11 setembro 2009

KÉFIR EM SUBSTITUIÇÃO DE NATAS NOS MOLHOS

Conforme referi no post anterior, o cornbread de polenta/kéfir tanto dá para comer com doce e manteiga (tipo scones) como dá para acompanhar alimentos salgados. Dai que a paixão por este pão foi tão grande que ao almoço apeteceu-me comê-lo novamente.

Inventei uma molhenga com vegetais e natas alternativas: kéfir a substituir natas! Ficou B-Ó-P-T-I-M-O! Nem precisei aquecer o pão, o molho quente deu-lhe uma graça! Sem retirar a caracteristica de prato de Verão.

INGREDIENTES:

Azeite q.b.;
1 cebola pequena;
1 pimento médio vermelho;
1 mão de milho enlatado;
Sal e pimenta em pó;
Salsa fresca picada;
Cerefólio seco;
Tomate-cereja da minha horta de varanda (por isso é q são mini-minis);
Iogurte Kéfir-soja q.b.;
Ketchup (pouco).

CONFECÇÃO:

Refogar a cebola numa frigideira com azeite. Juntar o pimento vermelho às tiras. O milho de seguida. Temperar de sal e pimenta. Juntar a salsa e o cerefólio. Deixar refogar. Juntar o tomate-cereja, o iogurte de kéfir e ketchup. Apurar um bocadinho até o kéfir cozinhar e incorporar. Apagar o lume e servir dentro de pão de polenta com salada.

O meu kéfir-soja já não tem praticamente acidez nenhuma. Ou então eu já me habituei a ele! Pois delicio-me com kéfir-soja só por só, apenas adoçado como se fosse iogurte natural.
____________________________________________________________________

À parte da receita de hoje, trouxe-vos mais uma forma espetacular para fazer cornbread. Conforme todos sabem o milho é uma das culturas principais do México, juntamente com o feijão encarnado, dai que nada melhor que levar o pão de polenta ao seu ambiente natural: um belo prato de sopa de feijão com um cacto de cornbread (a foto foi retirada do
blog.fatfreevegan.com e para saberem a receita é só clickar no endereço):


Sei que é possivel comprar estas formas em sites estrangeiros mas se alguém souber de sites ou lojas portuguesas que as comercializem avisem-me. Não queria gastar dinheiro em portes.

11 comentários:

  1. Ai que é um crime vir aqui... ;o)

    Já viste: http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=3666#c

    E: http://thepioneerwoman.com/cooking/2008/04/springy-flower-pot-desserts-a-blast-from-my-past/

    E ainda: http://www.bemlegaus.com/2009/03/picole-de-bolo.html

    E "prontos" já me estou a babar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai, ai Rute assim não dá!!!
    Essa deixou-me quase, quase a render-me ao kéfir, pois se é para substituir as natas já aprovei.
    Qualquer dia estou eu a pedir o tão milagroso Kéfir!!!! :)

    Adorei esses cactos, ficam lindos e já estou a imaginar-me na praia Del Carmen em Cancun, é lindaaaaaa!!! Ai que saudades!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ... e mais estes: http://www.segredosdavovo.com.br/?p=1015

    E também estes: http://www.segredosdavovo.com.br/?p=831

    Juro que nem andava à procura...

    ;o)

    ResponderEliminar
  4. Rute,
    adorei as tuas formas, são girissimas e estão bem dentro do contexto.
    Beijinhos e bom fim semana

    ResponderEliminar
  5. Ola Rute,

    Uma empresa que possa ter essas formas é a Puratos. Fica aqui perto.
    Sei que vendem formas, mas essas não tenho a certeza.

    Bjcas

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute
    Adorei a tua sugestão,pois não gosto muito de usar natas...
    Essa forma é girissima.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto miga...e bem saudável!! ;)
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  8. Bela sugestão, adoro estas refeições com vegetais :) Essas formas são mesmo giras!

    ResponderEliminar
  9. Rute, diz-me uma coisa, o kefir de soja é para fazer de 24 em 24 horas ou também pode ser 48h. É que faço 48 horas e o de soja fica muito mais a saber a azedo enquanto que o de vaca meio gordo fica ácido mas menos azedo... Como é que fazes? Bjs

    ResponderEliminar
  10. Adorei a ideia do kéfir substituir as natas e a forma então...
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei as formas!!!
    :)

    Ainda me fazes perder a cabeça...

    ResponderEliminar