28 agosto 2009

ARROZ ÁRABE NA PAELHEIRA ELÉCTRICA

ARTIGOS RELACIONADOS (na paelheira):

Paella Vegetariana
Arroz de Forno
Arroz à Valênciana

INGREDIENTES:
  • 1 copo de soja granulada fina;
  • Mostarda líquida;
  • Sal e Cominhos em pó q.b.;
  • 1 chávena (café) óleo milho;
  • 2 chávenas (chá) arroz carolino;
  • 1 pacote de pinhões crús;
  • 1 copo de passas de uva;
  • Açafrão e Curry q.b.;
  • Limão às fatias para decorar.

CONFECÇÃO:

Hidratar a soja com água. Espremer e temperar com mostarda líquida, sal e cominhos em pó. Reservar de um dia para o outro dentro deste tempero.

Na paelheira eléctrica deitar o óleo de milho e o arroz. Temperar de açafrão e curry (pouca quantidade de ambos). Juntar os pinhões e sal. Deixar fritar mexendo frequentemente com colher de pau.

Colocar água a ferver numa chaleira eléctrica. Juntar a soja ao arroz, continuar a fritar. Juntar as passas, mexer e juntar a água a ferver apenas até tapar. Não convém colocar água muito acima do nível de arroz.

Tapar e deixar cozinhar no nível 1 da paelheira. Assim que a água sumir, apagar a paelheira e permanecer tapada por mais uns minutos. Decorar com limão que deverá ser servido juntamente com o arroz. Acompanhar com uma salada verde e vermelha para contrastar cores.

16 comentários:

  1. Paelheira é um nome bonito miúda :)
    Assim como o arroz que deve ter ficado delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Hummm, esse arrozinho... ai, que delícia!!!

    ResponderEliminar
  3. Ui hehe que maravilha e rende não é ?
    beijinho :*

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, se me permites vou partilhar o teu blog no twitter que tb há lá veggies :*

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas, só vos digo: estou apaixonada pelos meus pratos de arroz!

    Samma, e para partilhares é preciso permissão? Tás à vontade. E depois partilha comigo o link :-)

    Beijinhos e vou-me para a cozinha, estou a fazer outro arroz na paelheira para o almoço. É tão prático! E actualmente até estou satisfeita que a paelheira seja grande, dá-me sempre para 2 refeições familiares e só tenho trabalho 1 vez. Bjokas.

    ResponderEliminar
  6. Espectacular, ficou linda a cor, que maravilha, podias levar um pouco amanha..hehe.
    bjssssss

    ResponderEliminar
  7. Deste já não há! Foi feito na 3ªfeira para uma amiga que vinha cá almoçar.

    Com que então...vou-te conhecer amanhã abelhinha :-)

    ResponderEliminar
  8. De tanto as ver aqui, tb já fiz uma paella.
    Foi uma alegria para limpar restos: lulas, chocos, miolo de camarão e meio peito de frango, saiu tudo do congelador e zupa.
    Nem te digo, ficou fantástica!!
    Só que estava sem bateria - no fotos... :( :(
    Assim tenho que fazer outra vez, mas cheira-me que sem a riqueza de uma limpeza ao congelador dificilmente ficará tão boa. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  9. Enganas-te! Faz uma limpeza de vegetais no frigorifico, junta-lhe umas algas e um tofú e vais ver que fica 5 estrelas.

    Mas acredito que a paella "feezer cleaning" deve ter ficado um espanto! Só é pena não haver fotos (buááááá).

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela resposta à macaca :) ainda tenho muito que aprender!

    E essa paelheira, não tarda nada entra em greve! Isso é trabalho escravo! :)) mas que saem de lá grandes delícias, disso não há dúvida...

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Rute é tão bom arroz árabe, o teu está lindo.Essa paella, é 5*.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Realmente, como é que eu só agora é que comecei a dar valor à paelheira! Tanto tempo arrumada a um canto.

    Suja-se tão pouca loiça para confeccionar um arroz na paelheira. É magnifico e rápido.

    ResponderEliminar
  13. Wow, fiquei maravilhada com esta maravilhosa receita.
    Excelente x

    ResponderEliminar
  14. E só vos digo uma coisa: (infelizmente os blogs não têm cheiro, senão...) ESTAVA MUITO BOA!!!

    buáááááááá... tenho de comprar uma coisa dessas... e outra de fazer leite de soja... e outra... e...

    Tenho de assaltar um banco!!! Isso sim!

    NUNCA comi um arroz tão bom!!!

    Se fizeres mais arroz e ninguém comer... JÁ SABES....

    ;o)

    ResponderEliminar