29 agosto 2009

ECOPRODUTOS: NOZES DE SAPONÁRIA

SAPINDUS SAPONÁRIA L. é o nome da árvore-do-sabão. Os seus frutos, fruta-do-sabão, ou nozes de sabão são uma alternativa ecológica para lavar a roupa e não só.

Bastam 4 nozes (fruto desidratado), dentro dum saquinho de linho, ou duma peuga velha, para lavar 5 kilos de roupa na máquina. Para maior eficiência é recomendável utilizar um programa com temperatura um pouco mais elevada (60º), no entanto, é possivel utilizar o programa económico de 30º mas há que parar a máquina uns minutos logo após encher de água para que as nozes hidratem e libertem "o sabão".

Não necessita de amaciador pois a saponina deixa a roupa macia. Porém após lavar com nozes de sabão não pode deixar a roupa muito tempo, fechada, esquecida dentro da máquina pois criará cheiro a mofo. Convém usar as nozes naquelas alturas em que é lavar e pôr a secar sem incertezas de mau tempo.

Também já usei na máquina de lavar loiça. Funciona na perfeição no caso de loiça acabada de sujar, e no caso daquelas pessoas que passam a loiça por água antes de colocar na máquina. Se você costuma juntar loiça suja na máquina e não pássa por água, as nozes não são tão eficazes como o detergente em pastilhas.

Dizem ainda que as nozes têm as seguintes utilizações:

- Champô para o cabelo (tem propriedades anti-caspa);
- Champô para animais, deixa o pêlo macio;
- Detergente lava-tudo devido às prop. bactericidas e fungicidas da saponina;
- Limpa-vidros;
- Líquido para lavar a louça manualmente;
- Detergente para o automóvel;
- Sabonete líquido para o corpo e as mãos;
- Repelente de parasitas, vermes nos animais;
- Insecticida biológico para as plantas repelindo os pulgões;
- Limpa jóias;
- Produto anti-alérgico, eficaz para crianças, para pessoas com pele sensível.

Para fazer detergente ou champô sigam as indicações do site Energia Verde.com.pt.

Fonte imagem 3: http://www.ceuc.ufms.br/

Fonte imagem 4: http://www.scielo.br/

26 comentários:

  1. Já experimentei para lavar a louça manualmente e gostei. Na máquina da roupa ainda não testei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Conceição,

    ora agora ensina-me tu. Como fizeste o detergente de lavar loiça manualmente? Ferveste as nozes em água? Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Rute, isso é totalmente novo para mim. Nem sei se temos por aqui.
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, como te disse gostei muito de saber.
    Muito gosto.
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Amiga, e isso resulta com baratas reproduzidas em cativeiro?!!! :) :)

    Adorei conhecer-te.
    temos que repetir com mais calma. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Rute fervi as nozes com 1 litro de água. Segui a receita como vinha no papel que acompanha as nozes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Olá Olá,

    Gina, procure que você vai achar nozes de sabão no Brasil de certeza. O Brasil é muito mais evoluido nestas coisas do que Portugal.

    Abelhinha, adorei conhecer-te!!! És uma pessoa muito bem disposta. Temos de combinar a tal visita cá a casa para veres as máquinas todas.

    Gasparzinha, idem idem aspas aspas. És uma casa cheia :-) Foi muito bom teres conseguido estar presente no encontro de blogueiras da EXPO.

    Conceição, obrigada pela resposta, vou experimentar fabricar o meu detergente de loiça :-) Depois conto-te como correu.

    Beijokas!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute,
    Foi muito bom conhecer a cara por trás do Partilhar. Como é bom estar sempre a aprender coisas novas para um mundo melhor.
    Gostei muito desta ideia e vou experimentar, o ambiente vai decerto agradecer.
    Bjs e temos que nos encontrar outra vez com um pouco mais de tempo.

    ResponderEliminar
  9. Concerteza Moira.

    O encontro da Expo foi só uma introdução à amizade. Agora temos de cultivar estas amizades já que são todas pessoas tão agradáveis com quem comunicar. Aliás, não se poderia esperar outra coisa. Acho que os nossos blogs são o nosso espelho!

    Bjs e vamos combinar encontros mais intimistas :-)

    ResponderEliminar
  10. ola Rute!!Já tínhamos falado?Peço desculpa, mas desde a criação do blog que tenho falado com tantas pessoas diferentes que não é fácil recordar todas!!:S
    Não conhecia o teu blog, mas digo te que estou a adorar!!!!:)
    ideias muito interessantes!!
    eu ja tinha pensado em desidratar, mas ainda não me aventurei!
    Mas agora depois de ver o teu blog fiquei rendida!Ate porque adoro fruta seca.:)
    Tens imensas receitas deliciosas!!
    Beijinhos!!
    sofia

    ResponderEliminar
  11. Olá Sofia,

    sim, eu já tinha comentado uma vez o teu blog logo após ter descoberto um comentário teu na cozinha das cores.

    Fui lá dizer-te que admiro a tua escolha pelo campo e que um dia também eu pretendo ir viver para o meu terreno na aldeia.

    Beijinhos, volta sempre.

    ResponderEliminar
  12. Andei a considerar esta hipóteses para lavar a roupa, mas com a tarifa bi-horária não me pareceu a melhor... optem por uma bola que lava tanto a altas como a baixas temperaturas e não cria o cheiro a mofo...

    Mas agora para lavar a loiça... isso interessa-me. Conceição: também dá para lavar loiça bastante engordurada?

    Gasparzinha e Moira, gostei bastante de vos conhecer, só foi pena termos estado tão pouco tempo (também com tanta actividade no mesmo dia: um workshop no Príncipe Real que devia ter começado às 11h e só começou às 12h, almoçar, descobrir a onde era o ponto de encontro... ufa... já estou cansada...). Se poder ir ao vosso próximo encontro... tipo penetra... ;o)

    Moira, podes-me dizer o nome daquelas sementinhas com cheiro a baunilha? Adorei snifar aquilo...

    E agora vou dormir... são 5:30 da manhã... Já para a cama!!! Doida!!!

    ResponderEliminar
  13. Rute tenho destas nozes em casa! Quando comprei o desidratador o centro vegetariano enviou me uma amostra... mas nunca as usei!

    Talvez esteja mesmo na altura, mas acho que primeiro fico me pela loiça... pois a roupa gosto de lavar tudo a frio e sou mais esquisita com os cheiros...

    ResponderEliminar
  14. Patricia, aqui tens o link do artigo da Moira onde ela fala dessas sementinhas:

    http://tertuliadesabores.blogs.sapo.pt/61069.html

    Verdinha, bem-vinda de volta. Já tinha saudades tuas. Quanto às nozes de sabão, não têm cheiro. E podes usar amaciador se preferires manter o cheiro da tua roupa. Usas as nozes dentro do tambor da máquina.

    ResponderEliminar
  15. "Cutiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii",

    ;o)

    eu já tinha visto, só me falta ter tempo para o ler...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde.
    Apos ler estes varios comentários gostaria de deixar uma sugestão: Ja conhecem a Okoball Pink?é um produto preocupado com o nosso ambiente e com as necessidades dos consumidores. lava roupa, loiça e tb serve para o frigorifico(neutralizar os maus odores). Faz ate 1500 lavagens o que corresponde a uma duração de 5 anos.Vale a pena experimentar quanto mais nao seja para tirar as duvidas.
    Nao precisam utilizar qqr tipo de detergente o que vai permitir proteger o ambiente e ajudar a poupar.
    Visitem o site www.okoball.com qualquer questao em que eu possa ajudar enviem e mail para nanylyon69@hotmail.com. Ao vosso dispor;)
    P.S. N vendo o produto, apenas me preocupo e tb pq o tenho.
    N considero a nozes de saponaria uma boa opção pois para as usarmos temos de sacrificar primeiro o ambiente.
    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  17. Olá Melanie,

    Sugestões e alternativas são sempre bem vindas.

    Já ouvi falar da Okoball pink. Brevemente hei-de experimentar. Quando terminar as nozes de saponária.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia! :)
    fiquei a conhecer essa planta recentemente, e tenho procurado sementes em todo o lado mas não encontro! Moro em Lisboa, alguém sabe onde posso comprar??
    obrigado! :)

    ResponderEliminar
  19. Olá,

    que eu saiba só mesmo comprando as nozes e tendo a paciência de as abrir a todas... volta e meia lá vem qualquer "coisinha" com as nozes... :)

    ResponderEliminar
  20. Desculpem...escapou-me qualquer coisa...

    Qual dica SleepingBuddha?
    Há vários sites que vendem mas eu deixei um link no artigo, será isso que estás a agradecer?

    P&M, o que é que te apareceu dentro das nozes? As minhas vieram todas abertas!

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Ai... Ai... Rute! :)

    Estás a perder qualidades, estás... estás..

    As minhas nozes também estavam TODAS abertas, mas eu (teimosa como seu) andei a escarafunchar cada uma e ia pensado que haveria de encontrar uma sementinha... Tenho duas cá por casa, só não sei a onde as pus... também não sei do telemóvel... portanto, se alguém o encontrar, já sabe... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ai pá! Isto já deve ser do cansaço, pois ontem não entendi nada do que vcs as 2 estão a falar :)

    Então a SleepingBudha quer semear uma árvore destas!
    E tu conseguiste umas sementes por teres escarafunchado as nozes todas!
    Isso é mesmo paciência de Jo.

    Já pensei nisso mas no caso das bagas goji, pois há quem diga que dá para semear.

    Beijinhos Pat, há muito que não te vejo!!!
    Beijinhos à M., esse sorriso liiiindo!
    Rute

    ResponderEliminar
  23. Olá Rute,

    hoje fui à casa da Isabel e... tens um encontro agendado para breve... vê lá se apareces... o "pinguim" cá de casa também vai... ;o) (com o sorriso e tudo)

    "Isso é mesmo paciência de Jo.

    Já pensei nisso mas no caso das bagas goji, pois há quem diga que dá para semear."

    Óh minha Amiga, e tu não sabes que paciência de Jo é comigo mesma... :)

    Tenho um arbusto de goji a crescer cá em casa, por falar nisso para quando uma visitinha, hum?

    Beijinhos,
    Pat

    ResponderEliminar
  24. Ó Pat-Jó, isso é uma grande novidade, arbusto de bagas goji caseiro!!??

    Tu tens de publicar isso num blog. Não sei como é que ainda não tens um blog teu e da M. Ahhhhhh mas deves ter facebook. Eu é que não tenho FBook.

    E como é que vai a Permacultura?
    Quanto ao encontro, dá-me mais uns dias. Ando a cumprir prazos fiscais aqui no trabalho e sem tempo para almocinhos em Cascais.
    Mas já tenho xaudades das minhas amigas Pat-Jó e M.-Sorrisos :)
    Beijokas a ambas,
    ai quando eu apanhar essa cara laroca da pinguim!!!!! Vou repenicá-la com beijos!
    Até breve,
    Rute

    ResponderEliminar
  25. we supply soapnut shells at Euro 1 per Kilo
    Please contact us for your requirements
    we also supply small cotton bags

    best Regards

    naidu
    archanaexports@gmail.com

    ResponderEliminar