de amigos.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Rute,
    Esta é mesmo uma receita exótica, mas deve ser bem agradável.
    Eu gosto muito de queijo de barrar nas minhas torradinhas matinais.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  9. Rute uma ideia original, mas quanto tempo aguenta no friogorifico? bjs Conceição

    ResponderEliminar
  10. Ai menina, queijo é perdição aqui em casa, um bando de ratos!! Beijos

    ResponderEliminar
  11. Que belo queijinho, cá em casa somos dois fanaticos por queijo de todos tipos cores e feitios, se comprar a iogurteira vou experimentar :-)

    ResponderEliminar
  12. Olá a todas :-)

    Este queijinho é mesmo especial. Noutro dia foi o meu almoço em cima dumas torradas de pão de milho. Por causa do calor não me apetecia mais nada e soube imensamente bem.

    Dos 2 que fiz não consigo determinar preferência. São ambos bons. Diferentes.

    Conceição, considero que dura bastante no frigorifico (mais de 2 semanas). Conservo-o num prato, tapado com uma tijela, para por um lado estar protegido do ar do frigorifico mas por outra evito que fique herméticamente fechado.

    ResponderEliminar
  13. Oi Rute, desculpa não te ter respondido ainda ao convite que me fizes-te para participar no DIA DA COR, mas tive um pequeno contratempo - roubaram-me o carro na 6ª feira passada e desde aí não tenho tido cabeça para quase nada:((
    Mas a vida tem de continuar, não há nada a fazer. Quanto ao dia da cor, podes contar comigo, vou tentar fazer o meu melhor.
    Beiijinho

    ResponderEliminar
  14. mesmo bem cremoso e apetitoso gostava de ter provado essa delicadeza de queijo :) xx

    ResponderEliminar