21 julho 2009

SALADA RUSSA C/ MAIONESE DE REBENTOS

INGREDIENTES (para 2 pessoas e ainda sobra):

10 batatinhas de calibre pequenino (com casca);
1 cenoura com casca (se for biologica);
1 ovo cozido;
1 lata pequena de feijão frade (o meu foi cozido no forno solar);
7 folhas de alface migadas fininho;
3 tomate-cereja (os meus eram tomates baby da horta de varanda);
Azeitonas pretas q.b.;
5 colheres de maionese de rebentos (receita
aqui);
Tomate seco e coentros frescos picados q.b.
CONFECÇÃO:
Lavar muito bem as mini batatinhas com um esfregão de vegetais. Estas são as da aldeia (as tais que não tiveram intervenção humana). Apanhámos de vários tamanhos.
Cozer as batatinhas com casca, cortadas aos quartos, com a cenoura cortada e o ovo (lavar muito bem o ovo antes).
Após estar cozido retirar toda a água quente, passar por água fria e reservar até arrefecer. Entretanto preparar o resto dos ingredientes.
Após arrefecimento dos alimentos cozinhados, juntar tudo à excepção do ovo, coentros e tomate seco. Guardar no frigorifico até servir.
Na altura de servir, misturar a maionese que tem uma textura óptima para saladas russas pois não é muito densa. Decorar com ovo laminado, coentros frescos picados e tomate seco cortado aos pedacinhos. O tomate seco costumo guardá-lo em azeite com alho dai estar "lubrificado" :-))
Servi os pratos com meias luas de pão de forma. Sabe sempre bem!

9 comentários:

  1. Essa salada russa não pode ser melhor!!!
    Ficou fantástica com essa maionese :D
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. humm, nhami nhami, adooro salada russa!! hoje ao almoço inventei uma salada, tenho que lhe dar um nome :)
    estive a ver a receita da tua maionese, parece-me muito boa! e para quem tem o colesterol altito, é uma óptima alternativa.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua salada, tb comi uma ao jantar, com azeitonas, e rebentos de soja.
    bjsss

    ResponderEliminar
  4. Sim, sim, esta saladinha é bem ao meu gosto!
    Gostei da substituição das batatas pelo feijão, só ainda não encontrei tomate seco para me poder estrear...
    Não me importo de comer a sobra! :)

    ResponderEliminar
  5. Essas batatinhas pikenas como eu deixam-me possuída :) Que maravilha, no calor sabe muito bem uma saladinha russa!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. está linda a salada, só fiquei curiosa com o que é 'forno solar'... :)

    Me tire das trevas da ignorancia amiga, please!

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Essa salada é o meu estilo. Ficou linda!
    bjs
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia!!!! a todas.

    Anita, o forno solar é uma solução ecologica. Uma caixa com espelhos que cozinha com a luz do sol.

    Veja este post aqui para olhar as fotos:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/06/feijo-vermelho-cozido-no-forno-solar.html

    De seguida se você quiser ver todas as receitas de cozinha solar click na etiqueta da coluna da direita: FORNO SOLAR/SOLAR OVEN.

    E cada vez que terminar a página da etiqueta tem mais se clickar em Mensagens antigas (no rodapé do blog).

    Você vai ficar espantada com tudo o que se pode cozinhar ao sol. E para quem come carne e peixe, o forno solar também tem utilidade.

    Beijinho a todas. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Amiga, esta semana andei mais ausente e estava a perder estas deliciosas saladas!
    Adorei as duas propostas e fiquei fã da maionese que já cusquei abaixo. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar