03 setembro 2009

PIZZA HOT HOT CHILI BEANS (MASSA KÉFIR-ÁGUA)

Pormenor importante: A pizza foi confeccionada na paelheira eléctrica. E na massa de kéfir-água usei farinha de milho misturada com farinha de trigo para dar um ar de tortilha mexicana :-)

Ficou...UM ESPANTO!

INGREDIENTES:

Massa kéfir-água (link
aqui);
1 copo de soja texturizada fina;
1 pacote de condimento para tacos;
Cominhos em pó;
2 cháv (chá) feijão encarnado cozido;
Vinho de kéfir q.b. (link
aqui);
1/2 cebola;
Azeite q.b.;
Queijo emmental ralado;
Oregãos secos q.b.;
Mini-tomates.

CONFECÇÃO:

Hidratar a soja granulada fina com água durante 30 minutos. Espremer. Levar a saltear num tacho com azeite. Juntar o condimento para tacos. Continuar a saltear. Juntar o feijão e um pouco da água de cozedura. Deixar cozinhar. Quando secar o liquido, juntar um pouco de vinho de kéfir e cominhos em pó. Deixar 5 minutos e depois apagar.

Espalhar um pouco de farinha na paelheira eléctrica desligada. Esticar a massa de kéfir-água com um rolo pequeno dentro da paelheira. Depois de esticada, dar umas voltas no ar para testar a elasticidade da massa. Ligar a paelheira e assar ligeiramente a massa em ambos os lados.

Entretanto, picar meia cebola e regar com azeite. Untar a base de pizza com esta mistura. De seguida colocar o chili de soja e feijão encarnado. Cobrir com queijo ralado. Povilhar com oregãos secos. Decorar com fatias de tomate (estes são da minha horta de varanda). Tapar e deixar apurar em temperatura alta (nivel 5 da paelheira).
Retirar com duas espátulas, cortar e acompanhar com uma cerveja Corona onde préviamente se introduziu uma fatia de lima. Uma combinação explosiva de sabor! México em todo o seu esplendor! Pizza Hot Hot Chili Beans (vermelho e soja).

19 comentários:

  1. Rute,
    Bem diferente mas com uma grande pinta, eu acho que ia adorar.
    Uma maravilha.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Rute, eu adorei esta pizza tex-mex! :) :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente amiga!
    Mudei o link do meu blog, fica o novo :http://tesourosesabores.blogspot.com/
    Bjinhos
    tina

    ResponderEliminar
  4. Pizza com beans é uma belíssima ideia...nunca tal me ocorrera!
    Mas digo-te, que se souber tão bem como parece (de aspecto), é um arraso!:)

    ResponderEliminar
  5. hummm, quase que consigo sentir o cheirinho da tua pizza no ar!!!Quero uma fatia!!Envia por correio azul por favor:)
    olha, acabei por fazer lasanha de soja e espinafres para o jantar, está quentinha no forno á espera do meu Duarte vir do trabalho:)
    Disseste que me envias te um email, mas fui ver agora e não recebi nada:( o que era? podes enviar outra vez por favor?já ontem estava a falar com uma amiga por email e as vezes n recbia.. o gmail deve estar a precisar de umas férias coitado!
    beijinhos**
    sofia

    ResponderEliminar
  6. Que espectaculo, quem ia adorar esta combinação picante de ingredientes, era o meu Abelhão, ficou 5 estrelas.
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. Que espectaculo! Olha, tenho um prato de pizza igualzinho ao teu! Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Isso é o que se pode dizer de "pizza maravilha".Adorei e México traz-me boas recordações.
    :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ando cá com uma vontade de comer pizza, já ia uma fatia. Ainda por cima com soja granulada que eu tanto adoro :)

    ResponderEliminar
  10. "Ficou... UM ESPANTO!"

    Ainda bem que o blog não tem cheiro, senão ficavamos a babar-nos todos...

    E ainda não te respondi ao mail, não tenho tido tempo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá, Rute!
    Que bela pizza,aspecto fabuloso!
    já não faço há muito tempo agora até ia uma fatia:)


    bjss

    ResponderEliminar
  12. Agora é que me enganaste...
    Quando vi as fotos pensei: onde é q a Rute foi desencantar "tacos vegetarianos"? :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Woooowwww! Só o nome já deixa a salivar, as fotos então.. yami!
    bjcas

    ResponderEliminar
  14. Moçoilas, acabei de jantar uma outra pizza fenomenal. Ainda estou a palitar os dentes! Ai ca boa que táva. Nem sei qual prefiro, a hot hot ou a... mistério!

    Sofia, não fui eu que enviei email, foi a R*.

    Suzi, tens um prato igual ao meu!!! Dá um jeitaço para cortar a pizza não dá?

    Sandra f., mas há! Há tacos para rechear. É só fazeres a soja granulada com o condimento para tacos.

    Antigamente eu fazia muita comida mexicana. Foi uma febre que me deu no tempo em que cozinhava carne e há estes produtos todos da OLD EL PASO. No jumbo de cascais é onde há mais produtos desta marca, na secção produtos estrangeiros perto das bebidas.

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  15. Gulosa como sou aqui ate dispensava a massa da pizza... que booommm chili!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Olá Adorei o seu blog. Quantas ideias interessantes. Estou procurando Kefir para começar a experimentar... será que você teria um pouco para doar? Um abraço Letícia Barreto

    ResponderEliminar
  17. Olá Leticia,
    teria o maior prazer em partilhar kefir, mas estou sem grãos. Parei a confecção durante uns tempos. Procure na internet. Penso que existe um site de doação de kefir.
    Abraço.
    Rute

    ResponderEliminar
  18. Olá, infelizmente venho avisar que esta sua receita, e provavelmente muitas mais foram plagiadas neste blog sem a minima referencia à fonte:
    http://comersaudavel.blogspot.pt/2012/05/pizza-caseira.html

    O mesmo me aconteceu e eu estou a avisar as pessoas para que façam valer os seus direitos e denunciem esta situação ao google.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, grata pelo aviso. É incrivel pois até a foto usaram. Mas... para mim não tem importância.
      Obrigado de qualquer forma.

      Eliminar