11 agosto 2009

TORTILHA DE COURGETTE, CEBOLA E KÉFIR

Xeretar na cozinha da Gina deu nesta maravilhosa tortilha de abobrinha. Faz tempo que estava para reproduzir uma receita do Naco Zinha Brasil pois adoro todas as receitas que lá aparecem, até que chegou o dia! Hoje!

Demorou um pouco porque tive de comprar a frigideira dupla que por sinal é uma gracinha, não é? Tive sorte, a loja daqui perto está em liquidação total e comprei com 50% de desconto (ficou por 8,95 euros).

Ainda perguntei senão tinham maiorzinha mas o que me disseram foi que, esta colecção da
JO!E foi, toda ela, pensada para um único ovo! Pronto, trouxe uma frigideira para experimentar mas gostei tanto que vou lá comprar outra. É tão fácil fazer omoletes nestas nonstick pans duplas! Vira, vira e já está!
INGREDIENTES (para 1 pessoa):
  • 1/2 courgette laminada;
  • 1/2 cebola laminada;
  • 1 ovo batido;
  • 1 colher (café) de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher (sopa) kéfir-soja;
  • azeite q.b.;
  • sal fino q.b.;
  • pimenta em pó q.b.
  • Arroz para acompanhar e maionese com rúcula para decorar.
CONFECÇÃO:
Laminar a courgette e povilhar de sal fino. Laminar a cebola e reservar.
Saltear num frigideira comum, a cougette numa gota de azeite e de seguida a cebola.
Bater o ovo com o queijo, o kéfir e a pimenta.
Aquecer a frigideira dupla, vazia e untada de azeite (quase nada de azeite). Colocar a courgette e a cebola dentro. Juntar o preparado de ovo, ajeitar com o garfo para embeber bem. Deixar cozinhar de um lado, vira, cozinha do outro, espreita, vê se precisa de virar de novo e serve :-)
O arroz foi cozido na bimby só com água, sal, alho e cerefólio seco (20 min, temp. 100º, vel 4).
A maionese é a de kéfir (do post anterior) decorada com umas folhinhas de rúcula.
As risquinhas são de pimento vermelho.

17 comentários:

  1. Menina, que sintonia, eu aqui xeretando a sua cozinha e você publicando esse post!
    Sua tortilha e a decoração ficaram ótimas.
    Minha omeleteira não é tão lindinha assim... Ela facilita demais a confecção e vejo que sua cozinha vai ter tortilha com frequência.
    Amei, você é uma fofa!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma maior e uso muito: tanto para tortilhas como para crepes.
    É que eu não tenho jeito nenhuuuuuum para as virar.
    Atrapalho-me toda a passar daqui para ali e depois vem o Esparguete que não faz nada na cozinha e até vira os crepes no ar.
    Parece que nasceu para aquilo! :) :) :)

    Tens que me dizer é qual é a loja, porque com liquidação total, eu tenho que ir lá procurar alguma coisa que me faça falta... :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Gina,

    agora vai ter tortilha a toda a hora cá em casa! O problema é exagerar no consumo de ovos. Bom, se for só 1 por dia até que não vai mal.

    Há que cortar nos ovos noutras confecções, não é verdade!
    ___________________________________

    Gasparzinha,

    a lojinha é uma aqui pertinho (na Madorna). É do género da Loja CASA com utilidades muito bonitinhas. Uma perdição!

    Se quiseres vir cá... explico-te mais ou menos o caminho ou combinamos um café. Só que convém-me mais para a semana (entro de férias mas estou por cá).

    ResponderEliminar
  4. Também deve ser fixe para fazer panquecas :)
    Bela tortilla, adoro courgettes!

    ResponderEliminar
  5. Que panelinha tao gira!!

    Gosto de tortilha, fiz poucas vezes, enunca com courgette!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute :)
    Que tortilha maravilhosa...
    Será que me podes dizer onde fica a loja que falas, eu moro em Sintra por isso Madorna não é mto longe!
    Estive a ver o catálogo deles e, têm acessórios giríssimos mas também bastante funcionais!

    Obrigada e Beijoquinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  7. A tortilha deve ter ficado uma delícia. Mas a frigideira não lhe fica atrás é uma fofura!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Deve ser fixe para panquecas, ah pois deve!

    Também nunca tinha feito de courgette mas fiquei fã. Fica uma tortilha espanhola muito leve.

    Sónia, esta loja fica perto dos viveiros da Madorna (um restaurante/pastelaria). Quem vem de baixo, da marginal/parede, pássa os viveiros à esquerda e segue na mesma estrada até à rotunda, pássa a rotunda e no cruzamento seguinte vira à esquerda. A loja é aí, ao lado duma de frutas e mercearias.

    Conceição a frigideira é de facto uma fofura! Já cá tenho outra. Agora já posso fazer 2 tortilhas ao mesmo tempo :-)

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  9. Rute, que delicia de tortilha, eu gosto muito mas nunca faço pois sai-me sempre tudo mal, desisti.
    Agora vejo essa frigideira milagrosa.
    Também vou ser uma cliente, dessa loja.
    Obrigado

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Rute,
    Essa frigideira é um mimo, adoro esses produtos com o "pintinho", mas só tenho um batedor de claras pequenino.
    Eu também sou uma naba a fazer omeletes e tortilhas, fica sempre tudo com aspecto de ovo mexido :)
    Entretanto nas minhas voltas pelos blogs encontrei esta receita, que mesmo sem te conhecer acho que tem a tua cara, deixo-te o link, espero que gostes: http://www.imagelicious.com/blog/post/cold-beet-soup-with-kefir-cucumbers-dill-and-egg
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  11. Rute, atendendo ao seu pedido sobre a lista de blogs com "elevador", pensei que fossem passos simples, que pudesse colocar aqui nos comentários. Mas gerou um arquivo de uma página, portanto melhor seria enviar por e-mail.
    Como não achei seu e-mail, ou você me manda pelos comentários, que eu anoto e apago ou me envia um para reginabcastro@gmail.com.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. E eu ontem que andei à procura de uma tortilha enriquecida para o jantar e não me deparei com esta.. Adorei essa frigideira. Tenho dois mini fouets dessa colecção e acho o máximo esse pinto. : )
    bjcas

    ResponderEliminar
  13. Adoro tortilha, do que quer que seja! A decoração do prato está bem gira! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Quando vi a frigideira pensei... PANQUECAS, sou mesmo gulosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Obrigado a todas por terem passado por cá.

    Moira, vou ver o link. Já lá estive a espreitar mas não deu tempo nem de ler o texto!

    Gina, obrigada pelo email. Em breve analiso as instruções. Em principio consigo pôr em prática mesmo sendo em HTML (no problem!). Lhe agradeço imenso a simpatia!

    Beijinhos para a geral :-)

    ResponderEliminar
  16. Oh meu Deus , que bom aspecto!

    Como arranjaste os grãos de Kefir?

    bjo

    ResponderEliminar
  17. Olá Beatriz,
    arranjei os grãos duma amiga.
    Mas agora não tenho. Há mais de 1 ano que não faço kefir.
    Bjos,
    Rute

    ResponderEliminar