21 setembro 2009

BOLA DE GELADO FRITA NA ACTIFRY - ACEROLA

DEU CERTO! DEU CERTO!

Estou estoirando de contentamento!! Yupi!! Deu certo!!

Andáva há séculos para implementar esta experiência na Actifry. Gelado frito, saudável, vocês já ouviram falar? Na Actifry tudo é possivel até fritar bolas de gelado praticamente sem óleo nenhum.

INGREDIENTES DO GELADO:

3 pacotinhos polpa
Acerola congelada (à venda no Continente - Sec.Congelados);
1 copo de kéfir-soja;
1/2 lata de leite condensado.
INGREDIENTES DAS BOLAS FRITAS:
2 bolas de gelado;
Pão de brioche em fatias;
1 ovo;
50 gr de farinha trigo branca;
1 colher (sopa) vinho do porto;
7 gr de açúcar integral de cana;
1 colher (sopa) de leite soja;
Pulverizador com óleo;
Geleia de milho ou mel para cobertura.
CONFECÇÃO:
Triturar todos os ingredientes do gelado na liquidificadora (bimby). Levar à sorveteira e quando estiver pronto depositar bolas de gelado em pelicula aderente e congelar as bolas individualmente.
Depois de umas horas de congelador, embrulhar as bolas em fatias de pão de brioche espalmadas (sem códea). Voltar a embrulhar na pelicula aderente e congelar dum dia para o outro.
Para fritar pode fazer uma bola de cada vez ou se quiser fazer mais do que 2 bolas fritas, duplique a receita do polme. Bata o ovo com a farinha (não coloque logo as 50 gr, até é capaz de ser muita quantidade, depende do ovo M, L ou XL). Junte o vinho do porto e continue a bater. Junte o açúcar e o leite. Se precisar adicione mais farinha.
Retire as bolas do congelador, passe no polme de ovo e farinha, escorra e deposite na forma da Actifry. Pulverize de óleo e leve a fritar durante 7 minutos.
Sirva de imediato, com uma colher de geleia de milho por cima.
____________________________________________________________________

Particularidade interessante que descobri entretanto é que a aceroleira (árvore da acerola) é muito utilizada na arte de bonsai.
Segundo referências bibliográficas o bonsai nasceu na China no século II d.c., chegando de seguida ao Japão no século IV e a partir dai difundiu-se por todo mundo. Bonsai significa árvore em bandeja e consiste em trabalhar uma árvore por forma a mantê-la pequena apesar da idade avançada. Atenção que um bonsai não é uma simples estaca ou muda de vaso. Existem bonsais centenários!
Assim como existem bonsais frutíferos como é o caso do Bonsai de Acerola, ou da Parreira-Bonsai (uva), ou ainda, Bonsai Pintangueira. Penso que serão os mais lindos de todos porque passam pela flôr e pelo fruto.

19 comentários:

  1. Mais uma experiência que deu certo, parabéns!
    Aqui pertinho de casa tem pé de acerola na calçada. Já fotografei e qualquer dia publico.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, fico contente por ter saído bem porque assim também vou experimentar;}
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rute
    Estou de boca aberta (deve ser para ver se cai alguma coisinha para este lado) :)
    Já reparei que estás fã de gelados com leite condensado
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai que tentação!!! Eu adoro gelado frito, é tão bommm!!!!!
    Muito obrigada pela receitinha, já está guardada!! ;)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Bendita maquineta! Gelado frito só comi uma vez num restaurante chinês, mas como deixei de os frequentar, nunca mais os cheirei...até um dia destes, claro! hehehe:)
    Bem bom, ouve lá!

    ResponderEliminar
  6. Olá,Rute,
    Que aspecto delicioso tem esse gelado.Fiquei a babar a olhar para o ecrã:):)adorei.

    Boa semana.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! Realmente a tua ideia foi Fantástica.
    Quanto aos bonsais ainda não encontrei nenhum de acerola, mas bonsais cá em casa é o nosso hobbie.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Fantástico. Gelados assim só tinha visto nos restaurantes chineses :)
    Tenho dois bonsai mas nenhum de fruto... são caros :)

    ResponderEliminar
  9. Adorei a tua experiência...
    Mais dia menos dia hei-de experimentar!
    O bonsai é lindo... adorei...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Modestia à parte, mas o meu gelado frito é melhor do que o dos restaurantes chineses pois o deles vem sempre com algum óleo.

    Este sai da Actifry, sequinho sequinho! Magnifico.

    O meu homem não se cansa de elogiar o gelado e termina sempre a dizer: tens mesmo de mudar de profissão!

    Quanto aos bonsais, também já tive um que infelizmente morreu ao fim de 2 anos na minha mão. São uma preciosidade.

    Um dia que tenha outro vou ter de me informar bem à cerca desta arte. Desconfio que não soube cuidar dele :-(

    ResponderEliminar
  11. Já tinha visto um video como fazer o gelado, mas nunca experimentei.
    O geladinho está perfeito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Tu realmente não existes! Essa cabecita funciona estrondosamente bem. ; )
    O que eu dava para comer uma bola dessas.. Adoro.
    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha! Até me animo a fazer!

    ResponderEliminar
  14. Rute
    Essa experiencia é notavel!Parabens!
    Costumo ter montes de polpas congeladas para smoothies e batidos e acerola é a que compro em maior quantidade no inverno.Sabia da existencia do bonsai,mas nunca vi nenhum....
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. "Quanto aos bonsais, também já tive um que infelizmente morreu ao fim de 2 anos na minha mão. São uma preciosidade.

    Um dia que tenha outro vou ter de me informar bem à cerca desta arte. Desconfio que não soube cuidar dele :-("

    Eu já tive 2: um morreu com excesso de cuidados e o outro com falta deles. Assim, disse para mim mesma que só iria ter um novo bonsai quando aprendesse a cuidar deles como deve de ser, mas... aqui à tempos comprei um no Lidl que "estava a olhar para mim" e a dizer: "Leva-me, senão eu morro!" E pronto! Mas gostava muito de ter um que desse furtos, ai isso gostava...

    Enviei-te um mail... ;o)

    Este blog só tem coisinhas boas...

    ResponderEliminar
  16. AAAAAAHHH!! olha o gelado frito do chines, que cada vez que como penso: Mas como é possivel o gelado nao derreter??? Como????

    E tambem penso: Que bem que me sabe esta bombinha calorica...

    Agora tu descobriste a polvora e toca a fazer os gelados bem mais saudaveis!!

    Rute estas de parabens, mais uma vez bem sucessida nas tuas experiencias... :)

    E mais um pontinho na minha cabeça para a actifry heheh

    ResponderEliminar
  17. Rute, o seu gelado tem mesmo muito melhor aspecto do que os dos restaurantes chineses!
    Muito, mas muito boa mesmo!
    Obrigada pelos elogios lá no meu blog! Você é um doce!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderEliminar
  18. A fazer com certeza. Se fizeste e deu certo então porque esperar!

    ResponderEliminar