30 agosto 2009

VINHO ROSÉ DE KÉFIR-ABRUNHO DESIDRATADO

ARTIGO RELACIONADO:

Vinho Verde Branco de Kéfir Uva Passa

Lembram-se desta desidratação
aqui ? Com um produto caseiro destes em casa, só podia deixar fluir a imaginação e do kéfir Uva Passa saltei para o kéfir abrunho desidratado.
Só não esperava que a cor obtida fosse rosé! No entanto o vinho não é agradável para beber. Faz lembrar um vinho rasca. Mas para temperar serve perfeitamente. E possivelmente daria um excelente vinagre se eu tivesse deixado evoluir o estado de fermentação para um azedar mais intenso. Lamentávelmente não o fiz mas um dia destes ainda tento obter vinagre de ameixa!
Resta explicar que o vinho rosé de kéfir-abrunho desidratado é tão simples quanto colocar 3 abrunhos num pote de vidro com água purificada e 1 colher de chá de grão de kéfir, durante 5 dias. Depois, retira-se os grãos de kéfir para outra experiência e guarda-se o vinho rosé no frigorifico para temperar/marinar.

18 comentários:

  1. Olá simpatica Rute!
    Tenho Kefir,o vinho branco acabei ao almoço com as ameijoas,mas hei-de experimentar,pois deixaste-me curiosa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Rute, você é a blogueira mais entusiasmada que conheço. Seja nas experiências culinárias, nos comentários, nos artigos ou nos desafios. Isso evidencia e confirma seu gosto pela vida.
    Sabe que já defini o que pretendo fazer para o Dia Roxo, mas ainda não coloquei a "mão na massa"? Não estou muito convencida se devo publicar o que escolhi...
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma excelente experiência.
    ÉS uma querida, os teus posts, são o que tu és pessoalmente.
    bjss

    ResponderEliminar
  4. Tu és uma cientista! :)
    E da simpáticas. :) :) :)

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que bela cor, gosto :)
    Tenho pena de não ter conseguido falar muito contigo ontem. Obrigada por teres ido!

    ResponderEliminar
  6. Rute, eu adoro vinho rosé.
    Mesmo não saindo como desejavas valeu a pena só pelanova experiência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá a todas, muitissimo obrigada pelas palavras simpáticas de quem esteve no encontro da Expo. E de quem não esteve também, muito obrigada.

    Gina, seu comentário então me encheu de miminho, obrigada. Espero que um dia você participe dum encontro em Portugal. Entretanto para o dia roxo, penso que tenho algo...mas ainda não confeccionei!!! Vamos ver se não altero à última hora!

    Sandra G., as minhas desculpas de não te ter dito para ires ao encontro da Expo... Foi uma grande falha minha pois até és daqui perto de mim. Da próx vez que houve um meeting de blogueiras digo-te, ok?

    Beijinhos a todas.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  8. Bem agora ate vinho mulher! Fiquei muito tempo afastada da blogosfera, ja vi que tas cheia de novidades!

    Se serve para temperar ja é aproveitado!

    ResponderEliminar
  9. Excelentes ideias para dar uso ao kefir.
    Já fiz a limonada probiótica e ficou deliciosa.
    Com este calor foi uma maravilha bebê-la fresquinha.
    Agora estou a preparar um "champagne de gojis". Já está há dois dias e já tem óptimo aspecto e aroma.

    ResponderEliminar
  10. Olá Cristina :-)

    Grande ideia essa das bagas gojis. Nunca as experimentei mas já ouvi falar muito delas e já as vi no celeiro.

    Se puderes, depois diz-me como correu a tua experiência. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Provei hoje o "champagne/ gasosa" de gojis. Achei muito bom!
    Esteve 4 dias a fermentar no kefir, talvez se ficar mais 1 dia fique mais "champagne"... assim pareceu-me entre a gasosa e o champagne meio-docinho. Gostamos bastante.

    Agora já estou a preparar sidra com kefir... vamos ver o resultado!

    ResponderEliminar
  12. Boa! Cristina!

    Fiquei cheia de vontade de beber essa gasosa de gojis! Pena serem tão caras.

    No caso de quereres mais parecido com champanhe junta frutose às gojis. Pois os grãos de kéfir irão alimentarem-se mais e produzir mais gás e acido. E mais um dia também teria influência.

    ResponderEliminar
  13. Carreguei agora no teu nome e fui ter à página da semana vegetariana :-)

    És a Cristina do Centro Vegetariano?

    ResponderEliminar
  14. Sim, sou a Cristina do Centro Vegetariano.
    Obrigada pelas dicas. Fiquei mais entusiasmada com o kefir quando descobri no teu blog todas estas receitas.
    Mais tarde lembrei-me que a bebida mais parecia uma frize :)

    ResponderEliminar
  15. Ah que giro!

    Olha, a Patricia já me tinha pedido receitas para o vosso site e o que eu lhe disse foi:

    Podes colocar uma outra receita aqui do Publicar mas não as leves todas, pois caso contrário o centro vegetariano nas pesquisas do google vai aparecer sempre antes do meu blog e lá perco eu visitantes :-))

    Pelo que se quiseres, leva 2 ou 3 receitas com fotos das que gostares mais. Eu autorizo.

    Entretanto a ver se encomendo bagas gojis a vocês. Mas têm portes não têm? Quanto? Já sou vossa cliente há um tempinho :-))

    ResponderEliminar
  16. olá,

    Obrigada :)

    Sim, tudo o que é encomendado online tem portes consoante o peso, pois os Correios também cobram bastante.
    Mas há bastantes lojas que têm as mesmas gojis.
    Podes ver em http://www.centrovegetariano.org/loja/Page-11-Pontos%2Bde%2BVenda.html a listagem de lojas, sendo que a maioria tem gojis.
    Em que zona estás? Eu posso indicar quais as mais perto que têm

    ResponderEliminar
  17. Olha que porreiro! A Chill Out é mesmo aqui!

    Na verdade, eu já sabia que a Chill Out tinha parceria com a Efeito Verde pois recomendei a iogurteira vertical a uma amiga minha e ela comprou através da Chill Out.

    Nunca pensei que também dêsse para os produtos do centro vegetariano. Vou já entrar em contacto com eles!

    Entretanto, sabes esta receita aqui (Tofú com massa gratinada):

    http://www.leitedesoja.com/Page-10-Receitas-com-tofu.html

    é minha! Estou a pensar reproduzi-la para um artigo com foto. Depois dou-vos a foto para colocarem no site se quiserem. O macarrão foi feito de raiz, com farinha de trigo na minha maquineta.

    ResponderEliminar
  18. A Efeito Verde tb vende as gojis, e a maioria dos produtos do Centro são da Efeito Verde, a empresa que gere a loja do CV.
    A Chill Out não costuma ter stock, mas encomenda a pedido de clientes.
    Quanto a receitas e fotos podes enviar-nos as que quiseres. 2 vezes por ano o CV tb publica uma revista, onde inclui algumas receitas. Podes sempre enviar. Vê em www.revistavegetariana.com

    ResponderEliminar