23 junho 2009

SALADA DE FRUTAS LAMINADAS

Verdade inconstestável: A simplicidade é rainha em todas as áreas. Até mesmo na culinária!
Nada mais simples, nada mais prático, nada mais rápido do que uma simples salada de fruta em substituição de um jantar complexo. Tenho muita sorte em ter um marido que alinha nestas refeições light.
O toque de magia que tornou uma salada convencional na melhor salada jamais ingerida foi o laminar da fruta na minha nova mandolina. Como é que estas finas folhas de fruta fazem toda a diferença!? Até mesmo na hora de confeccionar. Pois em 15 minutos tinha o jantar pronto!
INGREDIENTES:
1/2 meloa;
2 pêssegos;
2 kiwis;
2 bananas;
1 limão em sumo;
2 laranjas grandes em sumo.
CONFECÇÃO:
Laminar tudo. Testar qual a melhor abertura de lamina para cada fruto.
Quando laminar a banana (ao comprido), regar imediatamente com sumo de limão para evitar que fique negra de oxidação.
Quando terminar de laminar, disponha na saladeira e regue com o sumo de 2 laranjas doces.
Aguardar poucos minutos e comer com satisfação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A fruta esteve uma tarde inteira no frigorifico pelo que a salada de fruta estáva bastante fresquinha.
Não aconselho a confeccionar a salada de fruta com antecedência e guardá-la no frigorifico até altura de servir pois toda a fruta oxida em contacto com o ar. O potêncial nutritivo encontra-se na fruta imediatamente acabada de descascar.

13 comentários:

  1. Ó pra ela toda contente com o brinquedo novo! :) :) :)

    Fresquinha, deve ter ficado uma maravilha. :)

    ResponderEliminar
  2. Olha ficou com um aspecto super fresco e saboroso e apresentado no bambo ..wow. jinhos doces :) xx

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda sua salada.Fruta já é bonita naturalmente...,achei interesante o modo q. vc. fez separando como uma salada legumes.
    Servir com um molho de creme de leite,limão e açúcar à parte fica
    bom pra quem não come uma ou outra fruta.Valeu!

    Ana.

    ResponderEliminar
  4. Neste crudivorismo eu alinho totalmente :)

    ResponderEliminar
  5. Uma salada é bom com esse visual ainda melhor :))

    ResponderEliminar
  6. Saladinha de fruta sabe tãooo bemmm, sorte que tens maridinho que alinha nisso, se fosse lá em casa, o maridinho perguntava "então hoje comemos primeiro a fruta"?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Na outra encarnação devo ter sido uma Saladnha de Frutas ou um Pomar...
    Este é o meu mundo! :)

    ResponderEliminar
  8. Outra máquina???
    Eu bem digo que nunca mais te consigo apanhar nessa odisseia de máquinas:))
    Salada de frutas cai sempre bem, então se for com gelado ainda melhor;)
    Assim fininha deve ganhar outro sabor!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que divertido! Frutinha laminada... frutinha como muita agora, mas laminada é que não, tu é que és a mulher das máquinas. Beijinhos de praia para ti!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todos pelos simpaticos comentários.

    O tempo tem sido escasso para responder um a um. Mas não deixo de ir aos vossos blogs visitar e comentar.

    Suzi, boas férias!!!!!!!!!!
    Afinal sempre arranjas maneira de vir à net de vez em qdo :-)

    Beijinhos Gente :-)

    ResponderEliminar
  11. já vi que ja andas a dar uso ao teu utensilio novo! ;)

    Pois é, agra é usar a imaginação! Com fruta nunca me lembrei!

    ResponderEliminar
  12. Ainda não utilizaste o teu utensilio de laminar na fruta!!!???

    Pois, então, utiliza porque é excelente. A fruta ganha outra graça.

    E não te esqueças que é uma óptima ajuda no caso de quereres fatiar para desidratar!

    Eu estou curiosa é com o teu novo desencaroçador de azeitonas e cerejas. Num futuro próximo quando as minhas oliveiras derem azeitonas e eu souber tratá-las, vou precisar desse gadget!!

    ResponderEliminar
  13. Rute, essa mandolina é fixe!

    A salada está linda, cortada dessa forma.

    Mas, como alguém tb já disse aí, em minha casa seria a sobremesa... e eu bem que estou a precisar de uma refeições bem levezinhas, pq as minhas calças andam todas a queixar-se...

    bjs

    ResponderEliminar