25 setembro 2009

CRÊPE DE KÉFIR-SOJA NA PAELHEIRA ELÉCTRICA

A decoração com uvas congeladas teve o toque do dia roxo da Argas. Na altura fixei esta ideia e como estamos na época das uvas, congelei umas para experimentar. Aprovadissimas!
INGREDIENTES:
  • 1 copo farinha de trigo;
  • 1 copo iogurte kéfir-soja;
  • Pitada de sal;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres (sopa) óleo;
  • 1 colher (sopa) vinho porto;
  • 1 colher (sopa) açúcar integral;
  • Pitada de sal (segunda vez);
  • 3 colheres (sopa) leite soja.
CONFECÇÃO:
De um dia para o outro guardar a mistura de farinha, kéfir e sal numa tijela, tapada, dentro do armário.
No dia seguinte, colocar no copo da bimby os ovos inteiros, a mistura da tijela (farinha+kéfir), óleo, licor, açúcar,sal fino e leite soja. Triturar 1 minuto na velocidade 6. Reservar numa terrina.
Aquecer a paelheira eléctrica, colocar óleo e retirar o excesso de gordura, com guardanapo de papel. Com uma concha de sopa deitar 1 concha bem cheia de massa e espalhar com uma espátula. Deixar ganhar bolhas e começar a soltar o crêpe do fundo com 2 espátulas plásticas. Quando possivel vire o crêpe e deixe cozinhar dos 2 lados, alternando volta e meia.
Não desespere se os 2 primeiros crêpes não sairem como previsto. A mim acontece-me sempre isso. Depois, a partir do 3º, inclusive, saem todos uma perfeição.
Servi, dobrados em 4, decorados com uvas congeladas regadas com fio de geleia de milho. Comemos com queijo, marmelada e mel.
A paelheira eléctrica possibilita a confecção rápida de crêpes KING SIZE. A dimensão com que ficaram é excelente para serem recheados e dobrados como embrulhos.

12 comentários:

  1. Não sabia que podia congelar uvas... vou testar!

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Mais uma receita super apetitosa com kefir, andas-me a dar vontade de me aventurar com o kefir, só não sei onde o posso arranjar, podes-me dizer?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto têm este crepes.
    Eu tenho q dar mais atenção ás tuas receitas. Ando a precisar de perder peso e as tuas receitas parecem-me tão saudáveis sempre.
    Ficou maravilhosa, tb quero saber onde arranjas o kefir.

    ResponderEliminar
  4. Que belo aspecto, há muito que não como crepes. Virei-me mais para as panquecas :) Mas estes gigantes... fantásticos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute!

    Desculpa, não tenho comentado os teus posts, queria tanto comentar naquele dos produtores do leite e depois não pude na altura... muitas tarefas pós-férias.
    Dá-me notícias, por e-mail e a ver se marcamos uma almocinho, tenho muitas coisas para te contar.

    Muitos beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Goto imenso de crepes mas nunca ficam assim bonitos como os teus.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.
    Nunca provei uvas congeladas x

    ResponderEliminar
  8. Olá a todas,

    SushiB e Elisabete, o iogurte de kéfir já feito podem adquirir no Celeiro, mas adianto já que é caro. Os grãos de kéfir só conseguem por doação pois não estão à venda.

    No entanto, podem sempre substituir o iogurte de kéfir por iogurte normal nas receitas. Neste caso não de deixem durante a noite com a farinha pois de nada adiantará, uma vez que o iogurte normal não tem leveduras (só tem bacilus).

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Belos crepes! Já não como há séculos, mas são tão simples de fazer que não há desculpa...:)

    PS - sabes que ainda não encontrei o compal de goiaba? Será que ainda não chegou ao Porto?! hehehe:)

    ResponderEliminar
  10. Olá Rute
    Recebi a tua mensagem.
    Quando chegar a casa á noite, logo vejo os links e mando-te a informação, explicando o que é que tens que fazer.
    Manda-me o teu email, pois agradeço que isto fique entre nós.
    Beijinhos x

    ResponderEliminar
  11. Mary,
    Q estranho!

    Nem nos cafés? Eu provei o compal pequenino. Ainda não procurei o compal de litro nos hipers.

    Ana Powell,
    obrigada. Vou já enviar-te o meu email.

    Beijinhos ;-)

    ResponderEliminar