21 outubro 2009

NOVA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO :)

Eu sei que o meu aniversário já foi há 10 dias atrás, mas o prometido é devido e numa empresa-cliente onde só vou quinzenalmente, os meus colegas aguardavam por um bolinho para me cantarem os parabéns.

Pelo que eram 7 da manhã quando entrei na cozinha para confeccionar esta inspiração rápida. Correu muito bem e muitos foram os elogios à aprendiz de pasteleira. Se foram elogios sinceros ou não, isso já não sei.

A base do bolo resgatei-a do forum bimby. Há muito que queria testar o
Bolo Nega Maluca publicado pela p_sequeira. No entanto cortei nas quantidades originais de açúcar e óleo. Ficou espetacular. Super fofinho. Cá em casa ficaram doidos com as aparas :))) O que vale é que fiz 1 queque à parte para a Carol levar para o lanche da escola.

INGREDIENTES da base:

4 ovos M;
1 chávena e meia de açúcar;
1 chávena e meia de farinha branca T65;
pitada de sal fino;
Meia chávena de amido de milho (farinha maisena);
3/4 de chávena de óleo (usei metade de milho, metade de amendoim);
1 chávena de chocolate em pó;
1 colher (sopa) de fermento Royal;
1 chávena de água a ferver.

INGREDIENTES da cobertura:

325 gr de
Creme instantaneo de Chantilly;

1/2 litro de água purificada;

Bagos de 1 romã grande.
CONFECÇÃO:
Pré-aqueça o forno. Ferva água numa chaleira eléctrica. E pulverize a forma redonda com óleo.
Coloque todos os ingredientes (à excepção da água) no copo da bimby. Programe 30 segundos, velocidade 4.
Junte a chávena de água a ferver e programe + 10 segundos, velocidade 4. Terminado o tempo ligue a bimby na velocidade Espiga até finalizar 3 amassadelas espiga (oiça o barulho da máquina).
Deite na forma e leve a assar a 200º durante 30 minutos.
Enquanto o bolo assa, lave o copo da bimby, coloque dentro a água e o pó de chantilly. Programe 3 minutos, velocidade 5. Guarde o copo da bimby no frigorifico.
Depois do bolo desenformado e arrefecido, prepare a seringa de pasteleiro com o chantilly e os bagos de romã para enfeitar. Primeiro barre todo o bolo até desaparecer superficie de chocolate e depois decore com enfeites de chantilly e bagos de romã :)
ALERTA: Esta decoração não é do livro de pastelaria! É fruto da minha imaginação apenas.

28 comentários:

  1. Mais uma produção fantástica.
    tem um aspecto delicioso, ia mesmo uma fatia. Que tal substituir o chocolate por alfarroba?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Isabel leste-me o pensamento. Pois no caminho da empresa para casa pensei exactamente nisso: usar chocolate alternativo, ou seja, alfarroba :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Rute. Passei por aqui à procura daquelas famosas receitas de conserva sem vinagre. Mas perdi-me na leitura e não encontrei o que queria :(
    Tenho que aproveitar outro tempo livre para continuar á procura.
    Parabéns pelas receitas e fotos espectaculares
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Aposto que todos gostaram muito, está lindo!

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Sei que o chantilly é que dá o acabamento na decoração, mas não gosto muito dele. Achei uma graça a romã!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser delicioso! A decoração está espectacular e o elogio é sincero.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou maravilhos!!! Adorei a decoração. Ficou tão perfeitinho. Uma delicia enorme!
    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  8. Está um espanto!
    Já o estou a imaginar recheado com a cobertura (chantilly e romãs)...e a esta hora da manhã com o meu cafézito, maravilha!
    Muito criativo Rute Veggie! :)

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo o teu bolo e de certeza que tá uma delicia.
    Adorei a romã na decoração pois é um fruto que adoro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. O seu bolo tem um aspecto delicioso.
    A decoração está fantastica, ia mesmo uma fatia.

    Teresa Sousa

    ResponderEliminar
  11. Aposto que estava tão bom como bonito! : ) Esse é dos meus bolos preferidos de chocolate mas acho que na próxima vou mesmo experimentar com farinha de alfarroba.
    Beijinho e parabéns atrasados!

    ResponderEliminar
  12. Parabens atrasados...hehe, e o bolo está lindo, decoração fantástica, estás uma mestre pasteleira.
    Esse bolo é bom que já o comi uma vez.
    bjsss

    ResponderEliminar
  13. Os meus parabéns, tudo de bom.

    Que delicia de bolo, ficou lindoooo.
    Hummm,a continuares assim, qualquer dia tens encomendas para bolos de aniversário.Eu sou cliente. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. As romãs foram "a cereja no topo do bolo"!

    Onde é que compras esse chantilly "monovolume"?

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana Ramon, há qto tempo!

    Se procuras as conservas sem vinagre vai um bocadinho mais abaixo no artigo das azeitonas e mesmo no fim desse artigo tens um artigo relacionado, é o que procuras.

    Muito obrigada a todas as meninas lindas que vieram cá comentar. Assim que possivel vou aos vossos blogs.

    Borboleta, para mais informações sobre o chantilly vê o outro post do dia dos meus anos. Inclusivamente nos comentários desse artigo, tens ingredientes do chantilly.

    Beijinhos a todas, volto mais tarde. Agora o tempo é escasso.

    ResponderEliminar
  16. Aiii, bagos de romã... ficou tãoooo lindo :)
    Essa massa também deve ser bem boa!

    ResponderEliminar
  17. Que bolo magnífico e que linda ficou a decoração com os bagos de romã. Magnífico.

    ResponderEliminar
  18. Primeiramente parabéns pelo seu aniversário, não sabia que foi a 10 dias! :( Mesmo assim tudo de bom que Deus te abençoe muito! Nunca tinha visto romã em bolo! Ficou muito bonito! Meus parabéns! Bjokas

    ResponderEliminar
  19. Ó sua marota, então o bolo do outro dia era para ti?
    Fazes anos e não deixas isso aqui escancarado para as avoadas como eu te poderem mandar um graaaande beijinho de parabéns!

    Só por isso devias ser obrigada a vir aqui trazer-me uma fatia. :)

    Beijinhos e parabéns - pela data e, claro, pelos lindos bolos!

    ResponderEliminar
  20. Aposto que não ficou nenhuma fatia para contar história.

    Muitos Parabéns...

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Oh amiga Rute esse bolo devia estar tão bom tão bom...que eu ate pensei, as que raio só eu é que nao tenho colegas assim jeitossas pra cozinha??? Ahha
    Essa dos baguinhos de romã vou-te a contar tá mesmo tchanãã!!
    MAs olha o creme inspira-me mas 15KG??? nao vendem sacos mais pequenos???
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde a todas, obrigada pelos parabéns.

    Eu continuo sem tempo algum para blogs e etc :( com muita pena minha! Talvez no fim de semana dê para publicar alguma coisa e comentar nos vossos. Está-me a passar tudo ao lado!

    Marina, existem sacos de 5 kilos mas o que se pode fazer é mais do que uma comprarem e dividirem. Depois dou-te noticias.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Puxa, revendo meu comentário, como pude passar sem lhe dar os parabéns, ainda que já tenham passados vários dias?
    Desejo muita paz, disposição, alegria, criatividade, trabalho, harmonia, enfim, tudo de bom.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  24. Ai o que eu andei a perder...
    Muitos parabéns, Rute! (Mais que atrasados!)
    O bolo está tão bonito! A romã ficou muito bem!
    Se soubesses o que tenho andado com vontade de fazer bolo de anos... e agora? Na família, os aniversários só começam em Janeiro! Em compensação, entre Julho e Agosto é festa todas as semanas! P'ró ano, por essa altura, a ver se compro um sacão desses de chantilly!

    E já agora vou-me aproveitar um pouquinho de ti... sabes onde posso encontrar farinha de arroz glutinoso? Queria fazer umas experiências... lol E acho que tu já usáste, certo?

    De qualquer maneira, muitos parabéns e muitos beijinhos!
    (Vou-me actualizar...)

    ResponderEliminar
  25. Olá,Rute
    Ficou fantástico,lindo e claro deve estar super delicioso.

    Beijinhos, e muitos Parabénssss!!

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  26. Parabéns, muita felicidade e saúde.
    Excelente bolo, divinal e super bem decorado.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  27. Gina, a culpa foi minha. Eu coloquei um post pouco claro pois na altura não queria ser evidente em relação ao meu aniversário. Mas depois naturalmente escrevi neste post que tinha comemorado aniversário :)

    Marina, sempre podes começar a fazer bolos no Natal e assim antecipas 1 mês a compra do saco :) Eu quero ver se este ano sou eu a fazer o tronco de Natal com creme de chocolate. Quanto ao arroz glutinoso nunca usei nem sei onde se compra mas gostava de experimentar pois é uma das bases da pastelaria niponica.

    Mary Sabores obrigada! Aqui tens mais uma ideia para aniversário. A romã fica mesmo especial no aspecto e no sabor. E bem tipica desta época do ano.

    Ana Powell, muito obrigada querida. Ainda não arrumei tempo para implementar aquela alteração em html que vc me forneceu :( Mas não está esquecido hein. Seu esforço não foi em vão, viu!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar