11 outubro 2009

PARABÉNS A VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA

Há uns 2 anos a esta parte que sempre que há aniversários familiares, calha-me a mim levar o bolo. Mas nunca era eu a fazê-lo. Simplesmente passei a ficar encarregue de levar o bolo porque há uma pastelaria excelente aqui perto que confecciona o bolo preferido da minha familia: Bolo recheado e coberto com chantily, morangos e ananás. Geralmente era a nossa prenda, pois cada bolo destes custa +/- 30 euros (dependendo do peso).

Mas eis que descubro a
massa de cenoura e entretanto vou à Puratos ver duma forma, "tropeço" num produto exclusivo para pastelarias e encho-me de coragem! Compro o creme de chantily instantâneo e de repente consigo confeccionar uma imitação do bolo preferido da familia. Foi um sucesso!! E apesar do nervosismo no manuseamento da seringa de pasteleiro, até não me sai nada mal. Não sobrou migalha pra contar história. Eramos 10!
Quis fazer a "coisa" a preceito, dai que comprei o prato de cartão com naperon no Supermercado Continente (60 cênt), assim como as velinhas (12 = 1 euro) e a caixa de papelão na Papelaria Fernandes (60 cênt). E todos pensaram que o bolo era da tal pastelaria. Quando cortei o bolo, contei a verdade, pois este era laranjinha por dentro e o outro não.
O creme de chantily é super bom. Nada enjoativo. No ponto certo de açúcar. Nada gorduroso. De comer à colherada sem enjoar. Basta juntar o pó e a água (ou leite magro). Misturar na velocidade 2, e depois bater 4 minutos na velocidade 5. E voilá, 1 litro de chantily!! Depois de confeccionado deixei-o a refrigerar 1 hora. E antes de sair de casa para o almoço familiar, deixei o bolo no congelador durante outra hora. Foi uma manhã trabalhosa mas valeu a pena!

23 comentários:

  1. Parabéns, miúda! O bolinho está lindo de morrer, apetece tirar uma fatia (não estivesse ele já todo comido)!:)

    ResponderEliminar
  2. Parabens Rute pelo bolo lindo!
    Esse tipo de bolo com chantilly e frutas é o preferido aqui tambem,nao falta nos aniversarios.

    ResponderEliminar
  3. Parabens ficou mesmo a parecer os de pastelaria, e caseiro é muito melhor.
    bjssss

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente fantástico, ninguem diria que era caseiro ficou lindo, quanto ao sabor só me resta imaginar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pétáculo!! :))

    Não conhecia esse chantilly, só aqueles de spray, que acho que não são grande coisa... Esses produtos só se encontram na loja ou há à venda noutros sítios? (Já cá faltava a perguntinha da praxe...)

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! O bolo ficou magnífico :)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!
    Está fantástico. também deve estar delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabens e já anotei a ideia para amanhã ;-)

    ResponderEliminar
  9. Olá a todas, obrigada pelos parabéns :)

    Quanto à tua perguntinha Claudia, este chantily só se vende na Puratos. Que não tem loja. Eu fui à empresa que há em Sintra, pois tenho lá um cliente no mesmo parque industrial.

    A quantidade minima é saca de 5 kilos. E para cada litro de água (ou leite) utilizas 650 gr de produto. No entanto, agora que já experimentei, vou passar a fazer só metade da dose para cada bolo.

    Aventurei-me a comprar pois vou ter muitos aniversários de seguida. Agora foi o meu, daqui a 15 dias é o da minha filha e por aí fora até Abril. O prazo de duração da saca é de 6 meses depois de aberto.

    Custa 29 euros (com iva incluido). Fica a 3,82 euros cada litro de chantilly. Mas para um bolo só precisas de 0,5 l dai que fica a 1,91 euros (c/bolo).

    Este não tem nada a ver com aquele chantilly já pronto em spray. Esse é uma droga. Este é uma delicia!! Até a lavar a loiça se nota que não tem demasiada gordura.

    Beijinhos e até daqui a nada.
    Já tenho o dia preto despachado, só me falta publicar. Já volto!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ...agora oficialmente (eh ehe eh). O teu chantilly despertou-me a curiosidade. Normalmente utilizo chantilly de soja da SOYATOO. Estou em pulgas para ver a tua participação.

    Muitos beijinhos !

    ResponderEliminar
  11. Parabén para ti também!!!
    O bolo ficou magnifico!!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  12. Mulher, ainda montas uma pastelaria! :)
    E das boas. :)

    Quando precisar de um bolo de aniversário, já sei que é só encomendar à Dona Rute. :)

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  13. O bolo ficou maravilhoso!
    Esse chantily é mesmo práctico!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, Rute!

    Com um pouco de atraso, mas mais vale tarde que nunca...

    Chegámos ontem, mas já não fui à net... o fim-de-semana soube muito bem, lá em Peniche!

    Muitos beijinhos, temos que combinar um encontro... ;)

    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Ontem não fui á net... não consegui e agora fiquei duplamente triste:(
    Atrasada mas um beijo grande de PARABÉNS!!!!
    Por ti e pelo magnifico bolo!
    PARABÉNS !!!

    ResponderEliminar
  16. Este bolo parece mesmo de compra. E deve ser saboroso...

    Parabens pela coragem e pela experiencia ter corrido a 100%. Acho que ja nao vale a pena ir a padaria comprar o bolo.

    Jocas

    ResponderEliminar
  17. Parabéns ao aniversariante, e a ti também por este bolo tão bem conseguido! Estás contratada para trazer o bolo no meu aniversário ahahaha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Ninguém diz que não é de pastelaria, ficou perfeito e decerto muito melhor.
    Continua que estás no bom caminho ;)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  19. Muitos Parabéns!
    Mesmo atrasada quero felicitar-te pelo o teu aniversário, quando vi a foto achei que era um bolo de pastelaria, está perfeito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Obrigada a todas pelos parabéns.

    Entretanto achei importante colocar aqui a composição do chantilly instantâneo:

    Açúcar
    Xarope de Glucose
    Gordura Vegetal Hidrogenada
    Amido Modificado
    Emulsinantes (E472a,E471)
    Proteínas Lácteas
    Estabilizantes (E460i,E401,E412)
    Sal e Aromatizantes

    Contém produtos à base de cereais com gluten, amendoim, soja e sésamo.

    Agora...o que são os Es apresentados:

    E471 e E472a - Mono e diglicéridos de ácidos gordos e seus ésteres

    E401 - Ácido alginico e sais

    E412 - Goma de guar

    E460i - Celulose e derivados

    Não fiquei muito contente com esta descoberta mas...se comprar o bolo como ainda mais Es do que estes, pois geralmente a massa de bolo das pastelarias também é instantânea :(

    ResponderEliminar
  21. Olá Rute,
    Esta minha pequena paragem pela blogosfera fez com que perdesse o dia preto... e eu que até gosto dessa cor.
    Já tinha passado por aqui e visto o bolo, mas não li os comentários e burra não associei a coisa!
    Mas como tenho como filosofia de vida "mais vale tarde... que nunca" envio-te um beijinho e um grande abraço de PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  22. Eu tb devo ser um grande calhau com olhos, pensava que este bolo de aniversário era para algum familiar, e não porque tu fazias anos...o post está feito com um subtileza..hehe.
    Mais uma vez parabéns.
    bjjjjjjjjj

    ResponderEliminar
  23. Rute só agora é que vi não te dei os PARABÉNS. Desculpa, o ditado é velho mas muito sábio mais vale tarde que nunca. Um bejinho e muitas felicidades

    ResponderEliminar