25 outubro 2009

BOLO BEM BRASUCA - ANIVERSÁRIO PARTE 3

Este ano estou umas mãos largas em questão de bolos de aniversários e comemorações do meu proprio dia. Coisa rara por estas bandas, pois há uns anos a esta parte que deixei-me de datas festivas, especialmente a minha.

Mas...agora...tenho um bom pretexto para ligar a estas festividades :)) Interesseira! Pois preciso de cobaias para comerem as minhas experiências. Ando a levar bolos a tudo o que é casa e com este já é o 3º!

Na casa da sogra os 8 familiares agradeceram o Bolo Bem Brasuca que inventei, que no fundo não é mais do que o Bolo Nega Maluca onde alterei o chocolate em pó por café de cevada em pó.

INGREDIENTES da massa de café:

4 ovos M;
1 chávena e meia de açúcar;
1 chávena e meia de farinha branca T65;
pitada de sal fino;
Meia chávena de amido de milho (farinha maizena);
3/4 de chávena de óleo (usei metade de milho, metade de amendoim);
1 chávena de cevada solúvel em pó (Pensal) ;
1 colher (sopa) de fermento Royal;
1 chávena de água a ferver.

INGREDIENTES do recheio e cobertura:

Creme de cacau trufado da Puratos para rechear e cobertura;
162,50 gr
Creme de Chantilly instantâneo;
250 gr de água;
4 colheres (sopa) café de cevada solúvel (Pensal);
"Grãos de Café" em chocolate para decoração.
CONFECÇÃO:
Pré-aqueça o forno. Ferva água numa chaleira eléctrica. E pulverize a forma com óleo e povilhe com farinha trigo.
Coloque todos os ingredientes da massa (à excepção da água) no copo da bimby. Programe 30 segundos, velocidade 4.
Junte a chávena de água a ferver e programe + 10 segundos, velocidade 4. Terminado o tempo ligue a bimby na velocidade Espiga até finalizar 3 amassadelas espiga (oiça o barulho da máquina).
Deite na forma e leve a assar a 200º inicialmente, baixando para 150º depois. Durante 45 minutos.
Enquanto o bolo assa, lave o copo da bimby, coloque dentro a água e o pó de chantilly. Programe 3 minutos, velocidade 5. Quase no fim, junte o café de cevada em pó. Guarde o copo da bimby no frigorifico.
Depois do bolo desenformado e arrefecido, corte-o ao meio, rechei-o e barre todo o exterior com creme trufado de chocolate. Depois encha a seringa de pasteleiro com creme de chantilly com sabor a café e enfeite. Termine a decoração com os grãos de café fingidos.
A minha decoração está pouco geométrica pois fiz tudo às pressas. Tremia como varas verdes de stress enquanto tentava que a criatividade ajudásse as minhas mãos a desenharem algo belo e simultaneamente rápido! Mesmo assim, ficou bonito, divinalmente saboroso mas pouco profissional :( Tempo recorde de recheio, cobertura e decoração: 15 minutos (inclui enchimento da seringa 2x dentro dos 15 min).

20 comentários:

  1. Em breve estará montando uma confeitaria!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. bem bonito!
    Bem que gostava de ter uma fatia para o meu lanche.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olha eu faço anos em maio ...sei que falta um cadinho mas posso ser tua cobaia tb ?!? que lindo :*

    ResponderEliminar
  4. Ainda abres um negócio caseiro de pastelaria...lol
    Tens olho para a decoração, está lindo, lindo, lindo!
    Mas os anteriores também, nem sei de qual gosto mais...hehehe:)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada amigas pelas vossas palavras simpáticas.

    Sabem o que eu descobri? Fazer decoração de bolos é como pintar ou modelar. É bastante terapeutico. Só tenho pena de lutar com falta de tempo e muitas vezes é tudo às pressas e imperfeito quando devia ser um momento de relax:(

    Beijinhos pra vocês.
    Samma para Maio ainda falta um bocadinho mas não é nada de impossivel. Há falta de cobaias com datas mais próximas, lembro-me de ti (ih, ih, ih).

    ResponderEliminar
  6. Eu faço em Março...hehe.
    Olha está lindoooo, e foi a correr, imagina devagar, o chocolate é uma guloseima, já la enfei a colher, mas ainda não fiz nada, hoje isto está agreste, lida da casa...hehe.
    Obrigado por tudo.
    bjssss

    ResponderEliminar
  7. Com pressa ou sem pressa a verdade é que esse bolo ficou lindo, eu cá já lhe dava uma trinca.
    Se percebi bem julgo que os parabéns estão em falta por isso cá vão acompanhados de beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. É a primeira vez que vejo um bolo feito com pensal. Nunca tinha pensa(l)do nisso :) A decoração está muito bem, quem me dera a mim tanta precisão :)

    ResponderEliminar
  9. Fantástico este bolinho (com pensal!!!)!
    Rute, estava a pensar... vinhas jantar cá a casa... tenho lugar para ti! E tu... trazes um bolinho! Boa!? He, he, he...Bora lá à 4ª ronda!

    Olha, quanto ao arroz glutinoso, pensei mesmo que sabias onde podia encontrar... já tentei o Celeiro, o corredor dos produtos naturais e o dos estrangeiros do Jumbo, o El Corte Inglés e nada! Vou continuar a tentar...!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Lindo bolo! Ficou muito bem a tua decoração, mesmo com a mão imprecisa! E eu que adoro bolos que levam café! Que delícia! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Amiga, tens que ler o "My Life in France" da Julia Child.
    Ela é que sabia: nunca nos devemos desculpar pelo que levamos à mesa!
    Ou se come ou não se come - e aí se eu não comia uma fatia desse bolo!!! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Rute, que bolo mais lindo... :O

    isto aí, eu tbem uso de pretestos e vou cozinhando... o bom é que sempre tem cobaia querendo provar...hahahahaha

    bjssssssssssssss

    ResponderEliminar
  13. Bolo está lindo! Rute eu nem devagar o conseguia decorar assim, não tenho jeito nenhum. Adorei a ideia de usar cevada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Neste blog há sempre coisas fantásticas de fazer perder a cabeça!!!! este bolo está com um aspecto...valha-me nossa!!!!! demais mesmo!! que jeitinho para isto que tens!! beijinhos e optima semana

    ResponderEliminar
  15. Ficou lindo, muito melhor que em muitas pastelarias :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Assim não dá. Bolo de chocolate, Rute não dá para resistir. Quero uma bela fatia.

    Bjcas

    ResponderEliminar
  17. Ficou uma delicia rute :)

    Beijocas e boa semana :)

    ***

    ResponderEliminar
  18. kkkkkk... Ficou maravilhoso! Quinze minutos, você arrasou! Esse bolo deve ter ficado super gostoso! Amei a receita! Se quiser levar o 4º bolo lá em casa, vou amar ser sua cobaia! hahaha... Parabéns! Bjinhos e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  19. Que bolinho tão lindo. A decoração ficou linda.

    Bjs

    ResponderEliminar