06 agosto 2009

LIMONADA DE KÉFIR

Apesar de muita gente defender que o kéfir deve estar dividido por meio. Ou seja, ter grãos de kéfir em diversos frascos, a produzir diversos "banhos", a minha colónia de kéfir tem vindo a alterar o banho em que é inserido conforme me dá mais jeito.
Para fazer iogurte de soja, deixo os grãos dentro do leite de soja, 24 horas, embora também já tenha deixado por 48 horas. Após este periodo, retiro os grãos e guardo o kéfir-soja no frigorifico para várias utilizações durante 3 a 4 dias.
Para fazer queijo de vaca ou cabra, deixo os grãos 72 horas (3 dias). Depois retiro os grãos e deixo a drenar durante outras 72 horas no frigorifico.
Para fazer a água-kéfir para massa de pizza, deixo 24 horas. Seguindo o processo de fermentação da farinha com esta água.
Isto porque o que eu pretendo é:
-Libertar-me da dependência que o kéfir tem de mim;
-Não ser forçada a beber iogurte de kéfir em quantidades industriais;
-Não deixar estragar o iogurte, queijo ou massa de kéfir-água por excesso de produção.
Dai que vou alternando para conseguir consumir todo o produto fabricado pelos grãos de kéfir. E segundo o que li, os grãos de kéfir tem a capacidade de se irem adaptando ao meio liquido. Dependendo do meio trabalham mais umas bactérias ou leveduras do que outras. Às vezes só precisam de mais tempo para a adaptação. E convém ir alterando os açúcares para obter uma microflora variada.
Hoje chegou o dia de fazer limonada de kéfir. Um kéfir-água aromatizado.
INGREDIENTES:
Água purificada ou de garrafa;
1 colher (sobremesa) de frutose;
3 rodelas de limão (bem lavado e biologico).
PREPARAÇÃO:
Lavar bem os grãos de kéfir com água sem cloro. Colocá-los no fundo do frasco, encher com água sem cloro, adoçar com frutose e terminar com o limão.
Deixar 24 a 48 horas. Se deixar 48 horas coloque mais uma colher de sobremesa de frutose, ao fim das primeiras 24 horas, para os grãos de kéfir se alimentarem.
Ao fim deste tempo, retire os grãos de kéfir e leve a limonada a gelar no frigorifico, ao servir verifique se está de boa acidez.
E aqui tem uma limonada probiótica. Se quiser pode fazer a limonada da bimby com este liquido. Simplesmente tem de tirar os grãos de kéfir, triturar o limão e a água-kéfir na bimby e escorrer com o cesto, tal e qual como sempre fez. A única diferença é que esta limonada está carregada de bactérias beneficas para a sua saúde.

18 comentários:

  1. Rute, sempre a descobrir novas coisas.Adoro limonada, essa então é 5 estrelas, como tu disses ela é benefica para a saúde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E eu estou.... de queixo caído!!!

    Realmente...

    ... olha nem seio que diga!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É verdade, já comprei o kombu em pó, depois levo-te...

    ResponderEliminar
  4. Eu quero ver quando o Kéfir apanhar a gripe A... vai ser lindo vai he he

    ResponderEliminar
  5. Rute cabecinha pensadora :))). Nunca me passaria pela cabeça limonada de kéfir.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pois bem... que grande inspiração vai nessa tua cabecinha! Limonada com bactérias activas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Rute
    Fantástica limonada :)!
    Tens alguma sugestão para acordar os meus bichinhos? Eles estavam habituados a leite de soja mas agora não se "mexem". Já estiveram em leite de vaca, agora voltaram para o de soja mas nada...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bom dia amigas,

    pois é, a saga kéfir não tem termino. São inúmeras as possibilidades.

    Sandra G, sabes que o kéfir facilita as digestões? Experimenta esta limonada para acompanhar a comida.

    P e M, obrigada pela ajuda em encontrar kombu em pó. Dia 16 dou-te os euros. Já li no pés na relva que ficas com o livro a seguir. Óptimo!

    Ameixinha, em relação à gripe A e às bactérias prejudiciais respondo-te noutro post que está pra vir, ok ;-)

    Conceição, sabes que li algures que o kéfir é bom para problemas de pele? Quando souber exactamente como aplicar, digo-te.

    Suzi, adorei a tua tarte de ananás com kéfir. A ver se compro a lata de ananás já hoje!

    Sandrinha, pela tua descrição é possivel que a tua colonia não tenha sobrevivido à congelação :-( Quanto tempo este congelada? Dizem que só aguenta 3 meses. E como congelaste? Li que se deve congelar com um pouco de leite ou então envolvidos em leite em pó.

    De qualquer das formas há sempre a possibilidade de eu dar-te um pedacinho da minha colónia.

    Realmente estou farta de prometer e ainda não dei a ninguém pois apesar da minha já ter crescido, retirei um pedacito dos grãos para uma experiência maluca a revelar mais tarde...

    Suspense...

    ResponderEliminar
  9. Um à parte:

    No inicio de ter grãos de kéfir, tapava o frasco com pelicula aderente posteriormente furada com uma faca para respirar.

    Mas, comecei a achar que era desperdicio de pelicula aderente a mais. Dai que agora tapo com uma forma de silicone virada ao contrário. E quando faço a massa de kéfir-água tapo o alguidar ou terrina com um prato largo.

    Assim respira na mesma e não há desperdicio :-)

    ResponderEliminar
  10. Os grãos estiveram cerca de 1 mês congelados. Fiz como li na net: lavei e envolvi-os em leite em pó depois.

    ResponderEliminar
  11. Então dá-lhes tempo. Os meus grãos também demoraram a acordar completamente. Deixa-os no mesmo leite uns 3 dias.

    ResponderEliminar
  12. Já consegui, novamente, ter o kefir.
    Quanto à tua sugestão, daquilo que li, existe kefir específico para água açucarada (os grãos são transparentes, não esbranquiçados). No entanto também se pode adaptar o kefir lácteo para a água (e vice-versa), mas demora vários dias/semanas até se obter um produto estável.
    A colónia que usaste é a principal ou dividiste-a para fazer kefir de água.

    Nunca experimentei esta limonada, mas apetece nestes dias que começam a aquecer.

    ResponderEliminar
  13. Que bom! Já vais poder iniciar experiências com kéfir :-)

    Quanto à tua pergunta: não dividi a minha colónia.

    No entanto, já reparei que demora um pouco a adaptação. Por ex, em relação à limonada, tive de deixar o 1º banho 48 horas. Mas o meu 2ºbanho de limonada já está mais forte e gaseificado.

    Esta é outra particularidade, super interessante do kéfir: os grãos ao alimentarem-se dos açúcares libertam CO2. Dai que é importante alimentares a água com açúcares diariamente. Caso contrário o kéfir deixa de ter onde se alimentar.

    ResponderEliminar
  14. Oi!

    Tenho sido visita habitual por aqui mas só hoej "ganhei" coragem para deixar um comentário ...

    As aplicações que fazes do kefir são impressionantes e têm me deixado cheia de vontade de fazer experiências ... ;-) ... mas não consigo arranjar grãos de kefir ... será que me podias dar uma ajuda ?


    Beijocas grandes,
    SM

    ResponderEliminar
  15. Olá SM,

    já fui espreitar os teus blogs mas não demorei muito tempo porque ando sempre na correria.

    De qq forma, já temos algo em comum: Marrocos! (sou apaixonada por esse país).

    Quanto ao Kéfir posso dar-te um pouco dos meus grãos. Moras perto de mim? Eu estou na linha de Cascais.

    Beijokas,
    volta sempre,
    Rute

    ResponderEliminar
  16. Antes de mais obrigado pela resposta rápida !!! :)

    Eu trabalho em Oeiras, mesmo à beira da A5 ... por isso não estamos assim tão longe ...

    Temos que combinar encontrar-nos ... eu também gosto de Marrocos, apesar de ter sido duro estar por lá a fazer "vida" durante 8 meses ... imaginas como é ... saudade da familia, da santa terrinha enfim ... :)

    De certeza que não te faz diferença partilhar alguns grãos comigo ?

    Beijocas grandes,
    Sílvia

    ResponderEliminar
  17. Ahhh então é muito fácil marcarmos um encontro.

    O meu email é este: irstubal@hotmail.com

    Contacta-me para eu te dar uns grãos. Não faz diferença nenhuma! A colónia já cresceu. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Olá rute. Ainda tem kéfir. Ando à procura não está fácil encontrar.

    ResponderEliminar