04 julho 2009

MOUSSE KEFIR DE SOJA COM ABACATE

Não era suposto ter feito kéfir de soja, o meu objectivo eram kéfires diferentes mas a amiga que partilhou comigo os grãos de kéfir deu-me um raspanete! Disse-me assim: - Tu não podes andar assim a exigir dos grãos de kéfir sem os deixares acordar completamente do processo de congelação! Os grãos para crescerem e fortalecerem precisam ser alimentados com leite de vaca ou de soja e só depois é que podes começar com invenções malucas!
Já estão a ver o filme né! Exploração infantil de grãozinhos de kéfir! Sim porque ela deu-me umas miniaturazinhas que estavam congeladas em casa dela há 3 meses.
Vai dai que fiquei com pena dos grãozinhos e dei-lhes leite de soja, mesmo não pretendendo consumir o kéfir de soja. Digo isto porque quando provei achei-o super amargo. Mesmo assim, guardei o kéfir de soja no frigorifico, já sem os grãos, e dei-lhes mais leite de soja para fermentar. Só para ver se os "bichinhos" cresciam mais um bocadinho. Portanto estive a "engordá-los"!
Ao fim de 24 horas já tinha mais 1/2 litro de kéfir de soja e ainda não tinha consumido o anterior! Que fazer??? Inventar pois claro! Sai uma deliciosa mousse de kéfir de soja com abacate e limão! Magnifica!
INGREDIENTES:
  • 1 Pêra Abacate madura;
  • 1 tijela kéfir de soja (iogurte);
  • Açúcar integral a gosto (eu coloquei 3 colheres "sopa");
  • Sumo de 1 limão médio.
CONFECÇÃO:
Num copo misturador colocar a pêra abacate sem casca e sem caroço, cortada aos pedaços.
Juntar o kéfir de soja, o açúcar e o sumo de limão. Triturar tudo com a liquidificadora de mão.
Servir! E consumir todinho! (não aconselho a guardar por ser um alimento vivo)
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
kéfir - leite que é transformado em iogurte pelos grãos de kéfir.
Grãos de kéfir são uma colonia de micro-organismos (bactérias boas e leveduras) que fazem uma pré-digestão do meio onde são colocadas. A aparência lembra pedacinhos de couve-flôr. O produto obtido (iogurte de kefir) tem excelentes propriedades medicinais. Faça uma pesquisa na net ;-)

5 comentários:

  1. Rute, isso não se faz coitados dos grãozinhos, também têm de ter dias de descanso, qualquer dia fazem greve, ah!ah!

    Mas agradou-me essa mousse pois abacate é uma das frutas que eu gosto muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Credo, essa de consumir alimentos vivos e ainda por cima vítimas de exploração infantil, parece-me um bocadinho demasiado para o meu gosto :)
    O aspecto até é bom, verdinho e tal. Tanta coisa com ser vegetariana e tal e, pumba... andas a matar coisas vivas. Devias ter vergonha na cara he he

    ResponderEliminar
  3. Sandra G, o kéfir é óptimo para facilitar digestões. Fornece ao estomago enzimas beneficas para ajudar ao processo digestivo.

    Ameixinha, não te preocupes, já estou a tratar melhor os meus bichinhos. Agora dei-lhes leitinho de vaca ;-)

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  4. Rute,
    Que delicia,de mousse.
    de kéfir nunca fiz,nei provei.
    mas era capaz,de gostar:)



    bjs

    ResponderEliminar
  5. O comentário da Ameixinha diz tudo!
    :) :) :)

    Achei o resultado lindo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar