13 outubro 2009

FORMA DE CEVADA INTEGRAL E TRIGO

Lembram-se de eu ter dito que tinha ido à Puratos procurar uma forma? É esta! A forma com tampa para fazer pão.

Quem me chamou à atenção para o
Pão de Forma Gigante que a ISI publicou no forum Bimby, foi a pmsmesquita (obrigada!). Assim como foi ela que me deu a conhecer a terra de Oreo. A pmsmesquita não tem blog mas navega muito nas internets e está a par de tudo :) Dá jeito tê-la como amiga (ih ih ih).

Na Puratos também existe a forma em teflon mas custa mais de 100 euros, pelo que, esquece lá isso! Se esta forma de 10,26 euros (com IVA incl.) enferrujar, compra-se outra! Optei pelo tamanho médio (35x10x10) mas há mais pequena e maior (neste
link).
Na altura de iniciar confecção verifiquei que não tinha centeio na despensa, só cevada. Arrisquei e saiu bem. Ficou um pão muito bom, guloso, género rústico. Vou dar férias à MFP!
INGREDIENTES:
  • 200 gr farinha de cevada (moida em casa na bimby);
  • 600 gr farinha de trigo T65;
  • 1 saqueta e meia de Fermipan;
  • 1 colher (sopa) açúcar integral de cana;
  • 1/2 litro de leite de soja;
  • 50 gr de margarina Planta;
  • 2 colheres (chá) de sal fino.
CONFECÇÃO:
Colocar os grãos de cevada no copo da bimby e programar uns segundos na velocidade 6 para polir o grão. Despejar no cesto da bimby e peneirar a poeira. Voltar a repetir o processo de polimento e peneirar novamente no cesto da bimby. De seguida, moer os grãos na bimby com uns toques de turbo e uma progressão 7-8-9 durante 2 minutos. Deixar baixar o pó da farinha, verificar o calibre da moagem com a mão e se necessário repetir o processo de moagem.
Pesar e juntar a cevada, o fermento seco, o açúcar, o leite de soja morno ou à temperatura ambiente (nunca frio) e a manteiga. Programar 2 min, vel 2, temp 37º.
Quando terminar o tempo, retirar a temperatura, juntar a farinha e o sal. Programar 4 minutos, velocidade Espiga. Ajudar com a espátula da bimby caso a massa tenha dificuldade em rodar. Agasalhar com um pano o copo da bimby e deixar levedar até a massa sair por fora do copinho da tampa (é relativamente rápido).
Deitar a massa num alguidar povilhado de farinha de trigo. Verificar textura e flexibilidade da massa com as mãos, tender em rolo à medida da forma. Untar a forma com óleo e depositar a massa no interior. Pré-aquecer o forno VAZIO.
Assim que o forno esteja quente, DESLIGUE. Introduza a forma de pão no forno e deixe lá dentro, uns 15 minutos a levedar. Volte a ligar o forno a 200º e deixe cozer durante 40 minutos. Espreite antes de retirar o pão, se achar que ainda está muito crú, deixe ficar mais tempo. Finalmente, para dourar por fora, retire-o da forma e leve o pão ao forno durante 10 minutos para ficar com códea estaladiça.

25 comentários:

  1. isto sim é um pão de forma. fica mesmo lindo!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga, que pão lindo!!
    Adorei a mistura de farinhas. :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou fantástico, o teu pão de forma.
    Ainda não tive oportunidade de lá ir.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Isso e que e um pao de forma perfeitinho.

    Realmente uma forma dessas da jeito.

    Jocas

    ResponderEliminar
  5. Essa mistura de farinhas deve ser uma maravilha.
    Ficou perfeito.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Nossa esse pão ficou um espetáculo! Lindo demais! Já anotei aqui! Obrigada por partilhar! Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Rute um pão de forma perfeitinho!
    uma maravilha!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Issa dáva-me um jeitáço, ouve lá! E sai tão direitinho...já estou em ebulição! :)

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de pão, quando fui a Portugal vi uma forma dessas mas era tão cara que desisti.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Fica mesmo quadradinho como o pão de forma de compra! Uma dúvida: a tampa da forma é para colocar depois de enfiar a massa lá dentro, né?

    ResponderEliminar
  11. Olá a todas. Grata pela vossa visita.

    Ameixinha, sim, a tampa é para fechar depois de colocar o pão lá dentro. Está um show este pão. Comi umas fatias fininhas agora ao jantar. A faca electrica corta umas fatias fantásticas sem desmanchar o pão!

    Vou mesmo dar descanso à MFP! Pois com a mesma electricidade faz-se um pão maior.

    ResponderEliminar
  12. Igualzinho o de padaria... ficou perfeito!

    bjssssssssss

    ResponderEliminar
  13. Ficou um pão de forma perfeitinho, como os de compra.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Agora vim cá eu... :)
    Para já, começo por comer uma fatia deste pão, pq está com óptimo aspecto, e eu estou mesmo com um ratito no estômago. Essa forma é altamente, já me estás a tentar mesmo com essa loja! Claro que não para comprar algo de 100€, esquece lá mesmo! :)

    Qto ao outro assunto da MP, estou contigo! Foi mto bom ter sido divulgado, é bom que se saiba o quanto ela aprecia e admira o povo português!! :(
    Mas agora já pôem por aí comentários baixo nível, assim ficam sem razão...

    Mas pronto, nós somos miúdas bem educadas e bem formadas, já fizemos a nossa parte... :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Valha-me a N. Srª dos Portugueses!

    Então o tal bolo de aniversário era para toi-même!! E eu só agora é que percebi! :( Não sei quê, houve mais um aniversário, e tal, e eu a ver navios...

    Muitos parabéns, desculpa lá o atraso!

    beijinhos

    (obrigada pelas explicações sobre o chantilly)

    ResponderEliminar
  16. Olha sinceramente essa ideia agradou-me e parece que leva muito menos tempo que o da MFP.
    Sim senhora
    Beijunho

    ResponderEliminar
  17. Olá Anita, obrigada.

    Olá Conceição, obrigada.

    Claudia, o artigo do bolo era mesmo para NÃO dar nas vistas. Mas entretanto como eu disse à Mary que o dia preto tinha calhado no meu dia de aniversário...ficou-se a saber :)

    Marina!! Há qto tempo rapariga! Bons olhos te vejam!!

    Beijinhos a todas :)

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Só agora pelos comentários é que percebi que tinhas feito anos, sou mesmo despistada.
    Muitos parabéns, apesar de atrasados.
    Adorei essa forma, pena a Puratos ficar tão fora de mão, vou ter que me contentar com a minha forminha de cerâmica que tem sido muito boa, mas é pequena, também por casa somos só dois, em vez de fazer pão uma vez por semana faço duas :)
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  19. Até é capaz que enviem por ctt. Pesa pouco. Telefona para lá: 219158300

    Parabéns recebidos, obrigada :)

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais: PARABÉNS!!!! Estava complicado! Eu bem que te telefonei no dia, mas depois esqueci-me de te enviar um sms.... :(

    "Dá jeito tê-la como amiga (ih ih ih)."

    A mim também me dava jeito ter uma amiga como eu... uma... duas... ou três... Mas enfim! Olha, viste uma forma para mim? Se nos encontrarmos no almoço falamos. Ok?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Patricia,

    já tens o teu pc arranjado?

    Sim vi duma forma para ti mas não comprei ainda. Pois não sabia se querias na mesma apesar de não ser de teflon. Sempre queres uma mais pequena do que a minha?

    Depois telefono-te. Agora estou de saída para 1 jantar. Beijokas para vcs as duas, mãe e filha.

    ResponderEliminar
  22. Não, ainda não tive tempo para...

    Agora estou num workshop no computador da minha mãe...

    A filhota está com febre por causa dos dentes (4 de uma vez só)...

    ResponderEliminar
  23. há... agora já vi porque ficam tão perfeitos esses "loafs" a forma tem tampa ...boa lol jinhos doces xxx

    ResponderEliminar
  24. Ricardo, finalmente descobriste!

    P e M, amanhã vou lá à Puratos comprar a forma para ti. Fica descansada que eu não me esqueço. As melhoras da tua filhota :)

    Beijinhos a ambos.

    ResponderEliminar