28 setembro 2009

SOPA DE MAÇÃ E ABÓBORA C/ ESPINAFRES

Mais uma sopinha com fruta incluida e sem batata. Algo very light :-)

É uma ideia excelente para quem costuma ter maçãs tocadas ou com bicho (super biológicas). Com um bocadinho de paciência pode aproveitar a parte sã da maçã para a sopa. Nada se perde.

A deliciosa abóbora e alho francês foram adquiridos na Cercica - cascais, uma cooperativa de ensino e reabilitação de crianças deficientes. Os alunos da Cercica que optaram por dedicarem-se à agricultura vendem as horticulas biológicas ao público que frequenta a Cercica no Livramento.

As aulas de natação, hidroterapia, hidroginástica, dance kids e manutenção adultos está aberta à população em geral. As instalações são óptimas e os preços acessíveis.

Há ainda outros serviços que os alunos deficientes da Cercica prestam à sociedade como engomadoria e jardinagem. Quem precisar destes serviços fica já a saber.

INGREDIENTES:

2 alhos franceses (alho-poró em brasileiro);
250 abóbora;
1 maçã;
Folhas de Espinafre q.b. (as minhas são da
horta de varanda);

1 molhinho de Manjericão roxo;
1 molhinho de salsa;
Azeite e sal q.b.
CONFECÇÃO:
Numa panela de ferro coloque a parte branca dos alhos franceses às rodelas, mais a abóbora aos cubos e a maçã. Cubra com água até ao limite dos vegetais. Leve a cozer.
Triture quando cozido e junte nesta altura o azeite e o sal. Triture bem.
Verifique se a sopa precisa de mais água para poder cozer os espinafres sem empapar. Junte os espinafres e meio copo de água se necessário. Quando os espinafres estiverem cozidos junte o manjericão e a salsa picada e apague o lume. Deixe apurar sabores uns minutos e sirva de imediato.

16 comentários:

  1. Eu tenho dessas maçãs super biologicas he he Tenho feito tartes e compota mas sopa não é nada má ideia :)

    ResponderEliminar
  2. Rute, mas que ideia maravilhosa maçã, abobora e espinafres essa vou ter que experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nem é preciso dizer que nunca pus maçã na sopa... :))

    Mas às vezes tb tenho cá dessas maçãs, que vêm da Beira Alta, sem conservantes, mas algumas trazem brinde...

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Maçã na sopa é uma rica ideia yummy e linda ainda por cima :* :*

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta sopa, nunca coloquei maças na sopa, excelente ideia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  6. Olá Rute,

    Costumo fazer mauito essa sopinha cá em casa mas sem a maçã.

    Gostei muito dessa dica!!!


    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Parece que fomos todas á 'chinchada' lol! Muitas maçãs biológicas e bichológicas! Obrigada pelas sugestões que deixaste no meu blog! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Ah ah ah bichológicas! Suzi a tua veia humoristica está a voltar.

    Foste a autora do nome tofúbremesas e agora esta inovação bichológicas é demais. S_U_P_E_R_!

    Entretanto, no post abaixo que publiquei na mesma altura que esta sopa, têm mais uma ideia com maçã: Gelatina vegetal com maçã (ou marmelada de maçã). É óptima como sobremesa e também como marmelada.

    Tive de publicar tudo de seguida para não me afastar do objectivo diário de publicar :-)

    Beijinhos a todas e obrigada pelos comentários.

    ResponderEliminar
  9. Você é realmente inovadora. Maça em sopa nunca pensaria! Acredito que nem deva ter sido sentida, pois o alho-poró e a abóbora têm sabores mais intensos que ela.
    Não tenho a menor intenção de fazer posts diários, pois dá um trabalhão, mas admiro sua perseverança.
    Agora deixa eu ver essa gelatina aí embaixo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. A minha sopa preferida é mesmo a de espinafres com abóbora e grão.
    Tu mais uma vez apresentas-me a maçã e eu vou mesmo ter que experimentar pois toda a gente diz maravilhas da dita na sopa. Tenho que me redimir :)
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  11. Cercica e receita, só vejo aqui coisas boas! :)

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa há sempre sopinha (excepto ao sábado, não me perguntem porquê...), e com este ritmo de confecção dou por mim a revirar as revistas à procura de diversidade...logo todas as receitas diferentes e sugestivas, como esta, são recebidas de braços abertos! E quanto mais simples, melhor! Hehehe:)

    ResponderEliminar
  13. Que delicia Rute!! Esta vou fazer!! Ando sempre a volta com sopas, e agora qnd vier o frio nao falha um unico dia!

    Aposto que fica uma maravilha com Maça!!!

    Levo entao comigo a receitinha :)

    Já nao é esta semana porque ja ca canta uma bela canjinha ehhehe

    ResponderEliminar
  14. Só vos digo, a sopinha tá mesmo boa! Acabei de comer uma 2ªversão da sopa de maçã desta vez com rúcula picada juntamente com a salsa e o manjericão.

    E ainda uns cubinhos de tofú (pecaninos) no caldo da sopa. Ficou!!! Excelente!!

    Gina de facto a maçã não se sente. É como vc diz, o alho-poró deve liderar ou então é o manjericão.

    Moira, também sou fã da sopinha de grãos. Experimenta esta.

    Gasparzinha, pena ires viver para Lisboa. Podias ir às compras à Cercica.

    Mary, essa de não existir sopa ao sábado é intrigante :-)) Na minha casa a sopa também é rainha mas só quando o tempo arrefece e em substituição de alguns jantares. Não temos habito, como em certas familias, de comer sopa antes da refeição principal.

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  15. Verdinha,

    estáva a responder quando tu comentaste :-))

    Fico à espera de saber se gostaste da sopinha. Experimenta também a de laranja ;-)

    ResponderEliminar