13 setembro 2009

PESTO DE MANJERICÃO ROXO E ALFACE ROXA

Que xitice! A ideia era tão boa mas a porra dos ingredientes tinham de virar para o outro lado! Aqui têm o meu Purple Day (para o Delicias e Talentos.blogspot.com).
O pesto saiu um verde estranho (isto para não dizer certas palavras desagradáveis). Mas o sabor é divinal. Foi o meu lanche em cima das bolachas de água e sal. Também fica muito bem num esparguette desde que junte mais azeite.

INGREDIENTES:


  • 2 colheres (sopa) sementes girassol (é uma alternativa aos pinhões);
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher (chá) levedura de cerveja (é uma alternativa ao queijo);
  • 35 gr manjericão roxo;
  • 50 gr alface roxa;
  • Sal e pimenta q.b.;
  • Azeite q.b.
CONFECÇÃO:

Demolhar as sementes de girassol em água durante 20 minutos no mínimo (mas pode deixar mais tempo). Escorrer as sementes da água e deitar num copo misturador. Juntar os restantes ingredientes, inclusive o manjericão e a alface picados grosseiramente. Regar com azeite e triturar até à consistência desejada (juntar mais azeite se necessário).
ÚLTIMA FOTO (à lá naco zinha brasil):
Como andei a tirar fotos ao meu manjericão roxo, não resisti à tentação de fotografar uma planta que tenho na horta de varanda. O nome não sei mas tem um roxo lindo, especialmente quando lhe dá o sol.

Agora já sei!! A Gina disse-me o nome da planta!! Que máximo, chama-se, coração-magoado ou coração-de-maria (nome popular) e o nome cientifico é Iresine Herbstii. Origem da América do Sul, tem ciclo de vida perene (não morre em cada estação) e multiplica-se por estacas. É excelente para obter contrastes de cores no jardim. Estimula os sentidos :-)

26 comentários:

  1. Também tenho manjericão roxo na minha cozinha e usei as flores para decorar a minha mousse.
    Beijinhos, gostei da tua sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Isso é que é colocar esses neurónios a trabalhar.
    Sempre original, parabens, o pesto deixa lá...a flor é linda.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute
    Aqui vai minha participaçao no dia roxo, espero que recebas.
    Beijocas

    http://1.bp.blogspot.com/_7smfp0yQXmo/Sq03D2hOrrI/AAAAAAAAAS0/HW5iBg2mQp8/s1600-h/DSC03025.JPG

    ResponderEliminar
  4. Tardou, mas ficou de encher o olho! :))
    Coitado do pesto, não lhe chames nomes! :) Está com bom aspecto, e se dizes que o sabor é divinal, a malta acredita.
    Adorei as plantas do manjericão roxo, acho que nunca tinha visto.
    E essa última planta realmente tb é lindíssima. Tinhas mto sol hoje na tua varanda, por aqui quase não apareceu.

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Rute,
    Já ia comentar sobre o manjericão roxo florido, que está lindo. Mas me deparei com a última foto... Abri um sorriso de orelha a orelha.
    Minha memória não anda das melhores. Ainda ontem tive a imagem dessa planta na minha frente e não guardei o nome. Mas me senti desafiada e fui procurar. Demorei, mas achei! Trata-se da iresine ou coração magoado e seu nome científico é Iresine Herbstii. É natural aqui da América do Sul.
    Estou contagiando as amigas com minhas plantas.
    Por falar em coração magoado, não fique magoada com o pesto, pelo menos a alface roxa está aí pra não deixar o dia sem a cor!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ha! Finalmente desvendas o mistério! hehehe:)
    Para já, eu nem sabia que existia manjericão roxo, e depois ainda não me estreei nos pestos e ando ansiosa por fazê-lo! Será que dá para por no pão e transportar tipo almoço ou lanche?
    Eu bem que gostaria de petiscar nesse, mas as tecnologias ainda não permitem tais confianças! lol
    Minha amiga, comme d'habitué, surpreendes pela originalidade e empenho! Trazes o 1º pesto(e único até agora) deste dia roxo!
    Happy Purple Day to you!:)

    ResponderEliminar
  7. Xitice? Adorei o termo he he
    Achei mesmo que ia sair algo roxo mas esse verde estranho faz-me lembrar coisas que nem vou dizer :) O importante é o sabor, portanto não stresses... a alface frisada roxa é das minhas favoritas e uma sande com umas folhas de alface, barrada coim o pesto, uma fatia de queijo e tomate, ia ás mil maravilhas :)

    ResponderEliminar
  8. Rutinha realmente essa cor esverdeada não está lá essas coisas hehe mas a alfacinha compôs bem o arranjo,
    Agora o pesto para mim ainda é mais estranho do que o verde :-)nunca comi!!nem vi comer hehe
    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute sempre original.
    E essa última planta realmente tb é lindíssima.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia manjericão roxo, mas se ficou bom, então estás aprovada, bonita apresentação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Querida Rute,
    Sempre a dar-nos a conhecer coisas novas... farto-me de aprender contigo...
    Mangericão roxo, nunca tinha ouvido falar... a planta é linda...
    E o teu pesto deve ser fantástico..
    .
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  12. Olá,Rute!
    Ficou excelente,e Lindo.
    Mas não conhecia manjerição roxo, nem nunca vi à venda...boa participação.

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Excelente a ideia, apesar de não ter ficado da cor que querias ficou muito bem! eu não participei porque as minhas ideias e o meu tempo têm andado um bocadinho atrofiados! Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nunca comi manjericao roxo! Fiquei a conhecer, obrigado! =)

    Ah e ja agora davas me tambem a provar?? eheh

    ResponderEliminar
  15. Rute, eu nem sabia que havia mangericão roxo, essa foi novidade.
    Eu gosto muito de pesto o teu deve ser bem delicioso

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tanta coisa a dizer:
    Não conhecia manjericão roxo;
    Gosto muito de alface roxa;
    Adoro pesto;
    Esse pesto deve ser delicioso em cima dessas bolachinhas;
    Mas ficou com cor de m****! :) :) :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  17. Pois! Era essa a palavra que eu não queria dizer! m****

    ResponderEliminar
  18. Oi Rute, gostei da ideia já que tenho uma arvore de manjericão, mas o meu é verde...ainda não plantei o roxo...rsrs
    E gostei muito das receitas anteriores com quefir...Bjinhus!!!

    ResponderEliminar
  19. Ok ...se fosse um passatempo sobre plantas ganhavas.
    O que interessa é que a tua alma hoje se vestiu de roxo até ficares (aposto)roxa de fúria.
    Passemos à cor seguinte.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  20. Sempre criativa. O importante é o sabor!
    Não conhecia manjericão roxo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. O pesto pode não ter saído roxo,mas compuseste muito bem o prato com a alface.Os ingredientes eram bem roxos!
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Olha valeu por tudo, pela receita do pesto (que adoro), pela descoberta do manjericão roxo (que nunca tinha ouvido falar) e pela lição de flores (à la Gina)! : )
    Excelente. A cor de m**** que se lixe. ; )
    bjcas

    ResponderEliminar
  23. Olá Rute,
    Só hoje ando a vaguear na blogosfera para ver o que se passou ontem e agora já percebi o teu comentário.
    Em relação à cor sei que é frustrante mas deixa lá isso, o que interessa é a participação (também já me aconteceu com o pão de beterraba) depois de ir ao forno perdeu a cor...
    Adoro alface roxa e o pesto de certeza que ficou delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Olá Rute
    Hoje ainda ando na rodada do dia roxo... Como sempre as tuas sugestões são fantásticas!

    Também tenho um mangericão na varanda, mas não é roxo.

    Beijocas ainda roxas***

    ResponderEliminar
  25. Rute,

    Obrigada por teres enviado o link, irei experimentar de certeza. Nao sei e onde posso encontrar levedura de cerveja? Nem sequer sabia que substitui o queijo. O teu blog e mesmo um cantinho de aprendizagem e de muitas surpresas.

    Bjs

    ResponderEliminar