27 julho 2009

ABRUNHOS E AMEIXAS DESIDRATADAS

A ideia de desidratar ameixas/abrunhos foi da Verdinha. Aliás, ela já devia ter publicado as dela (anteriores às minhas). Mas eu esperei...esperei...esperei...e agora que não tenho mais nada para publicar tenho de tornar as desidratações publicas. SORRY!
Estou em "pulgas" para ver as dela, mas as minhas ameixas e abrunhos demoraram uma eternidade. Está certo que valeu a pena! Pois os abrunhos ficaram um delicioso snack para quando nos apetece um docinho saudável. As ameixas são amargas, mas o sabor intenso a ameixa é explosivo. Imagino-as numa tarte ou bolo...
A desidratação decorreu nos seguintes moldes:
Para utilizar apenas a electricidade mais barata, coloquei a desidratar apenas durante a noite (por causa da tarifa bi-horária). Durante o dia desligava o desidratador e na noite seguinte voltava a ligar (8 h + 8 h + 8 h+ 8 h). Demorou!!! Sim, demorou bastante porque coloquei-as inteiras e nem sequer lhes dei um golpe. As ameixas, especialmente, eram grandes e cheias de sumo. Enfim, mas que vale a pena, vale!!
No entanto para a próxima vez acho que vou tentar cortá-las ao meio para poupar energia.
Verdinha, obrigada pela ideia maravilhosa!!! 5 estrelas!

25 comentários:

  1. Que belo snack! E adoro estes abrunhos. Temos uma árvore destas na quinta mas como choveu quando estavam os frutos a amadurecer, estragaram-se todos. Os abrunhos e as ameixas amarelas! Paciência! Fica pró ano que vem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom, e eu que adoro esse tipo de snacks.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já tinha pensado em desidratar ameixas quando viesse o desidratador! Ficaram bonitas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. hahaha acabei agora de publicar :D

    Opah ainda não tinha as fotos todas no pc; fui para férias e não sabia da maquina fotografica com as fotos, ja estava em stress...

    Os abrunhos também devem ficar deliciosos!!

    Beijokas :)

    PS: a falta de tempo apodera-se de mim... agora é dar muito ao dedo de dia para não ter que ir trabalhar até tarde rsrsrrsrs

    ResponderEliminar
  5. Já espreitei as da Verdinha, o desidratador dava muito jeito cá em casa!
    Até mais para a comida crudívora, pois a minha última experiência (de que te falei) não correu muito bem e não se comeu de todo! hehehe:)
    Mas acho que o da Verdinha é redondo e eu queria quadrado ou rectângular...buá, buá, buá! :)

    ResponderEliminar
  6. Com este calor, já nem precisamos de desidratador para secar nada!
    Andamos todos bem sequinhos. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Isto de ser enxovalhada em praça pública não dá com nada. Com que então as ameixas são amargas? Explosivas sei que são mas amargas? Que ultraje he he

    ResponderEliminar
  8. Diariamente a surpreender-me!!!
    Onde vais buscar tanta ideia e tanta "maquineta"?!
    Fico fascinada!!!!!!
    Jinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  9. Rute,
    Que pena que eu não tenho um desidratador, ia dar-lhe uso com toda a certeza.
    Deixei-te um mimo no meu post de hoje.
    Bjs e bom fim de semana
    Moira

    ResponderEliminar
  10. Como já devem ter reparado, tenho andado com pouco tempo para publicações, comentários e afins.

    Obrigada pela vossa visita e comentário. E ainda, obrigada pelos selinhos.

    Para a semana já estou mais aliviada de trabalho e volto à carga com ideias, maquinetas e novidades! Beijokas.

    ResponderEliminar
  11. E se as deixassemos num tabuleiro bem espalhadas e expostas ao sol numa varanda, será que náo resultava?Os algarvios secavam as frutas assim.rosa.xa

    ResponderEliminar
  12. Rosa,

    tem toda a razão, em certas zonas é possivel desidratação de frutas e vegetais ao natural. O problema é que eu moro na cidade, para além de ter pouco espaço ao ar livre, onde só tenho sol à tarde.

    Se me aventurasse a secar na varanda, no final da desidratação teria as ameixas cheias de poluição dos carros que aqui pássam na rua.

    ResponderEliminar
  13. Acabei de mandar vir uma desidratadora da Reino Unido (http://www.detoxyourworld.com/acatalog/excalibur_9_timer.html) e 5 folhas.

    Vai ser a minha prenda antecipada de Natal.

    Estou ansiosa para desidratar figos ...

    ResponderEliminar
  14. Olá Fátima. Bem vinda ao meu espaço.

    Depois dá noticias sobre os figos desidratados e se entretanto criares um blog dá-nos a conhecer o endereço.

    Beijinhos e boas desidratações :-)

    ResponderEliminar
  15. Comprei a desidratadora porque quer a minha sogra quer a minha mãe têm uma quinta; logo todos os anos são quilos de legumes e frutas de todos os tipos a estragar.

    ResponderEliminar
  16. Realmente estragar é um "crime" não é? Custa tanto ver apodrecer frutas e legumes tão bons!

    Excelente opção a compra do excalibur.
    Mas deixo-te aqui outra solução para os excessos de produção:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/11/conservas-sem-vinagre.html

    ResponderEliminar
  17. Olá! Parabéns pelo blog, tem coisas maravilhosas.

    Estou a pensar comprar um desidratador, o excalibur agrada-me porque dá para fazer iogurte e levedar pão o que é sempre útil. No entanto não tenho assim tantos excessos, a desidratação será mais pelo prazer pois adoro comer os frutos e vegetais desidratados.

    Acha que devo optar pelo Stockli devido à pouca quantidade de excessos para desidratar?

    É que ainda por cima vi o excalibur com temporizador, perfeito!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Obrigado pela sugestão!

    Vou ver se compro o excalibur de 5 tabuleiros com temporizador, penso que vale bem a pena. Só uma dúvida, necessito encomendar as folhas para líquidos à parte?

    Agora fugindo ao tema, outra coisa que acho interessante é a utilização de kéfir mas ainda não percebi muito bem nem encontrei à venda ainda...

    Obrigado.

    Abraço,

    Rui

    ResponderEliminar
  19. Olá Rui,

    desculpe a demora na resposta mas na altura que vi o seu comentário não me foi oportuno responder.

    O excalibur tanto desidrata pouco como muita quantidade. No entanto é capaz de ocupar mais espaço na sua cozinha. Verifique as dimensões de um e de outro.

    A Verdinha do blog "Sotão da Verdinha" tem o stockli e está muito contente com a compra que fez.

    Quanto ao temporizador não me parece necessário adquirir com temporizador incorporado. Basta-lhe comprar um temporizador externo (existem uns baratissimos) e que dão para várias máquinas (qualquer pequeno electrodoméstico).

    Para ter mais conhecido sobre o excalibur convido-o a visitar este link:
    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/07/dehydrated-carrot-carrote-deshydrat.html

    Espero ter ajudado.
    Bom fim de semana.
    Um abraço,
    Rute.

    ResponderEliminar
  20. Mas pelo que vejo o stockli não dá para desidratar líquidos nem fazer iogurte... se não estou enganado vou para o excalibur....


    Obrigado!

    ResponderEliminar
  21. Usar o excalibur como iogurteira pode não ser um pormenor importante. Eu por exemplo faço iogurtes pelo método tradicional e não gasto energia. Há mil e uma maneiras de fazer iogurtes tradicionalmente. Basta-lhe ferver o leite, deixá-lo baixar de temperatura até chegar a 40º, juntar o fermento ou 1 iogurte e depois simplesmente tem de mantê-lo abafado num lugar quente, durante 8 a 10 horas.

    Verifique este artigo:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/iogurte-de-soja-solar.html

    Ou pode visitar a Suzi do SE7E PECADOS neste post aqui:

    http://se7epecados.blogs.sapo.pt/19741.html

    Quanto aos liquidos, claro que os pode desidratar no stockli mas precisará igualmente das folhas teflex. Como alternativa pode usar folhas de couve (segundo dizem).

    A única vantagem indiscutivel do excalibur é ter tabuleiros retangulares enquanto que o stockli tem tabuleiros redondos.

    ResponderEliminar