26 julho 2009

QUEIJO-KEFIR DE CABRA EM AZEITE E ALHO

Pensavam que eu tinha abandonado as experiências com kéfir? Enganam-se! Eu estáva era em experiências mais prolongadas...

Aqui temos o produto de 5 dias. Três dias com os grãos de kéfir a fermentarem o leite de cabra, mais dois dias a drenar
neste kit. Não drenei no cesto da bimby porque o kéfir "não gosta de metal" (note-se que eu tenho a Bimby antiga, o modelo actual já tem cesto de plástico). Convém utilizar apenas utensilios de vidro ou de plástico (inclusive talheres).

A ideia original veio deste blog:
Come-se.blogspot.com.
INGREDIENTES:
500 ml de leite de cabra;
1 colher (sopa) grãos de kéfir;
Azeite q.b.;
dentes de alho q.b.;
2 folhas de louro desidratadas.
CONFECÇÃO:
Fazer um kéfir de leite de cabra durante 3 dias. A partir do 2º dia o soro separa da parte branca conforme figura 2. Antes de passar o kéfir pelo passador de plástico, escorra um pouco do soro. Depois deite no passador para separar os grãos do iogurte.
Utilize os grãos noutro "banho" à sua escolha: leite vaca, soja, cabra, água, etc...
Prepare o paninho. Eu costumo escaldar o kit com água a ferver da chaleira electrica. Deixo arrefecer e depois coloco o kéfir-iogurte no pano, enrolo e prendo com duas molas da roupa, devidamente lavadas e escaldadas. E fica assim a drenar na caixa do kit com uma tijela de plástico por baixo, dentro do frigorifico durante 2 dias.
Ao fim desse tempo, encha um pote com azeite, alhos cortados e folhas de louro lavadas e enchutas. Faça bolinhas de queijo com uma colher e coloque dentro do azeite. Não deve fazer o inverso, primeiro o queijo e depois o azeite, pois desse modo as bolinhas de queijo desmancham.
Deixe uns dias no azeite e sirva em cima de pão ;-) Apesar de ser um queijo-creme de cabra um pouco acido, é delicioso. E sabe optimamente a azeite e alho. Já tenho mais 500 ml a fazer para colocar no mesmo pote de azeite. Vai-se comendo um e colocando outro queijo a marinar.

10 comentários:

  1. Mais uma ideia à Rute! :)

    Tb adoro o Come-se, aliás, tu e a Neide dar-se-iam muito bem! :) :)

    Nota - O modelo actual da bimby já tem o cesto em plástico e não em metal, como o do modelo anterior. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh, andava era adormecido :) Será que algum dia vou ter oportunidade de provar disso? Tem bom aspecto mas eu que adoro queijos, não sei se ia ficar assim fã ;)

    ResponderEliminar
  3. Gasparzinha já coloquei uma nota sobre o cesto. Obrigada pela lembrança (esqueço-me sempre q existe o/modelo!). Ahhh costumas passear-te pelo come-se... tenho de ler o come-se com mais atenção.

    Ameixinha, se quiseres em Agosto dou-te uns grãos de kéfir para levares pro norte.

    Jokas!

    ResponderEliminar
  4. Leite de cabra????? Tu????? Deve ficar com um saborzinho fantástico! Por falar nisso tenho que ir tratar do meu kéfir! E podem ficar a saber também que dentro de pouco tempo vou ter kéfir para partilhar, o meu está a crescer muito bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Rute mais uma das tuas ideias fantásticas.Esse blog tem coisas muito boas.

    Beijinhos

    P.s Olha já ando a beber leite de soja á 2 semanas e não sinto a falta do outro.Acho que é desta, vou beber o leite de soja para sempre.
    Obrigado pela dica

    ResponderEliminar
  6. Rute mais uma das tuas ideias fantásticas. Tem bom aspecto.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pão com azeite e alho é muito bom! Com kefir drenado também deve ser...
    Parece-me uma entrada "très Chic"! :)

    ResponderEliminar
  8. Esse queijinho hummm, deve uma delicia.
    Mas estas ideias só podiam ser da menina Rute
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Me deu vontade de provar isto!

    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Hola,

    Su blog ha captado nuestra atención por la calidad de sus recetas.

    Agradeceríamos que lo registre en Ptitchef.com para poder indexarlo.

    Ptitchef es un directorio que referencia los mejores sitios web de
    cocina. Cientos de blogs ya se han inscrito y disfrutan de Ptitchef
    para darse a conocer.

    Para suscribirse a Ptitchef vaya a
    http://es.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form o en
    http://es.petitchef.com y haga clic en "Anade tu blog " en la barra la
    parte superior.

    Atentamente,

    Vincent

    ResponderEliminar