31 julho 2009

ECOPRODUTOS: COPO MENSTRUAL MOONCUP

Não, não é um preservativo! É um copo menstrual. E é uma alternativa ecológica às toneladas de pensos e tampões que as mulheres gastam durante a sua vida fértil. Somos umas poluidoras!!!

A primeira foto é do site
MoonCup.co.uk, as restantes fotos são do meu mooncup. A diferença está no tubinho de baixo. O meu foi cortado ao meio pois era a única coisa que me incomodava neste copo de silicone. O tubinho apenas serve para puxar o copo (nada mais).

E como funciona? Quem souber ler Inglês pode tirar todas as dúvidas no site. No entanto, se quiser adquirir, não precisa de importar do estrangeiro. Os copos menstruais vendem-se em sites portugueses (por ex na
Naturkinda.com que foi onde comprei o meu, há 1 ano atrás).

Para quem tem dificuldade em idiomas, aqui fica uma breve explicação:

O mooncup é um copo de silicone reutilizável. Só para terem uma ideia do género de objecto que é, lembra uma tetina de biberão, suave ao toque e maliável. Que se dobra para inserir (instruções
aqui). Depois de colocado, deixa de se sentir (tal e qual como um tampão). Adapta-se facilmente ao interior do nosso corpo.
Dependendo do fluxo, aguenta em média 3 a 4 horas sem ter de ser despejado (sem fugas). A sua capacidade é de 30 ml. Existem 2 tamanhos, geralmente aconselhados para quem já teve filhos ou quem ainda não os teve. Mas isto varia muito. Especialmente se foi parto natural ou cesariana.
Segundo o fabricante e os estudos efectuados, o mooncup pode-se utilizar em qualquer ocasião (inclusive na piscina e na praia). Basta trazer sempre consigo uma garrafinha de água para lavar o mooncup após despejar o fluxo na sanita. No entanto, eu só uso o mooncup durante o dia e regra geral quando estou no escritorio de casa a trabalhar. Apesar de já o ter utilizado fora de casa e tranquilamente "dei conta do recado".
Durante os dias de menstruação e antes de cada utilização, escaldo o mooncup com água a ferver. E prefiro retirá-lo no duche. Mas consegue-se retirar com facilidade em qualquer outro lugar do W.C.
À noite, após cada utilização diária, lava-se o mooncup, normalmente, com gel duche anti-bacteriano. E guardo-o num saco plástico até à manhã seguinte.

27 comentários:

  1. Isto é que é ser amiga do ambiente! :)

    Interessante, desconhecia o apetrecho, mas confesso que aqui sou muito tradicionalista.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. hummm, já conhecia estes copos mestruais, mas não me convencem... Depois do nascimento do príncipe coloquei um aparelho e quase não mestruo.
    Bjs
    P.S. Adorei o nosso almoço e adorei conhecer-te (pena o tempo ter voado).

    ResponderEliminar
  3. Se funciona como um tampão é prático... agora será infalível para quem trabalhar fora de casa todo o dia? Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai Rute ..nisto ja não me convences!!

    Ja respondi ao teu convite! Obrigada na mesma
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Rute, não conhecia, mas a ideia é fantástica, o unico problema deve ser para quem está fora de casa o dia todo.
    O metodo tradicional acho que vai ser um mal necessário por muito tempo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia...mas acho que não era capaz de usar, mas fica a informação, nunca se sabe ;-)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso já o conhecia e acho uma excelente ideia, sendo eu uma verdadeira defensora do ambiente, não uso porque não menstruo, se não ia pelo menos experimentar.

    ResponderEliminar
  8. Vocês metem cada coisa pelos buraquinhos acima he he
    Eu não sou poluidora e não uso nada disso! Só quando tomo antibioticos é que poluo e isso tem acontecido apenas uma vez por ano quando tenho infecção urinária :)

    ResponderEliminar
  9. Desconhecia completamente!
    Acho que não era capaz de usar... mas lembro-me de pensar a mesma coisa sobre os tampões quando tinha uns 14 anos...
    O importante é aparecerem novos produtos, sejam eles mais económicos, mais ecológicos...
    As mentalidades vão mudando conforme os recursos que há disponíveis.

    ResponderEliminar
  10. LOL
    As coisas que tu te lembras mulher.
    Fizeste-me rir :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. já conhecia. Mas para quem trabalha não sei se é prático.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Por mero acaso (ou talvez não) pensei em falar-te aquando da escova... foi quando comprei a escova que vi pela primeira vez o mooncup. Devo confesar que fiquei na dúvida de que seria uma boa compra (acho que ainda estou a "ruminar" a ideia).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Esta mulher nao existe, encontras cada uma...!!

    Mas por estes lados os tampoes e os pensos prevalecem mesmo... há coisas a que simplesmente não estou aberta :)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  14. A principal intenção deste artigo é dar a conhecer.

    Acreditem que é infalivel fora de casa, tal e qual como um tampão é infalivel até x horas.

    Acredito que seja menos prático por não ser descartável, mas...mais vale usar devez em quando, do que nunca.

    Ou seja, usar quando se está em casa já ajuda a diminuir a poluição. A tradição já não é o que era. E a poluição está incontrolável. Temos de fazer algo pelo planeta.

    No entanto, pode-se sempre comer por outras mudanças menos drásticas :-)).

    Beijokas a todas.

    ResponderEliminar
  15. Adorei este blog, já segui! :)
    Só uma coisa, qual é o custo (aproximado) disto?
    um beijinho verde *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/TrocasEVendasDaChuckytah vendo o copo em small a 20€ e large a 25€

      Eliminar
  16. Olá M.Sunshine,

    o mooncup custa 30 euros no site da naturkinda. Na coluna lateral, na lista de sites a visitar, encontras o link do site.

    O mooncup está na secção higiene pessoal da naturkinda.
    Beijinho verde também para ti. Volta sempre ;)

    ResponderEliminar
  17. Gostaria de dividir também minha experiência como usuária do coletor ou copo menstrual. Soube de sua existência pela net. Minha primeira reação foi de certa repulsa e eu me espantei, porque na verdade o que estava em jogo era a minha idéia de associar a assepsia ao descartável, naturalmente, tudo o que é descartável é limpo e é bom. Falso. Não é. Então passei por uma segunda fase, a da curiosidade e também a do engajamento, pois acredito que posso produzir menos lixo com aquilo que consumo, e então decidi comprá-lo.
    Agora já faz 8 meses que uso somente o coletor em silicone e a prática faz com que a gente domine as técnicas na hora de colocá-lo e tirá-lo. Quanto a trocá-lo em banheiro público, isso não é nenhum “bicho de sete cabeças”, com o tempo torna-se natural. Além de alguns cuidados básicos de higiene com as mãos - nada de muito diferente em relação ao manuseio do tradicional absorvente interno – o coletor pode ser lavado ou limpo com papel mesmo. Acho que não é tão difícil assim, recomendo a todas.

    ResponderEliminar
  18. Deia, muito obrigado pelo seu testemunho.

    É importante as pessoas saberem de mais relatos na 1ªpessoa.

    ResponderEliminar
  19. Mais uma falando como usuária:
    Não, o absorvente não é um mal necessário...
    e é exatamente o ficar fora o dia todo q facilita...
    eu o uso por no mínimo 8h ininterruptas sem precisar esvasiá-lo, o tempo máximo recomendado é d 12h , mas nem com 12h d uso ele enche...muito menos vaza!
    por isso não ha necessidade d trocas (ou ao menos muitas trocas) na rua...

    ResponderEliminar
  20. Mistery, mas que boa noticia essa para quem tem pouca mestruação.

    Não sabia que o máximo de horas eram 12!

    Muito obrigado pela sua participação neste tema. Não deixem de visitar os outros artigos sobre ecoprodutos na etiqueta Ecologia :)

    ResponderEliminar
  21. Aproveito para também deixar o meu testemunho.
    A minha primeira reacção foi igual a de todas as mulheres, mas uso este maravilhoso copinho já há um bom tempo e não me desfaço dele.
    É verdade, os fabricantes falam da necessidade de esvaziar o copinho, dependendo dos fluxos, 2/4 vezes ao dia. Não há qualquer problema em remover o copo em WCs públicos, precisamos de alguns cuidados de higiene, mas isso precisamos sempre. De início, não aconselho, há sempre uns acidentes caricatos, mas garanto que é só mesmo de início. Uma das marcas disponibiliza um sabonete próprio para limpar e desinfectar.
    A fase de habituação é igualzinha à dos tampões, com uma vantagem, como temos de mexer um pouco mais no interior da nossa vagina, passamos a conhecê-la melhor!
    Reparei que ninguém falou em questões de saúde e isso é também muito importante.
    Ao contrário dos pensos e dos tampões:
    Não contém gel absorvente, desodorizante e branqueador
    Não impede os processos naturais de eliminação de células mortas e bactérias que acompanham o sangue menstrual
    Não impede a lubrificação natural
    Não seca a menbrana vaginal

    Pensemos em nós e no ambiente que nos rodeia, "o mundo é composto de mudanças"!
    Já não somos Mulheres de ontem!
    Mais info: http://www.lunette.fi/

    Já agora desafio a blogger a procurar informação (e divulgar) sobre Pompoarismo ou Exercícios de Kegel.

    Beijos,

    Ana Gabriel

    ResponderEliminar
  22. Ana, excelente comentário. Obrigada pela participação no "debate".

    Vou indagar sobre Exercicios de Kegel (fiquei curiosa).
    Beijinhos, volte sempre.

    ResponderEliminar
  23. Descobri no youtube um video exeplificativo da colocação do copo menstrual, deixo aqui o link para complementar ainda mais o artigo do mooncup:

    http://www.youtube.com/watch?v=Vfs3HydFkJU

    ResponderEliminar
  24. Comprei o meu copo menstrual Lunette na www.pegada-verde.pt. Só uso há uns meses e posso dizer que é das melhores mudanças que fiz na minha vida. Nunca mais tive reacções alérgicas, não fica aquele cheiro característico e acaba por ser muito prático porque consigo usá-lo quase as 12 horas seguidas sem ter de o mudar. Faz confusão ao inicio, mas quando comecei a usar tampões também me fazia... é como tudo, é preciso experimentar! Aconselho mesmo :)

    ResponderEliminar
  25. Teresinha,
    agradeço-lhe ter-nos deixado o seu testemunho por aqui.

    Queridas visitas,
    continuem a fazê-lo. É importante deixarem falar a voz da experiência por forma a servir de exemplo a quem ainda tem dúvidas.

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  26. Olá.
    Lançamos o único coletor menstrual brasileiro!
    Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
    Produzido 100% em silicone medicinal, se adapta perfeitamente ao corpo.
    Não contém látex, corantes e nem agentes branqueadores.
    Oferece até 12 horas de proteção e conforto.
    Saiba mais no site www.misscup.com.br e na loja loja.misscup.com.br

    ResponderEliminar