20 setembro 2009

SOPA DE LARANJA E CENOURA C/ ESPINAFRES

Chegou o Outono e com ele a época da sopa. Um caldinho quente reconforta o estômago e a alma!
INGREDIENTES:
  • 1 cebola média;
  • 1 courgette grande ou 2 médias (br: aboborinha);
  • 4 cenouras médias;
  • 1 laranja média;
  • Água q.b.;
  • Azeite e sal q.b.;
  • Folhas de espinafres q.b.;
  • Salsa fresca q.b.;
  • Manjericão roxo para decorar e atribuir "perfume".
CONFECÇÃO:
Numa panela de ferro coloque os principais vegetais cortados (cebola, courgette e cenoura) com água a tapar (não ultrapasse o nível dos vegetais). Tape e cozinhe sem sal. A sopa pode ser confeccionada na Bimby mas eu prefiro sopa de tacho de ferro (é rápido e tem um sabor especial).
Quando já estiver a ferver há uns minutos, junte a laranja partida em 4, sem casca e sem caroços. Deixe cozer até conseguir espetar o garfo na cenoura sem dificuldade.
Triture a sopa, tempere de sal e azeite. Se a laranja for muito ácida, adicione também uma pitada de açúcar (no meu caso não coloquei).
De seguida junte as folhas de espinafre e um pouco mais de água caso a trituração esteja muito grossa. Deixe ferver novamente, mas destapada. Assim que os espinafres comecem a ficar moles e praticamente cozidos, junte a salsa picada e rectifique temperos (se necessário).
Sirva com um raminho de manjericão e salsa no centro do prato. Não se esqueça que os olhos e o nariz "também comem". É sempre importante comer refeições bonitas e cheirosas.

10 comentários:

  1. Que ideia fantástica, colocar laranja na sopa e ainda por cima ficou uma sopa super light! Um 'must'! Bjs

    ResponderEliminar
  2. É verdade Suzi, é uma sopa super light e com bastante fibra. Mais ainda bastante cremosa. Não se sente a falta da batata para dar corpo.

    ResponderEliminar
  3. Isso deve ser bom, nunca tal me ocorrera...com maçã já vi algures e achei super interessante, agora com laranja acho mais inovador e a testar, sem dúvida! A cenoura é rainha esta semana...:)

    ResponderEliminar
  4. Também costumo fazer sopa com maçã. Fica docinha. Muito boa.

    Penso que a pectina da laranja dá corpo à sopa. Mas não tenho a certeza se a fibra tem suficiente pectina, já que retirei a casca e os caroços. Mas que ficou cremosa, ficou.

    ResponderEliminar
  5. Rute,
    Que ideia genial! Nunca me passaria juntar laranja à sopa, mas imagino que tenha ficado uma delícia.
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  6. Moira, ainda pensei juntar casca de laranja ou de limão quase no fim, para retirar depois.

    ResponderEliminar
  7. Fruta na sopa ou sopa na fruta! Achei a ideia bem boa... Um dos meus príncipes demora 30min. a comer metade de uma maçã (é de perder a paciência!) A próxima sopa vou colocar mais qualquer coisita que eles não estão à espera.
    Eu também não costumo utilizar batatas na sopa, mas utilizo bastante courgette e ficam muito aveludadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. A Carolina também só come bem uvas. De resto não é muito pró-fruta. Excepto se a fruta estiver em puré, em gelado, em bolos e em sopa :-)

    ResponderEliminar
  9. Sopa de laranja é novidade, mas deve ser muito boa.
    Fiz muita sopa no outono/inverno e nem publiquei todas. Acho que vou publicar para vocês aproveitarem do outro lado do Atlântico...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Rute, eu costumo fazer creme de cenoura com laranja, mas apenas o sumo. E o manjericão combina mesmo na perfeição, mas eu costumo triturá-lo tudo junto. Tenho publicada no blog.

    1-2-3: Transforma-se uma vulgar sopa de cenoura numa sopa toda gourmet.

    Que maravilha.

    ResponderEliminar