22 agosto 2009

FORNECIMENTO DE MATERIAIS PARA T.MANUAIS

Cá em casa temos uma caixa grande de papelão na varanda que é onde colocamos todo o lixo que vai para o ecoponto. Esta caixa enche muito rápido em relação ao lixo normal. O Miguel cada vez que vai despejar o lixo reciclável diz-me assim: - Nós fazemos tanto lixo! Temos de diminuir a quantidade de lixo que fazemos!
Realmente, não há melhor forma de ter consciência do lixo que produzimos do que darmo-nos ao trabalho do colocar no papelão, embalão e vidrão, o lixo que pode ser reciclado. Quando nós nos juntámos, eu e o Miguel, ele não tinha por hábito separar o lixo em casa da mãe. Daí não tinha a noção de quantidade.
E nós nem somos dos que mais lixo fazemos pois consumimos praticamente tudo caseiro. Por exemplo, eu não compro água engarrafada. Logo no meu lixo não encontram garrafas nem garrafões de plástico. Isto porque tenho um sistema de osmose inversa que purifica a água da torneira. Há quem seja contra estes sistemas, eu sou a favor e adoro a minha água, é super leve e saborosa.
Mas hoje o trabalho foi diferente! Hoje, eu e a Carolina retirámos trabalho ao Miguel. Estivemos a separar materiais para levar para o ATL de Verão na 2ªfeira. Já é nosso hábito fornecer materiais recicláveis à escola da Carolina, mas no Porta Aberta do CCC colocaram um grande cartaz a pedir materiais para as crianças trabalharem estas férias e cá estamos nós a colaborar.
E assim estivemos entertidas a preparar o lixo da nossa caixa de papelão para ser apresentado ao Porta Aberta nas melhores condições. A 1ªetapa foi abrir os pacotes de leite de soja e lavá-los por dentro. O prateado interior é lindo para fazer estrelas (por exemplo). 2ªetapa foi juntar os itens por familias já que tudo o que vai para aquele caixote, vai lavado, se for pote ou embalagem de plástico. 3ªetapa juntar tudo numa caixa para mais facilmente ser transportado. E ainda juntámos umas roupas velhas que estávam destinadas a panos para limpezas.
2ªfeira lá vamos carregadas! Mas muito felizes também.

11 comentários:

  1. Eu adorova saber que rumo/utilidade dar a maior parte daquilo que reciclo, deve haver um mundo de alternativas...mas como reciclo tanta coisa, acabava, se calhar, por criar material a mais ao qual não daria uso e acabaria por ir parar ao seu destino inicial: o ecoponto! A menos que houvesse muitos locais como o CCC, para que o consumo de materiais reaproveitáveis fosse em larga escala.
    Enfim, um bico de obra...:)

    ResponderEliminar
  2. Há muito artesanato que pode ser feito de materiais recicláveis. Vê este site que encontrei na internet com "receitas" passo a passo de como fazer objectos úteis:

    http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html

    Quando a Carol era pequena, eu reciclava todas as latas de leite em pó. Pintáva-as e oferecia a toda a gente para guardar mercearias na despensa (açúcar, farinha e etc...). Eram latas de kilo ou meio kilo.

    ResponderEliminar
  3. O que é preciso é um pouco de imaginação... que é o que não falta ás crianças e é uma boa maneira de ensinar as crianças a reciclar.

    ResponderEliminar
  4. Eu tb sou a mentora da reciclagem cá em casa, o Paulo até posso compreender que tb ás vezes me faça essa observação, agora o meu filho? que está a crescer neste mundo e que eu desde que ele se sente como gente viu a mãe reciclar e preocupar-se e a ensinar, é o mais renitente e nada preocupado, temos grandes "guerras" por ele não a fazer ou fazer mal.
    Fizeram muito bem e vai ser muito útil.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. É mesmo assustadora a quantidade de lixo que "produzimos" todos os dias!!
    Cá em casa tb separamos o lixo, tb era melhor que não o fizéssemos, tenho um ecoponto mesmo do outro lado da rua...
    pelo menos tentamos fazer alguma coisa de útil pelo planeta, mas realmente podendo reutilizar dessa maneira, melhor ainda.

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Uma óptima maneira de reutilizar materiais, pena é aqui para os meus lados não haver nada disso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute
    É optimo por essas ideias em pratica.
    Cá em casa reciclamos tudo,temos 5 caixotes de lixo eonde condutas pneumaticas para lixos reciclados,há que aproveitar!Tambem "tenho" um Miguel e um filtro de água ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Querida, eu tb adoro guardar tudo o que acho que pode ter outro fim.
    E muitas vezes o fim é maquetas!

    Excelente iniciativa!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Que boa ideia, quem dera que aqui também houvesse dessas iniciativas assim. Eu não me importava de dar essas coisinhas, já que fazemos separação de lixo cá em casa :)

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por perceber que há já muitas pessoas a fazer reciclagem! De vez em quando, os meus filhos vão ao ecoponto que tenho em casa à procura de materiais para inventarem brinquedos! Cortam, colam, desenham, pintam, e depois ficam todos contentes com o que inventaram! Quando se cansam volta para o ecoponto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá a todas, fico feliz de saber que todas fazem reciclagem :-)

    Sushibaby, às crianças nunca falta imaginação, tens razão. Temos muito que aprender com elas. Temos de aprender a ser crianças outra vez :-)

    Abelhinha, ó que pena as guerras! Se calhar ele agora está numa idade dificil. Há alturas em que os miúdos passam a vida a ser do contra! Para embirrar contigo, embirra com a reciclagem :-( ó sorte!

    Claudia M., penso muitas vezes como é possivel dar a volta a tanto lixo! Especialmente no caso das pessoas que não fazem separação! Como é que as lixeiras e aterros aguentam tanto!!

    Conceição, nem na escola? Na escola do teu filho ou filha não utilizam materiais recicláveis para trabalhos manuais?? Experimenta fazer uns trabalhos em casa. Espreita aquele link que forneci à Mary no 2ºcomentário deste artigo.

    Canela, essa agora da conduta pneumática (que coisa é essa?)... Faz parte do prédio? Vives em Portugal?

    Gasparzinha, maquetas?! Que fixe! Dedicaste a fazer maquetas em 3D?

    Ameixinha, ainda não tens filhotes? Quando tiveres vais começar a dar caminho a esses materiais que separas, vais ver.

    Suzi, a minha filha também faz isso influênciada pelos trabalhos manuais que faz na escola, volta e meia, traz a caixa de papelão para dentro de casa e corta, cola, pinta, etc... Depois volta tudo para a caixa, e esta para a varanda que mais tarde será despejada no ecoponto da rua. Por isso é que lavo tudo antes de colocar na varanda. Para não cheirar mal e para ela não se sujar.

    Beijinhos a todas! Obrigada por partilharem comigo os vossos hábitos de reciclagem. Hoje entregamos os materiais no CCC e ficaram todos muito contentes por ir tudo limpinho, separado e arrumadinho dentro de 1 caixa.

    ResponderEliminar