12 agosto 2009

SALADA RUSSA IV - AO VAPOR C/ MAIONESE KÉFIR

O publicar para partilhar por vezes torna-se um bocadinho repetitivo (eu sei, sorry!) mas tenho este defeito de levar ao extremo as variações do mesmo tema. Só quando esgoto as hipoteses é que troco de registo. Com as saladas russas está a acontecer o mesmo mas deste modo deixo aqui ideias variadas e depois fica à vontade do freguês, reproduzir ou não, ou até mesmo retirarem apenas dicas para as vossas próprias criações.

A salada russa IV veio na sequência de mais uma maionese (
de Kéfir-soja com alho e pimento vermelho) em paralelo com a necessidade de fazer um jantar rápido e pouco trabalhoso já que o dia de ontem foi "dose"! Dai que os ingredientes utilizados foram todos comprados semi-preparados (que vergonha!) e em 30 minutos tinha o jantar pronto. É chegar a casa, colocar tudo na bimby e enquanto "ela" trabalha, eu dispo-me, lavo-me e fico mais à vontade e confortável. Até dá para esticar um bocadinho as pernas no sofá! Quem tem uma bimby tem tudo!
INGREDIENTES:
  • Massa fusili de trigo integral;
  • 1/2 pacote de ervilhas congeladas bio;
  • 1/2 pacote de mistura vegetais congelados;
  • 1 lata pequena de grão cozido;
  • 1 embalagem queijo fresco burgos (minipreço);
  • 3 colheres (sopa) maionese de kéfir-soja;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 raminho de coentros frescos picados;
  • azeite q.b.
CONFECÇÃO:
Colocar 900 gr de água no copo da bimby mais 1 colher (chá) de sal grosso.
No cesto colocar a massa fusili integral junto com as ervilhas congeladas.
Na varoma colocar a mistura de vegetais congelados para serem cozidos ao vapor enquanto a bimby coze a massa fusili e as ervilhas. Programe 20 min, temp varoma, velocidade 5.
Ao fim deste tempo, retire o cesto para fora e verifique os legumes na varoma. No meu caso tive de colocar mais 10 min, temp varoma, vel 5, para terminar de cozer a vapor.
Enquanto os legumes acabam de cozer a vapor, passe a massa fusili e as ervilhas por água fria e disponha numa saladeira.
Assim que os legumes (cenoura, bróculos e couve-flor) acabem de cozer ao vapor, retire-os da varoma e coloque-os noutro recipiente para arrefecer rápido (mas não os passe por água fria!).
Entretanto, parta o queijo burgos aos quadrados, tempere-o de alho, pimenta em pó, coentros picados e azeite.
Por fim, junte o grão enlatado à massa, de seguida a mistura de legumes, a maionese e termine com o queijo temperado.
Os legumes ao vapor são super saborosos. O vapor permite-lhes manter maior quantidade de vitaminas hidrossoluveis que geralmente ficam na água da cozedura normal.

8 comentários:

  1. Eu começo a achar muito piada a salada russa com massas :) Tem um belo aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Rute, eu ganhei-te! :))
    Hoje fiz o jantar em 20 minutos, mesmo sem bimby (que por sinal gostava mto de ter...); foi quase um milagre... amanhã mostro.
    Essa tua saga de saladas luso-russas está o máximo; eu não uso o kéfir, mas dá sempre para aproveitar as ideias de combinação de ingredientes.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Rute, o nome da receita é que é igual, os ingredientes variam, portanto é sempre novidade, e ideias não te faltam.Salada russa com massa ora ai está uma novidade.

    Eu fiquei muito contente por te fazer feliz com a publicação do teu gelado.

    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Estas ideias fresquinhas e saudáveis nunca são demais!
    Vou mandar-te a foto da Kefirbremesa que fiz (flognarde de maça e s/ kefir, hehehehe), que desapareceu em 3 tempos! Tal como esta saladinha se a caçasse...:)

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão bonita! Posso comer um bocadinho? Não conheço o queijo burgos, mas gostei do aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tem um excelente aspecto. e essas massinhas dão uma graça enorme!! eu sou fã de massas por isso iria adorar certamente.
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Adoro legumes ao vapor!
    Que salda deliciosa. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, obrigada, obrigada, pela atenção dispensada e lá voltamos ao mesmo: por vezes não tenho tempo de responder aos vossos comentários um a um, lamento.

    Mas leio-os todos e é sempre bom receber feed-back das minhas publicações. Sei que todas sentem o mesmo. Dai que:

    Entre experiências, publicações, comentarios nos vossos blogs e respostas a comentarios no meu, há sempre alturas em que não há suficiente tempo para tudo!

    Especialmente, gostaria de ter maior disponibilidade para conhecer os blogs novos que vão aparecendo por aqui! E não tenho!

    Beijinhos, até breve!

    ResponderEliminar