12 julho 2009

RAW SUSHI ROLLS (SUSHI CRUDIVORO)

Apesar das fotos não estarem suficientemente favoráveis... o sushi crudivoro foi um sucesso cá em casa! Estou deveras surpreendida pela boa aceitação por parte do "mirido" e da "diabinha"!

Desde que frequentei o curso da
Márcia que tinha imensa vontade de reproduzir a receita de raw sushi. No entanto, não pretendia publicá-la pois foi uma receita dada no livrinho do curso e a Márcia podia levar a mal eu estar a tornar a receita publica.

Mas... ao ver que a própria Márcia publicou a receita
aqui, assumi que se publicasse não estaria a violar nenhuma "lei" :-)) Fico à espera de reclamações!
INGREDIENTES:
  • 1 tijela de grãos de cevada;
  • 6 a 7 nozes;
  • sumo de 1 limão pequeno;
  • 1 colher (sopa) de molho de soja (Tamari);
  • 1 colher (sopa) óleo prensado a frio.
  • 1/2 cenoura às tiras finas;
  • 1/2 pepino às tiras finas;
  • 1 pimento verde, vermelho ou laranja, às tiras;
  • Vinagre de ameixa q.b. (pode ser outro vinagre pouco ácido);
  • 1 colher (sopa) molho de soja (Tamari);
  • 2 colheres (sopa) óleo prensado a frio.
  • 3 folhas de alga nori;
  • Molho de soja e Wasabi para servir.
CONFECÇÃO:
Demolhar a cevada em água durante 6 horas. Escorrer a água e deixar a germinar 24 horas. A meio desse tempo lave e escorra 1 vez para refrescar.
Demolhar as nozes durante umas horas (1 a 2 h).
Cortar os vegetais e deixar a marinar no vinagre, molho de soja e óleo durante 1 hora.
Triturar a cevada, as nozes, sumo de limão, molho de soja e o óleo na bimby na velocidade 7-8-9. Meio minuto (depende da rigidez da cevada, não se pretende obter uma pasta mas sim uma leve trituração a imitar "arroz").
Esticar um quadrado de pelicula aderente, uma folha de alga nori humedecida e depositar a cevada triturada. Colocar os vegetais escorridos da marinada conforme imagem 2.
Enrolar conforme imagem 3. Esta quantidade de ingredientes dá 3 rolls. Colar a ponta final do rolo com água.
Com uma faca afiada cortar às fatias. Colocar num prato e servir com uma tacinha de molho de soja e wasabi diluido para molhar ;-)
SE GOSTEI?? ADOREI !! ( e ele dizia assim: - isto é bom, o que é? ... E eu: é crudivoro... E ele: bem não me digas que tem aquela cena do kefir!)
Anda traumizado coitadinho!

15 comentários:

  1. Me encanta la comida oriental. Besos

    ResponderEliminar
  2. Sim, esta sugestão krude é um mimo em todos os aspectos!
    É óptimo para esta altura do ano, leve e fresco, e a ver pelos ingredientes deve ser delicioso, and last but not least, visualmente é giríssimo! I like it!:)

    ResponderEliminar
  3. Tens um homem santo he he Olha, gostei muito de ver vinagre de mim mesma aí pelo meio :)
    Nunca comi nada japonês, tenho wasabi cá em casa e estou a planear fazer umas coisinhas com ele. De resto, fico à espera de provar algo assim, cru :)

    ResponderEliminar
  4. Isto é o máximo! Tenho que provar esta novidade do crudivorismo. Mas sabes que lá em casa os pratos vegan estão a começar a ser aceites aos poucos... Qualquer dia ainda lhes dou uma coisa destas... até se passam! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Apresento desde já uma reclamação: não ter sido convidada!
    E eu nem me importava se tivesse a "cena do kefir"! :) :) :)

    É que esta dificilmente faço cá em casa: o Esparguete não gosta de sushi nenhum e só para mim...

    Mas está um capricho.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Isto faz-se tão depressa que bem podem fazer só para 1 pessoa.

    A parte que custa mais é a espera pela cevada demolhada e germinada.

    Vale a pena, não desistam.
    Beijinhos.
    D.Gasparzinha - a reclamação foi anotada. QQ dia peço-te uma demonstração bimby mas uma das receitas é minha (raw sushi).

    ResponderEliminar
  7. Eu também quero reclamar.... Não chegou nehum aqui para estes lados.
    Quanto a lei das publicações, descansa, estás liberada para publicar o que quiser... o importante é Publicar para Partilhar.
    Beijos
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Ufa! ainda bem que a reclamação é só essa :-))

    Seguem uns sushi rolls por CTT o quanto antes!

    Obrigada Márcia. Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Não sou tão amante de sushis, mas esses ficaram muito bons, pelo jeito.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Olá
    Tenho vindo a seguir o seu blog, e estou a adorar. Tenho pena de não ter coragem para começar a comer 100% vegetais, muito menos 100%crus. E só me fazia bem já que tenho peso a mais e intestinos preguiçosos(muito preguiçosos)....!!Já agora, para desintoxicar, o que me aconselha?

    Outro dos problemas é cozinhar para a familia. Comecei a fazer pão na MFP e cada vez que faço com sementes e farinhas integrais, franzem o nariz.

    Mas esta receita tem um aspecto espectacular, sem duvida.
    Fico a aguardar ver mais das suas inovações. Parabens pelo seu blog.

    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Olá Ana Maria, bem vinda!

    Devagar se chega ao longe e até ser 100% isto ou aquilo ainda vai um longo caminho. Um passinho de cada vez para melhorar a nossa saúde é o que se pertende. Só assim é fácil e damos tempo ao nosso organismo para se habituar às alterações.

    Para intestinos preguiçosos aconselho um super alimento: a Linhaça e o óleo de linhaça. E... muuuuita água!

    Dê uma espreitadela na etiqueta LINHAÇA da coluna da dreita no Partilhar por Tema.

    Comece por incluir a linhaça nas sopas, nos pães, nos iogurtes, nos batidos, etc... coma linhaça diariamente e vai melhorar dos intestinos de certeza. Mas, não deixe de beber bastante água ao longo do todo o dia.

    Beijinhos, volte sempre e coloque todas as dúvidas q precisar.

    ResponderEliminar
  12. Olá Rute, acho que ao contrário do sushi dito "normal", que não aprecio (parece que agora está na moda, mas que muita gente só come porque... está na moda?!), este certamente ia gostar. És uma verdadeira "cientista" alimentar ehehehe

    ResponderEliminar
  13. A primeira vez que provei sushi tradicional achei que tinha um tempero que não me agradava, mas não sabia o que era e fiquei cismada.
    Os sushis que a filha fez no aniversário eu comi e nem usei wasabi!
    Você usa ingredientes totalmente inusitados para mim, como cevada, mas provaria de bom grado.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Menina! Que máximo!! Não conhecia esta receita. Quero provar!! adorei. Valeu a dica!

    ResponderEliminar
  15. Em breve estarei voltando à confecção de sushi alternativo. Prometo!
    Acabei de comprar uma maquineta milagrosa!
    Ver aqui:
    SUSHIZI

    ResponderEliminar