10 agosto 2009

MAIONESE DE KÉFIR-SOJA C/ ALHO E PIMENTO

Por aqui têm passado várias formas alternativas de fazer maionese sem ovo, a maionese de kéfir é mais uma. Todas elas são saudáveis, simplesmente, consoante o excesso de ingredientes que se tiver, opta-se pelo tipo de maionese a confeccionar. Ou seja:

Se o meu germinador de rebentos estiver com excesso de produção, faço
maionese de rebentos;

Se os meus grãos de kéfir estiverem a produzir demasiado, faço maionese de kéfir;

Se não tiver rebentos ou kéfir, faço
maionese de linhaça;
E também a há de leite que nunca experimentei.
INGREDIENTES:
  • 1 chávena (chá) de kéfir-soja;
  • 1 colher (café) sal;
  • Pimenta em pó q.b.;
  • 1 colher (chá) mostarda;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1/4 pimento vermelho médio;
  • 1 raminho de salsa;
  • óleo de milho q.b.;
  • azeite q.b.
CONFECÇÃO:
Programe o relógio da bimby para 5 minutos. Deite o kéfir, sal, pimenta, mostarda, alhos, pimento e salsa picada. Ligue na velocidade 5.
Ao fim de 1 minuto, incline o copinho do centro da tampa. Pegue numa garrafa de óleo na mão esquerda e uma garrafa de azeite na mão direita (ou vice-versa). Não é importante em que mão fica que garrafa.
Deite suavemente e em simultaneo um fio de cada gordura. Pare de vez em quando, oiça o barulho que a bimby faz enquanto trabalha. Assim que deixar de salpicar, espreite pelo orifício. Se achar que precisa de mais consistência, junte mais fio de óleo e azeite ao mesmo tempo.
Tudo isto é feito com a bimby sempre a trabalhar. A totalidade do tempo deve ficar nos 3 minutos de confecção. Guarde num recipiente de vidro dentro do frigorifico.
Não sei qual o prazo de validade desta maionese. É a 1ªvez que faço. Mas já provei e está com um sabor óptimo!

15 comentários:

  1. Deve ficar com um paladar a pimento que adoro!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Rute usas os grãos? ou leite de soja onde estiveram os grãos?

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu costumo fazer a de leite.
    Além de mais saudável do que a normal em termos de colestrol, sempre tive receio das gemas cruas...

    Mais uma alternativa!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Hummm está óptima! Almocei-a agora :-)

    Conceição, o kéfir-soja é o iogurte que é feito do leite de soja com os grãos de kéfir.

    Os grãos são comestíveis mas não convém comer para não ficares sem "trabalhadores". Após 1 dia do leite estar com os grãos, passas o iogurte por um passador de plástico e utilizas os grãos de kéfir para outra utilização. E o iogurte de kéfir para a maionese, por ex.

    Bjinhos, até mais.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho kéfir a drenar, mas diminuiu tanto! Ainda não cheguei à maionese mas não fica um bocadinho ácida? Isto só porque cá em casa começam logo a fazer blhargggg a essas coisas se não for muito bem disfarçado... ahahaha Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não Suzi. Não fica nada ácida. Fica identica à maionese de ovo.

    O meu kéfir-soja já deixou de ficar ácido. Lembraste quando almoçamos, eu ter-me queixado que o meu ficava ácido. Agora já não fica! Não sei o porquê!

    O queijo-kéfir é que fica ácido.

    ResponderEliminar
  7. Rute, gosto destas tuas alternativas para a maionese, e vou experimentar a de sementes de linhaça.Fiquei curiosa.

    Agora já vou puder comer, pois maionese era uma coisa que muito mas muito raramente havia lá em casa.

    Mais uma vez muito obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Rute como é que fazes o kefir de soja? é só colocar o leite de soja(eu faço na maquina igual á tua) nos graos ou juntas mais alguma coisa tipo frutose ou açucar?
    É que eu ja tentei fazer e pareceu-me estar estragado pelo cheiro mt activo e pela consistencia. não sei se estava ou não.

    ResponderEliminar
  9. Eu faço o kéfir-soja com leite de soja de compra. Esta marca SoyDream aqui neste link:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/09/iogurte-de-soja-caseiro.html

    Simplesmente coloco os grãos no leite e deixo estar 2 dias.

    O leite de soja caseiro feito na soyquick apenas uso para fazer bechamel pois é muito aguado.

    Guardo o pote de vidro do leite com os grãos na despesa, às escuras tapado com um pratinho. Quando é para retirar os grãos, primeiro retiro-lhe a aguadilha amarela e raspo um pouco do iogurte que está por cima e só aproveito o resto. Viro o frasco para um passador de plástico e separo os grãos do iogurte.

    Mas atenção que se o teu kéfir estáva habituado ao leite de vaca, é provável que precise de algum tempo para se habituar ao leite de soja.

    O meu kéfir-soja está cada dia melhor. Grossinho, cremoso e pouco ácido. Ontem já consegui comê-lo sozinho, açúcarado.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Pormenor importante:

    Quando é para colocar em novo leite de soja, não lavo os grãos com água. Vão para o novo leite embebidos no iogurte anterior.

    1 vez por semana lavo os grãos mas com água purificada e não com água da torneira, pois o cloro mata as bactérias e leveduras da colónia.

    ResponderEliminar
  11. Rute o meu kefir- leite de vaca ja esta muito grosso mas está acido, tb lavo uma vez por semana, comprar o leite de soja e posso dividir os graos para ver se resulta e se gosto do sabor.
    Eu não gostei nada do kefir com leite de soja da maquina mas tb deixei ficar um dia na colonia, será que tem influencia?
    Tb me pareceu que por ficar fora do frigorifico azedou!mas a colonia n pode ir ao frigorifico, penso que mais dias na colonia n resulata!

    Parabéns pelo teu blog, encontrei-o á uns dias e não o tenho largado, tem ideias óptimas, tenho visto muitos blogs! mas de comidas alternativas n tinha visto nenhum, este era mesmo o que me faltava.E ainda por cima tb tenho bimby eheh.

    continua a partilhar coisinhas deliciosas que nós adoramos!!

    ResponderEliminar
  12. Acredito que não tenha influência o facto de colocares apenas 12 horas os grãos no leite de soja caseiro. Ele é que é muito fraquinho.

    Faz isso que disseste, divides a colonia, juntas ao leite de compra (de preferência aquele Soydream ou então o Frias que também tem muita percentagem de grão).

    É natural que o primeiro iogurte de kéfir-soja resulte menos bem pois é a adaptação ao novo meio já que os teus grãos estávam habituados ao leite de vaca. Também podes colocar metade de leite de vaca juntamente com metade de leite de soja.

    Ainda bem que gostas do blog, é para quem o visita que o faço. Para partilhar o que descubro e que acho bastante interessante. Beijinhos e volta sempre.

    ResponderEliminar
  13. Rute obrigada! claro que vou voltar e perguntar qualquer dúvida.Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Deram kéfir à minha mãe em leite de vaca. Lavei os grãos com água purificada e coloquei-os em bebida de soja com açúcar e fiz iogurte e queijo. Para que fermentasse, deixei o frasco tampado. Tanto o iogurte como o queijo ficaram fantásticos. O queijo coloquei no frigorífico a drenar e depois guardei-o num pires cerâmico com uma chávena por cima para proteger de qualquer odor do frigorífico. O sabor é semelhante ao do requeijão, mas um pouco mais ácido. Agora estou a fazer com um pano sobre o bocal do frasco e o processo está a demorar bastante mais tempo e o iogurte não fica nada ácido. Penso que ainda vai demorar até os grãos se habituarem ao leite de soja e voltarem à sua normal força. Neste momento tenho iogurte a fazer e dois frascos com chá. Passou a ser a minha bebida de eleição :)

    ResponderEliminar
  15. É verdade Clara, o Kéfir é milagroso e saboroso. Grata por ter deixado o testemunho.

    ResponderEliminar