28 outubro 2009

BOLO DE BOLACHA ROSA COM BAGAS GOJI

Podem agradecer à minha insónia, eu estar aqui a publicar a estas horas nada aceitáveis. Não sei porquê, nem me vou chatear com isto mas acordei às 4:40 da manhã e não consigo dormir. Vim ver blogs e publicar no meu :(
Contam-se pelos dedos das minhas mãos, as vezes que tive insónias, são ráras para mim, felizmente. Desconfio que está algo relacionado com a mudança da hora... Ou então é algo relacionado com o facto de estar a ter cursos de e-learning da minha profissão à noite e ontem foi a Avaliação Final de módulo. Estimulei demais o cérebro com as NCRF e o SNC (Grrrr). Bom, mas adiante que já se faz tarde.
Vim publicar a sobremesa rápida e de aproveitamento que fiz ao jantar. Com o resto do chantilly do bolo de aniversário da Carolina confeccionei um mini bolo de bolacha cor-de-rosa. Como? Eu explico:
  • Chantilly;
  • Xarope de Groselha;
  • Sumo de limão;
  • Bolachas Maria;
  • Bagas goji.
Misturar o chantilly com o xarope de groselha e o limão. Provar e rectificar acidez com mais limão, caso necessário.
Montar o bolo de bolacha, intervalando bolachas e recheio. Terminar com bagas goji. Levar ao congelador durante 1 a 2 horas. Comer geladinho :)
Mesmo neste tempo mais frio sabe muito bem pois a bolacha corta-lhe o gelado extremo. Gostei muito do creme de chantilly cor-de-rosa alimonado. Assim fresquinho é uma perdição. Ainda bem que só fiz esta quantidade da foto para nós os 2, porque é dificil parar de comer.
Noutro dia fiz uma versão parecida com esta, mas mais tradicional, do bolo de bolacha, com o aproveitamento do creme do Bolo bem brasuca:
  • Chantilly;
  • Café de cevada soluvel em pó;
  • Bolacha Maria;
  • Pepitas de chocolate para decorar.

17 comentários:

  1. Bolo de bolacha é uma delícia. Foi o primeiro bolo que aprendi a fazer, ainda era uma miúda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bem giro, simples e prático...
    Eu, ao invés, durmo que nem uma pedra e a noite deveria ser mais longa! hehehe:)

    ResponderEliminar
  3. Faltei cá uns dias e é só bolinhos bons :-)
    Este está lindo assim cor-de-rosinha, pois imagino que não se consiga parar de comer :-) bolachinhas com chantilly é uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. É bom que te comece a dar muitas insónias.... ;)

    Aspecto delicioso!!!


    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a insónia é dos bolos!!!!

    Excesso de açúcar no sangue!!!

    ;o)

    ResponderEliminar
  6. Insónia..bem sei, bem sei :( mas que lindo bolo :*

    ResponderEliminar
  7. Insónias, poi seu sei bem o que isso é......

    Quando era miuda pedia sempre á minha mãe para fazer o bolo de bolacha para o meu aniversário.Adoro, eh!eh! quando eu tiver o pó....já sei o que vou fazer.

    Olha por curiosidade já alguma vez desidrataste ananás?

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olha a mim dá-me muitas, a de ontem era a comer biscoitos e a beber leite, mas a ti pode dar mais vezes para vires colocar estas delicias, muito bem engendrado.
    Ficou lindo.
    bssss

    ResponderEliminar
  9. Respira fundo :) Ter insónias é horrível mesmo! O bolo ficou fantástico. Só não gosto de bolo de bolacha feito com creme de manteiga!

    ResponderEliminar
  10. Amiga, eu volta e meia sofro de insónias... É do pior!

    Mas acho que se tiver um bolinho de bolacha cor de rosa na cozinha, como uma fatia e adormeço reconfortada! :) :) :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Bem meninas, o bolo estava uma delícia,é pena ter sido só uma amostra.
    Está aprovadíssimo.

    Cobaia de serviço
    P.S- Se não for pedir muito, para próxima pode ser de chocolate:-)

    ResponderEliminar
  12. nhaminhamiiiiii posso subsituir a grselha por morango??? hehe, adoro bolo de bolacha e não ha duvida que este é bem diferente

    ResponderEliminar
  13. Que bolo de bolacha cor de rosa tão lindo! Sempre com grandes ideias.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá garotas!

    Nem sei como não estou a cair de sono :(

    Conceição o 1º"bolo" que aprendi a fazer foi salame de chocolate e oferecia sempre ao meu pai no dia 19 Março.

    Mary eu também sou como tu, costumo dormir super bem. Raras são as insónias.

    Alcina, agora ando em maré de bolos de aniversário. É até fartar, depois trago vicios novos :)

    Isa senão fosse a insónia só a esta hora é que estáva a publicar mas também vinha a tempo.

    P e M, olha que até não, porque eu faço os bolos mas como pouco deles. Do de aniversário da Carolina nem provei. E nesse dia nem almocei! E dos outros bolos só comi 1 fatia.

    Samma, afinal queres que envie pó de chantilly para o Alentejo ou não? :))

    Sandra G. se o bolo de bolacha é o teu preferido vais amar todos estes que se podem fazer com o chantilly. É só juntares groselha, ou café, ou chocolate, etc etc...

    Abelhinha fica aqui a ideia para fazeres com o teu pó branco.

    Ameixinha, eu também não gosto com creme de manteiga. E este chantilly não é nada enjoativo. Fica delicioso.

    Gasparzinha, podes crer que o docinho reconforta mas eu tive o azar de já o teu comido antes de deitar :((

    Margarida estáva bom não estáva? É que hoje levei 3 montinhos de bolo de bolacha para as minhas colegas da empresa-cliente. Foi um rico lanche matinal.

    Verdinha, acho que podes fazer com xarope de morango, ou doce de morango. Não sei se resulta bem com morango triturado crú.

    Cacahuete, ainda bem que gostaste. Também adorei a tua lasanha de courgette.

    Beijinhos a todas! Vou-me fazer o jantarinho. Não tenho publicado comidas salgadas porque ando a repetir receitas. A criatividade anda toda pelos doces!

    ResponderEliminar
  15. Olá, Rute!

    Meniiina, me segura com esses bolos! Essa delícia cor de rosa aí, e lá embaixo o nosso famosíssimo Nega Maluca. Adooooro!

    Não sei bem se sempre venho aqui em horas de fome ou se só de olhar suas receitas maravilhosas me bate essa fominha urgente.

    Adorei a foto de palhacinha com as crianças :)

    Beijos além-mar, Rute!

    ResponderEliminar
  16. Bolo de bolacha... lembra-me qualquer coisa.... ehehehe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Menina! E não é que eu esqueci de contactar você, Milena Paixão!!!!

    Poxa, você nunca esquece de visitar meu blog (tou envergonhada rrrrr).

    Mil perdões. A ver se em breve vou no seu espaço e se lhe envio o tal email.

    Suzi, pois é...bolo de bolacha lembra qq coisa :)))

    ResponderEliminar