04 outubro 2009

MARMELADA BIMBÓLICA - É DO BEST !!!

Canela, minha amiga bloguista, só me apetece dar-te beijos! A tua marmelada é a maior invenção do século! Depois desta receita jamais voltarei a comprar marmelada industrializada.

Não sei se teve importância os marmelos serem bichológicos (como apelilou a Suzi) mas o que é facto é que, se, até os bichinhos gostam, então é porque o fruto era de "cólidade"!

O meu marido é Expert em marmeladas. A comer claro, não a confeccioná-las. Ele come marmelada o ano inteiro no pequeno almoço da manhã e a filhota todos os dias leva pão com marmelada e queijo para o lanche.

Já fiz várias receitas mas a minha mania de cortar no açúcar ou até mesmo de usar adoçantes alternativos como mel, geleia de milho e frutose, dáva origem a que a familia comesse a marmelada caseira no 1ºdia mas depois virava-se para a de compra novamente. E lá tinha eu de comê-la sozinha :(

Finalmente, obtive a marmelada unânime. Tão unânime que nenhum de nós conseguiu parar de comer. Ontem, jantámos pão com marmelada e queijo.
Romeu & Julieta ao serão, não é Gina? Ou Romeu e Julieta só se aplica à Goiabada?
Estou super feliz de conseguir que o meu agregado familiar coma um doce tão saudável como este, com apenas 20% de açúcar. Incrivel. Sabem qual a percentagem da marmelada de compra? 60%!!!! Vou já plantar um marmeleiro no terreno da Aldeia!!!!!
INGREDIENTES:
  • 1125 gr de Marmelo biológico (depois de retirar caroços fica em +/- 950 gr);
  • 225 gr de açúcar integral de cana (açúcar completo).
CONFECÇÃO:
Lavar bem os marmelos com um esfregão. Partir em 4, retirar caroços. Partir aos pedaços e deitar no copo da bimby. Juntar o açúcar. Triturar 30 segundos, velocidade 9. Ajudar com a espátula durante a trituração para fazer rodar o fruto.
Programar 30 min, vel 3, temp 100º.
Quando terminar, retirar o copinho da tampa, colocar o cesto virado ao contrário sobre a tampa e programar mais 30 minutos, vel 3, temp Varoma.

22 comentários:

  1. Eu todos os dias pergunto à minha mãe: já há marmelos? Já há marmelos? :)
    É que ela arranja marmelos lá no trabalho, mas ainda não estão maduros...
    Mas esta receita está a deixar-me em pulgas ! E eu nem gosto de marmelada...
    Mas a minha mmãe gosta muito e queria fazer-lhe o miminho, principalmente devido ao baixo teor de açúcar.
    E então agora que descobri que o Esparguete gosta de marmelada, ainda mais quero fazer! :)

    Amiga, parabéns pelo sucesso!!!
    É de facto um prazer podermos realizar estas conquistas caseiras que tanto sabor nos vão dando no dia-a-dia. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Rute, você acredita que não me lembro de já ter comido marmelada? Talvez quando criança...
    Realmente o Romeu e Julieta é somente o doce de goiabada com queijo. Mas há uma certa relação entre a marmelada e a goiabada, pois há quem diga que a segunda tenha surgido no Brasil em substituição à primeira, na época do Brasil colônia, para matar a saudade dos portugueses.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Também quero fazer, mas esqueci-me de comprar marmelos :(
    Rute esta marmelada como leva pouco açúcar será que aguenta como a outra?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Rute,

    Ficou linda e durinha como eu gosto, de cortar há faca ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Se experimentar no liquidificador resultará???
    Também quero! :)

    ResponderEliminar
  6. Isto é injusto para quem gosta de marmelada e não tem bimby!
    Também queroooo marmeladaaaa :)

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha!
    Adoro marmelada com queijo ou banana, só estou á espera que baixe o preço para experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu não disse que conseguias! A BImby é maravilhástica mesmo. : )
    Ficou perfeita!
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Eu costumo comer marmelada caseira, feita pela minha mãe, mas com muito açúcar!! Não tanto como a de compra, mas tb tem uma boa percentagem, ela é muito gulosa, sai à filha...
    já tinha visto lá na Canela, realmente deve ser óptima!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu o ano passado tb fiz marmelada na minha bimba, não eram marmelos biológicos,eram mesmo da chinchada, uma maravilha.
    bjsss

    ResponderEliminar
  11. Rute,
    Que bela marmelada.
    Cá em casa ningém aprecia,eu até como mas pouco mas só para mim não faço.


    bjs
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Olá, Rute. tudo bem por ai?
    a tua marmelada tem muito bom aspecto, será que dura como a outra?
    Era bom

    Bom feriado, beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olha que booommm!

    Eu perco-me com marmelada com queijo! Mesmo!!

    É fatia de um e de outro!!

    Mas nunca na minha vidinha comprei marmelos! Vou andar atenta então! Está na epoca?

    Beijocaaas!

    ResponderEliminar
  14. Que bela marmelada. Este ano ainda não fiz, mas lá chegarei.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  15. Só de imaginar um bolachinha de água e sal com uma fatia de queijo coberta com essa marmelada, fico a salivar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Amiga...tiraste-me a marmelada da boca...não é que eu também comecei a fazer marmelada na minha "bimbe" e até tirei uma fotos paar postar ...já agora vou esperar mais um bocadito senão a malta enjoa ...
    Os meu filhos adoram e esta época dos marmelos está mesmo a pedir. Já acabei a primeira remessa.
    Eles adoram fazer "sanduiches" de bolachas de água e sal integrais e marmelada para comer a meio da manhã na escola.
    bjocas

    ps - estive este fim de semana no Algarve. ..alho francês, couves, bróculos, mangericão, feijão verde, batata doce, figos secos, beterraba, pimentos vermelhos, beringelas, espinafres, 2 abóboras gigantes...meu Deus ...estou mesmo feliz

    ResponderEliminar
  17. Bom dia a todas,

    Gasparzinha, tenho uma leve impressão que desta marmelada até tu vais comer e adorar :) Vê lá se te apressas antes que os marmelos acabem.

    Gina, ainda ontem fui no supermercado procurar as goiabas mas sumiram de novo :( Você não provou marmelada e eu não provei goiabada. Tem pronta à venda mas não me apetece comprar. Quero fazer goiabada conforme fiz a marmelada (com apenas 20% de açúcar).

    Conceição e Isabel Lopes, vou responder às duas junto, pois a pergunta é a mesma. A durabilidade não sei. Tenho-a no frigorifico, não arrisco a deixá-la cá fora. Está feita desde sábado. Hoje já é 3ª. Penso que acaba antes de estragar pois 1 kilo de marmelos dá cerca de 350 gr de marmelada.

    Isa, está de cortar à faca mas mesmo assim ainda dá para barrar no pão. Não ficou NADA seca.

    Mary, acho que no liquidificador não ficará igual pois o que a faz ficar assim é a temperatura varoma (uma temperatura muito elevado que evapora a humidade extrema do doce). Antes da Canela ter descoberto esta parte final de 30 min na temp varoma, a minha marmelada bimby não ficava assim tão boa. Tinha sempre de levar mais açúcar para solidificar.

    Ameixinha, não seja por isso, vou enviar marmelada para ti por correio. Envia-me a morada por email.

    Isabelocas, na Alemanha os marmelos são cáros? Aqui estão a 2,5 euros o kilo.

    Margarida! Tu sabes! Já fizeste e adoraste como eu, não é! Tens de experimentar a diminuir o açúcar. Só é benefico para a tua saúde. Gostei da ideia do pau de canela.

    Claudia M., a tradição já não é o que era. Esta marmelada é melhor do que essa com muito açúcar!! Believe me! A minha não ficou nada ácida ou amarga.

    Abelha Maia, os da chinchada provavelmente também são biologicos. Não deixes de experimentar esta receita este ano. Vais ficar incrédula com a gostosura da marmelada light.

    Mary Sabores, olha que se fizesses esta se calhar até comias mais. Infelizmente para mim e felizmente para ti, 1 kilo de marmelos dá pouca quantidade de marmelada. E até podes congelar caso aches muita.

    Isabel Lopes, já respondi junto com a resposta à Conceição porque era a mesma pergunta. Por cá tudo bem, obrigada, espero que contigo tb esteja tudo óptimo.

    Sim Verdinha, está na época do marmelo. Procura nos mercados e praças municipais. Há certas mercearias que também têm.

    Susana B., se ainda não fizeste. Faz esta. Ficou incrivelmente boa. Tenho-a comido com queijo de cabra! Hummmm.

    SushiB., não salives mais, faz! Afinal de contas é a bimby que trabalha. A única parte chata é ter de retirar os caroços aos marmelos. De resto aproveita-se tudo, até as cascas.

    Borboleta, gostei dessa expressão: "tiraste-me a marmelada da boca" :) Só de imaginar o teu carro a voltar do algarve carregadinho de legumes e frutas boas, dá-me cá uma inveja!!!! Quem me dera!!
    Olha, bem podes fazer marmelada já de seguida que por estes lados ninguém enjoa. Eu fiz, logo de seguida da Margarida :)

    Beijinhos a todas. Worten sempre ;)

    ResponderEliminar
  18. Que marmelada linda!
    A minha sogra faz todos os anos, e com as cascas do marmelo faz geleia:)
    Esta com mmuito menos açucar fica com toda a certeza muito mais saudavel e assim pode ser comida sem pecado :D
    Beijinhos grandes amiga

    ResponderEliminar
  19. Bem...ja vi que e mesmo o tempo de fazer marmelada. A marmelada esta com um aspecto maravilhoso. E com pouco acucar ainda torna esta receita mais apetecival. Eu e que nao tenho marmelos ca para estes lados senao tambem experimentava.

    Jocas

    ResponderEliminar
  20. Rute, essa é mesmo saudável, uma receita bastante light! Adorava experimentar essa marmelada, mas como não tenho bimby, nem me vou atrever a tentar, é que sou um desastre com os pontos de açúcar. Só faço marmelada com receitas que tenham quantidades e tempos... Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Rute
    Já venho atrasada,mas gostei mesmo de saber que apreciaram.
    Já sorri com o teu entusiasmo.
    Tambem tenho que fazer com o açucar de cana,este ano ainda não fiz...
    Ficou linda!
    Estive fora,mas por acaso li o teu comentario no figo e resolvi espreitar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Tina, esta marmelada inclui cascas. Só se retira os caroços. Talvez com eles se faça uma excelente geleia. Adoro geleia de marmelo, embora seja quase só açúcar :(

    Cacahuete, afinal tens um blog! Não sabia. Descobri ontem. Já te inclui na minha lista de blogs. Com tempo tenho de te ir visitar.

    Suzi, também me parece que é melhor não te aventurares sem bimby. Eu qualquer dia não sei fazer nada sem "ela".

    Canela, era para te ter avisado mas depois passou-me da ideia. E até fiquei na dúvida se tinha avisado ou não. Bem, mas atrasada ou não, vieste e ainda bem que te fiz sorrir :) Tu mereces!

    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar