19 outubro 2009

FORMA DE IMPROVISO C/ TOPPING DE SEMENTES

Há surpresas agradáveis. A fôrma de improviso que apresento hoje, foi uma delas :)

Pensava eu, fazer um pão de alfarroba idêntico ao que faço na MFP quando me deparei com um problema: apenas uma quantidade miserável de farinha de alfarroba na despensa!

Entretanto, olho para o resto da farinha de cevada que sobrou
desta moagem caseira e adivinho-lhe um prazo curto de validade: imediatamente, impõem-se utilizá-la antes que se estrague!
E aí começa a criação duma receita improvisada, respeitando sempre aquele principio de 3/4 de farinha de trigo e 1/4 de outras farinhas.
INGREDIENTES:
  • 100 dl de água;
  • 400 dl de leite soja (natural, sem aromas);
  • 100 gr farinha integral de trigo;
  • 70 gr farinha integral de cevada;
  • 30 gr farinha de alfarroba;
  • 1 colher (sopa) de canela em pó;
  • 1 colher (sopa) de açúcar integral (mascavado claro);
  • 3 colheres (sopa) de óleo soja (prensado a frio);
  • 1 pacote e meio de Fermipan;
  • 570 gr farinha de trigo branca T65;
  • 30 gr farinha maisena (amido de milho);
  • 3 colheres (chá) de sal fino;
  • Sementes (sésamo preto, linhaça gold e girassol).
CONFECÇÃO:
No copo da bimby colocar a água e o leite morno (costumo aquecer no microondas), o trigo integral, cevada integral, alfarroba, canela, açúcar, óleo de soja e fermento. Programar 2 min, vel 2, temp 37º.
De seguida juntar metade da farinha de trigo T65, sal, maisena e a restante farinha de trigo. Programar 4 minutos, velocidade Espiga. Ajudar com a espátula para rodar a massa. Assim que terminar, agasalhar com um pano à volta do copo e outro em cima da tampa. Deixar levedar até a massa sair pelo bocal da tampa.
Enquanto isto, aqueça o forno com a forma vazia lá dentro. Deite a massa levedada num alguidar com farinha trigo e forme um rolo à medida da forma de pão.
Desligue o forno, retire a forma, unte-a com óleo de soja e coloque a massa no interior com a mistura de sementes por cima (parti as de girassol ao meio). Tape, leve a forma ao forno desligado mais um tempo para 2ª levedação. Ao fim de 15 minutos, ligue o forno a 200º, durante 40 minutos.
No fim do tempo, retire o pão da forma e leve novamente ao forno durante 5 minutos para corar por fora.

PORMENORES PARTICULARES:
Quando retirei a massa da bimby para amassar, julguei que a tinha estragado ao juntar demasiada farinha branca na hora de amassar manualmente. O preparado, inicialmente fôfo e volumoso, havia perdido volume e elasticidade após a minha intervenção :( Conclui que o pão terminaria tipo pedra! Buááá!
Mesmo assim não desisti, sempre à espera dum milagre que acabou por acontecer. Após 15 minutos de levedação dentro do forno desligado, mas quente, espreitei e a massa tocava na tampa da forma. Foi o pão que mais cresceu das 3 fôrmas que fiz até hoje!!
Vitória, vitória, acabou-se a estória :) ou será história??

20 comentários:

  1. Uma cor linda, um miolo fofinho, uma delicia esse pãozinho!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. hehehehehehe... nem me fala como as vzees na cozinha ficamos a espera de um milagre mesmo... :)

    tem cada derrapada... que é melhor nem comentar! hahahahahaha

    O pão ficou excelente... por gentileza uma fatia pro meu café???

    bjsssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo, super apetecivel e direitinho!
    Rute V., quero uma forminha dessas, vou investigar!:)

    ResponderEliminar
  4. Milagres na cozinha é do melhor que há! :)

    Está mesmo muito bonito, tb estou fã dessa forma. Dá muito jeito para os lanchinhos das Carolinas...

    bjs

    ResponderEliminar
  5. O aspecto está fantástico. Tenho que procurar uma forma dessas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que belo pão e com sementes é muito bom.

    Depois quando tiver a forma, já posso fazer um pão igual a esse.
    :-)

    Olha vai lá ver a foto do meu, pois esqueci-me de a colocar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mais um pão bem enformadinho!

    Este fds fiz outro com o método Bertinet, mas integral e mistura de sementes moídas na bimby - fantástico!!

    Isto do pão caseiro vicia... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Com essa forma o pão fica mesmo perfeito, está fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Este paozinho ficou com um aspecto e cores magnificas. Felizmente a tua experiencia correu muitissimo bem.

    Jocas

    ResponderEliminar
  10. Rute,
    Sabes que há anos que eu só como pães dessa cor, com sementes ou outras farinhas, esse está mesmo ao meu estilo.
    Já agora aproveito para te perguntar se sabes onde posso usar levedura de cerveja em pó, deram-me um frasquinho e eu não sei o que lhe fazer :)
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  11. Amei e tem um aspecto óptimo...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  12. Que maravilha que ficou seu pão! O improviso as vezes ajuda na criação de novas receitas né! Tão boas ou melhores que as originais! Parabéns! Adorei a receia! :D Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca vi um pão rectangular tão perfeito, esse ai ate acho que dava para ser usado como régua ou como exemplo de um paralelepípedo, e ainda por cima aparenta ter ficado bem gostoso e fofinho ...pois já não vou fazer pão não posso competir lol...Rico jinhos doces xxx

    ResponderEliminar
  14. Que lindo e com aroma a canela :) Maravilha. Essa tua forma é fantástica, o pão fica mesmo giro :)

    ResponderEliminar
  15. Bem!!!! Esta é a fase dos pães, verdade? Deve ser delicioso!

    Olha, Sexta almoçamos, queres vir?

    E já acedeste ao meu blog dos livros? Entra no outro, que está lá o link para o novo...

    Beijinhos, até um dia destes (ou até Sexta :) )

    ResponderEliminar
  16. Rute que belo pão e com sementes é muito bom. Adorei a receia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Minha querida alquimista, que pão maravilhoso é esse? Do jeitinho que eu gosto.
    Até quando erra, você acerta... rsrs!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos :)

    Vou responder só aos que me fizeram perguntas por falta de tempo, ok?

    Moira, a levedura de cerveja podes utilizar para fazer um molho de saladas, por exemplo. Misturas azeite, molho de soja, alhos picados e umas colheres (café) de levedura de cerveja. Mexes tudo com uma vara de arames e terminas com manjericão picado. Fica 5 estrelas. A levedura também pode ser usada no pesto como substituto do queijo parmesão.

    Isabel :)) verdade! agora é a fase do pão e da sopa de frutos :)) Quanto ao lamoçar na sexta feira não me dá jeito, lamento :((

    Beijinhos a todos, não levem a mal não me ter dirigido uma a uma, mas o tempo é curto.

    ResponderEliminar