03 outubro 2009

ANPAN BREAD - PÃO SURPRESA JAPONÊS

INGREDIENTES:
  • Morangos biologicos ao natural;
  • Pasta de feijão azuki com frutos secos e côco (ver receita do Taiyaki);
  • 1 pacote de farinha de brioche nacional;
  • 220 ml de água;
  • sementes pretas de sêsamo;
  • 1 gema para pincelar.
CONFECÇÃO:
Na cuba da MFP juntar 220 ml de água morna com as 500 grs de farinha pré-preparada brioche (marca Nacional). Seleccionar programa Dough (massa ou amassar). Na minha MFP demora 1.30.
Lavar os morangos e retirar o pé verde. Formar uma "bolacha" com a pasta de azuki que sobrou da confecção dos Taiyakis. Colocar o morango ao meio e dobrar. Comprimir à volta do morango até esconder por completo.
Assim que a massa de brioche estiver pronta, retirar pequenas porções, passar em farinha de trigo e achatar a bola. Colocar ao centro o morango enrolado na pasta de azuki. Fechar a bola de massa colocando as pontas para baixo.
Quando tiver todas as bolas recheadas, decore com sementes de sêsamo e leve à Actifry durante 15 minutos. A meio do tempo pincele com uma gema de ovo.
Coma ainda morno. É delicioso. A mistura de sabores é única. Beliscadelas de pão fofinho com recheio de azuki e morango vão ficar na sua memória para todo o sempre! Recordo que a pasta de feijão foi a que sobrou dos taiyakis e continha cajú crú, amêndoa torrada e castanha-do-maranhão, juntamente com côco ralado.

13 comentários:

  1. Quem não tem actifry pode fazer no forno né? Ficaram sensacionais :)

    ResponderEliminar
  2. Sim pode Ameixinha. Eu é que faço na Actifry porque deu-me mais jeito do que ligar o forno.

    ResponderEliminar
  3. Agora é a minha vez de dizer: ai que fomeeeee, quero lanchaaaaaaarrrr!!

    Que belíssimo aspecto, e foi mesmo uma surpresa. Nunca imaginei que lá dentro aparecesse um morango...

    Muito bem, Rute, por acaso já pensaste em abrir um "bistrot"? Tenho a certeza que ia ser sucesso garantido!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de uma coisa, que foi logo a que me saltou à vista, mas depois distraí-me com o recheio do pão. Como já te disse, tenho pratos iguais a esses teus, mas por acaso não tenho chávenas, e são tão giras, nunca tinha visto. Tenho que ver se completo mais o conjunto :) Será que ainda há? Eu se bem me lembro comprei no Colombo, mas já foi há uns aninhos...

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Queres saber uma coisa curiosa:

    quando comprei o meu serviço de jantar da linha Alentejo, não sabia da existência das chávenas de chá. Depois quando comecei a namorar com o meu companheiro descobri que ele tinha um conjunto de 1/2 dúzia desta linha e ainda um serviço, da mesma linha, de chá :) Até já lhe cantei aquela canção da Ágatha (se um dia nos zangarmos) - "Podes ficar com o carro, a casa,...mas não ficas com o serviço de chá" - Porque sou apaixonada por estas chávenas :)

    A última vez que vi peças soltas à venda foi no Continente. E foram precisamente conjuntos de 2 chávenas. Ainda estivemos para completar a 1/2 dúzia mas depois desistimos (isto há 4 anos atrás).

    Quanto a abrir um estaminé, é preciso muito dinheiro e muita disponibilidade. Uma coisa é cozinhar a brincar, outra coisa é cozinhar à séria. Mas confesso que adorava ter um espaço meu.

    ResponderEliminar
  6. Rute, como curiosa e eterna aprendiz nessa vida, venho aqui e nunca saio sem incorporar mais um conhecimento.
    Hoje foi a vez do "estaminé", nunca vi esse termo.
    Bom, esse pãozinho é realmente surpreendente.
    Também gostei da história da louça... Sabe aquela ideia do casal juntar a escovas de dente? No seu caso, juntaram a louça... rsrs!
    Bom final de semana, querida!

    ResponderEliminar
  7. :) estaminé é estabelecimento na giria (em brasileiro poderia dizer lanchonete).

    Pois é...em portugal costumamos dizer que quando 2 pessoas se juntam, estão juntando os trapinhos. No nosso caso juntámos o serviço de louça ah ah ah.

    Bom fim de semana também pra vc.
    Beijo querida.

    ResponderEliminar
  8. Conceição,

    lindos e saborosos! Hoje aos pequeno almoço comi os restantes e mesmo frios estão óptimos. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  9. Venho reclamar!!!
    Isto de publicares diariamente, faz com que percamos algumas receitas, dado que nem sempre é possivel vir todos os dias ao pc (como ontem que não estive em casa)...e depois perdemos receitas únicas, originais e deliciosas como esta! Não é justo!
    Pronto, agora chuta pra cá um pão destes para me calar! :)

    ResponderEliminar
  10. :))

    Acho que tb comprei os meus pratitos no Continente do Colombo, ia lá mtas vezes, antes de vir para Alverca; qdo lá voltar vou ver se descubro as chávenas, fiquei cheia de "inbeja" :))

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Rute,
    Não consigo sequer imaginar o sabor desses pães, mas que ficaram lindos, ficaram.
    Muito original, Parabéns!
    Beijocas e boa semana
    Moira

    ResponderEliminar
  12. Que lindos, esses pães, e saborosos também.

    Olha já tenho lá o okara, mas ainda nãio tive tempo para fazer os brigadeiros.Vamos lá ver se é hoje.
    Beijinhos

    ResponderEliminar